Início » Colunas » Coluna do Verchai » Definidas as semifinais do Campeonato Carioca

Definidas as semifinais do Campeonato Carioca  

Bola na Rede 1

A última (10ª) rodada da Taça Guanabara foi disputada nesta semana, entre quarta (8) e quinta-feira (9), e definiu os classificados e os confrontos das semifinais do Campeonato Carioca. No primeiro dia de jogos aconteceu o clássico entre Flamengo e Fluminense, que definiu o título da Taça Guanabara. Bastava um empate para o Flamengo garantir sua primeira conquista em 2023, e a equipe comandada por Vítor Pereira até saiu na frente, mas o Fluminense conquistou a virada e ficou com o título simbólico da primeira fase do Campeonato Carioca. Também no primeiro dia de jogos foram definidos os classificados às semifinais, pois o Botafogo, que era o único com chance de ultrapassar o Volta Redonda (4º) e/ou o Vasco (3º), perdeu para a Portuguesa em casa e acabou ficando na 5ª posição (primeira na zona de classificação à Taça Rio), de forma que vai enfrentar a Portuguesa (8ª) nas semifinais da Taça Rio. Portanto, apesar de o Volta Redonda ter empatado e o Vasco só ter entrado em campo no dia seguinte, as semifinais já estavam definidas após a derrota do Botafogo. Outra coisa que ficou definida ainda no primeiro dia foi o rebaixamento do Resende à Série A2 do Campeonato Carioca, com a derrota em casa para o Audax Rio, que se garantiu na 6ª posição da Taça Guanabara (confirmando a classificação à Taça Rio com a vantagem de fazer a partida de volta da semifinal em casa).

Na quinta-feira aconteceram os últimos dois jogos da última rodada da Taça Guanabara. O primeiro envolveu um confronto direto entre Nova Iguaçu e Madureira por uma vaga na Taça Rio, e, com goleada por 4 a 0 em casa, o Nova Iguaçu conseguiu terminar na 7ª posição da Taça Guanabara, de forma que vai enfrentar o Audax Rio (6º) nas semifinais da Taça Rio. No último confronto, o Vasco não teve grandes problemas para vencer o Bangu em casa e, com o placar de 2 a 0, conseguiu terminar a Taça Guanabara na vice-liderança, terminando com os mesmos 23 pontos do Flamengo (3º) e uma vantagem de 1 gol de saldo. O Bangu acabou ficando fora da Taça Rio, terminando a Taça Guanabara na 9ª posição, 1 ponto atrás da Portuguesa (8ª) e do Nova Iguaçu (7º).

Semifinais do Campeonato Carioca:

Fluminense x Volta Redonda:

Depois de um 2022 excelente, que começou com o título do Campeonato Carioca, passou pela chegada às semifinais da Copa do Brasil e terminou com a 3ª posição do Brasileirão, que garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América deste ano, o Fluminense não teve o início que esperava em 2023. Depois de uma Taça Guanabara inteira com dificuldade para se manter na zona de classificação às semifinais do Campeonato Carioca, o Fluminense só conseguiu assumir a liderança na última rodada. Exatamente quando a equipe de Fernando Diniz mais precisava, ela deu a resposta que os torcedores esperavam e conquistou o título simbólico da Taça Guanabara em uma ‘final’ com o seu principal rival, o Flamengo. A cereja do bolo foi o anúncio da chegada do lateral-esquerdo Marcelo, que venceu a UEFA Champions League 5 vezes pelo Real Madrid e chega com status de estrela para um elenco que já é muito forte. Na manhã desta sexta-feira (10) Marcelo apareceu no BID (Boletim Informativo Diário) da CBF e já foi inscrito no Campeonato Carioca para a disputa das semifinais, e o lateral de 34 anos vai ser apresentado e concederá entrevista à imprensa. Ainda é difícil dizer se Marcelo vai estar à disposição de Fernando Diniz já na semifinal ou apenas em uma possível decisão, mas o certo é que o Fluminense enfrenta o Volta Redonda na semifinal com duas vantagens: fazer a partida de volta em casa e avançar em caso de empate no placar agregado. O Volta Redonda conseguiu fazer uma excelente campanha, chegando a vencer o Fluminense na 6ª rodada, com gol do artilheiro do campeonato, o atacante Lelê, que irá reforçar o Fluminense após o Campeonato Carioca. No entanto, em se tratando de uma decisão, o Voltaço dificilmente vai conseguir superar o Tricolor das Laranjeiras.

Vasco x Flamengo:

A pressão está toda sobre o Flamengo neste confronto. Para o Vasco, que precisa de um empate no placar agregado para voltar a disputar a final do Campeonato Carioca, fazer uma partida competitiva é a prioridade, mas uma eliminação para o Flamengo não seria nenhum desastre. O Flamengo, por outro lado, sofre a pressão de já ter os 4 títulos que disputou em 2023 (da Supercopa do Brasil, do Mundial de Clubes, da Recopa Sul-Americana e, na última partida, da Taça Guanabara), com destaque para o Campeonato Mundial de Clubes, o mais aguardado pelos torcedores, no qual o Flamengo sequer chegou à final para enfrentar o Real Madrid.  A incapacidade do técnico Vítor Pereira de encontrar uma forma de alavancar o nível de desempenho da sua equipe e suas explicações nas entrevistas após as partidas, afirmando um domínio e uma evolução, só convencem os torcedores de que a contratação do português foi um grande erro. E é em meio a problemas com lesão (Pedro, Varela, Thiago Maia, Erick Pulgar, David Luiz, Filipe Luís e Victor Hugo) que Vítor Pereira vai encarar mais uma decisão em 2023, com a consciência de que o cargo está em risco, mesmo com todo o apoio da direção. O Vasco, por outro lado, comemora o fato de ter terminado a Taça Guanabara na vice-liderança mesmo tendo iniciado a competição com a equipe Sub-23 para disputar um torneio de pré-temporada com a equipe principal. Neste torneio, a equipe de Mauricio Barbieri perdeu para o River Plate em uma partida cheia de intensidade. Agora, mais sólida e entrosada, a equipe cruz-maltina se prepara para encarar um confronto de nível semelhante diante do Flamengo, mas, desta vez, se tratando de um clássico válido pela semifinal do Campeonato Carioca. Como venceu a equipe de Vítor Pereira na penúltima rodada da Taça Guanabara, o Vasco certamente espera conseguir pelo menos um empate no placar agregado desta semifinal para voltar a disputar a decisão do Campeonato Carioca, o que não acontece desde 2019.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Telegram

Deixe um comentário