Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Carioca entra na reta final

Campeonato Carioca entra na reta final  

Divulgação/Flamengo

A penúltima (10ª) rodada da Taça Guanabara vai ser disputada entre a próxima sexta-feira (03/03) e o próximo domingo (05/03). Neste momento, com 9 rodadas disputadas, apenas uma coisa está definida: o Flamengo já tem vaga garantida nas semifinais do Campeonato Carioca. Para a “sorte” do técnico Vítor Pereira, o Flamengo está em situação bastante confortável na Taça Guanabara e pode confirmar a liderança já na próxima rodada, em caso de vitória em casa sobre o Vasco. Com exceção disso, tanto na parte de baixo quanto na parte de cima da tabela de classificação da Taça Guanabara, está tudo indefinido. O Botafogo, por exemplo, com a derrota para o Flamengo na última rodada, deixou a zona de classificação às semifinais do Campeonato Carioca por ter menos gols marcados que o Volta Redonda, atual 4º colocado da Taça Guanabara (último na zona de classificação às semifinais do estadual).

Flamengo pode confirmar liderança da Taça Guanabara com uma rodada de antecedência.

Invicto, com 7 vitórias e 2 empates em 9 rodadas, o Flamengo está isolado na liderança da Taça Guanabara, tendo 4 pontos de vantagem para o vice-líder, Fluminense. Portanto, se vencer o Vasco em casa na próxima rodada, o Flamengo vai à última rodada da Taça Guanabara garantido no topo da tabela de classificação, o que garante vantagens importantes nas fases finais do Campeonato Carioca. Tanto na semifinal como em uma possível final do estadual, o líder da Taça Guanabara tem a vantagem de fazer a partida de volta em casa e ser considerado vencedor em caso de empate no placar agregado. Vale lembrar que o Flamengo perdeu a hegemonia no ano passado ao ser derrotado pelo Fluminense na final do Campeonato Carioca, o que impediu que a equipe conquistasse o quarto título consecutivo. No geral, porém, o Flamengo segue sendo o maior campeão estadual, tendo vencido o Campeonato Carioca em 37 oportunidades (5 a mais que o segundo maior vencedor, o Fluminense).

De qualquer forma, a pressão está toda sobre o Flamengo nesta temporada, e a perda do título estadual pode significar o esgotamento da relação do clube com o técnico Vítor Pereira. O comandante português chegou ao Ninho do Urubu no início da atual temporada para conquistar títulos, mas já perdeu os 2 que disputou até aqui (da Supercopa do Brasil para o Palmeiras e do Mundial de Clubes para o Al Hilal ainda na semifinal). Portanto, uma nova queda para o seu grande rival, Fluminense, em uma possível decisão do Campeonato Carioca 2023, por exemplo, poderia ser o fim da linha para Vítor Pereira no Flamengo.

Atual campeão, o Fluminense busca confirmar vaga nas semifinais do Campeonato Carioca com antecedência.

Depois de um 2022 excelente, que começou com o título do Campeonato Carioca, passou pela chegada às semifinais da Copa do Brasil e terminou com a 3ª posição do Brasileirão, que garantiu uma vaga direta na fase de grupos da Copa Libertadores da América deste ano, o Fluminense não teve o início que esperava em 2023. Apesar de ser vice-líder da Taça Guanabara, a distância de 4 pontos para o Flamengo incomoda, principalmente em razão da derrota para o Botafogo sofrida em casa no clássico disputado na 5ª rodada, que foi seguido por uma derrota fora de casa para o Volta Redonda. Antes disso, na 4ª rodada, o Fluminense empatou em casa com o Boavista, que é o lanterna da Taça Guanabara com apenas 2 pontos somados em 9 rodadas. É verdade que, nesta ocasião, o técnico Fernando Diniz utilizou uma equipe considerada reserva, mas o resultado não deixa de ser decepcionante. No entanto, graças as 6 vitórias (incluindo uma no clássico com o Vasco pela 8ª rodada) que conquistou nas 9 rodadas que disputou, o Fluminense está na vice-liderança da Taça Guanabara com 3 pontos de vantagem para o Vasco, que na 5ª posição é o primeiro fora da zona de classificação às semifinais do Campeonato Carioca.

Vasco defende permanência na zona de classificação às semifinais diante do Flamengo fora de casa.

Embalado por uma sequência de 3 vitórias, sendo 2 pela Taça Guanabara e 1 pela 1ª fase da Copa do Brasil (na qual, evidentemente, se classificou à 2ª fase), o Vasco faz uma partida decisiva com o Flamengo fora de casa pela penúltima (10ª) rodada da Taça Guanabara. Uma vitória, ainda que sobre uma equipe alternativa do Flamengo, significaria, para o Vasco, muito mais do que o encaminhamento da classificação às semifinais do Campeonato Carioca, mas a comprovação de que a equipe alcançou um nível altíssimo de competitividade. Para se ter uma ideia, a última vitória do Vasco sobre o Flamengo aconteceu 2 anos atrás, pela 9ª rodada da Taça Guanabara de 2021. Naquele mesmo ano, porém, o Vasco sequer conseguiu avançar às semifinais do Campeonato Carioca. Agora, na 3ª posição da Taça Guanabara, o Vasco ficaria muito próximo da classificação às semifinais do Campeonato Carioca em caso de vitória sobre o Flamengo.

Botafogo é o único dos 4 grandes fora da zona de classificação às semifinais.

Depois de um início promissor na Taça Guanabara, que teve seu auge na vitória sobre o Fluminense na 4ª rodada, o Botafogo chegou a almejar a liderança. Na 8ª rodada, mesmo com uma partida a menos, o Botafogo estava na vice-liderança da Taça Guanabara com apenas 1 ponto a menos que o líder, Flamengo, e tendo 3 pontos de vantagem para o primeiro time fora da zona de classificação às semifinais do Campeonato Carioca. No entanto, com as derrotas nos clássicos com o Vasco pela partida atrasada e com o Flamengo na última rodada, o Botafogo caiu para a 5ª posição, apesar de ainda somar os mesmos 16 pontos do Volta Redonda, que na 4ª posição é o último na zona de classificação às semifinais. Agora, enfrentando o Resende (penúltimo ou 11º colocado) fora de casa na próxima partida e a Portuguesa (10ª colocada) em casa na última rodada, o Botafogo precisa das duas vitórias para ter chance de conseguir uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário