Itália faz confronto direto com a Suíça pela liderança do grupo C e vaga na próxima Copa do Mundo
A atual campeã da Eurocopa é mais uma das principais seleções do mundo que não está tendo facilidade nas Eliminatórias da UEFA para a principal competição de futebol do planeta. Faltam apenas duas rodadas para o fim das Eliminatórias da Europa, que define as primeiras 10 seleções do continente que estarão na próxima Copa do Mundo. Apenas os líderes de cada um dos 10 grupos (do “A” ao “J”) já garantem vaga na Copa do Mundo do Catar, que vai ser disputada entre novembro e dezembro de 2022, e a disputa é intensa em busca da classificação. Tanto é que nem mesmo a Itália, atual campeã da Eurocopa superando seleções como as da Inglaterra e da Espanha, está encontrando o mínimo de facilidade para liderar o grupo C, que divide com a Suíça, Bulgária, Irlanda do Norte e Lituânia. A Seleção Italiana até aparece na liderança do grupo, mas soma os mesmos 14 pontos da Suíça, vice-líder pelo saldo de gols. A expectativa é de que a decisão da liderança do grupo C aconteça nesta sexta-feira (12), às 16:45 (no horário de Brasília), quando a Itália recebe a Suíça no Estádio Olímpico de Roma em partida válida pela penúltima (7ª) rodada das Eliminatórias da UEFA, que vai ser transmitida pela TNT Sports na TV fechada. As seleções empataram na primeira partida desta Eliminatória, mas, quando se encontraram na Eurocopa, a Itália prevaleceu, vencendo por 3 a 0. No entanto, para o confronto desta sexta-feira, o técnico Roberto Mancini não vai poder contar com 3 nomes fundamentais para o bom funcionamento da Azurra: o zagueiro e capitão Giorgio Chiellini, o meia Marco Verratti e o artilheiro Ciro Immobile. Do outro lado, porém, o número de desfalques também é considerável, pois o técnico Murat Yakin não vai contar com alguns de seus principais jogadores: Nico Elvedi, Steven Zuber, Granit Xhaka e o atacante Haris Seferovic. A expectativa, portanto, é de um confronto bastante equilibrado e, provavelmente, com poucos gols, até porque envolve duas das três seleções que menos sofreram gols nesta Eliminatória (ambas foram vazadas apenas uma vez em seis rodadas).
Líder isolada, Inglaterra pode garantir vaga na Copa do Mundo do Catar com antecedência
Se a campeã da Eurocopa, assim como outras seleções importantes da Europa, está encontrando dificuldade para se manter na liderança de seu grupo, igual não se pode dizer da vice-campeã da Euro, a Inglaterra. A Seleção Inglesa sobrou no grupo I: venceu 6 e empatou 2 das 8 rodadas que disputou, o que lhe garante a liderança com 3 pontos de vantagem para a Polônia, vice-líder. A vantagem deixa a Inglaterra muito próxima da vaga para a próxima Copa do Mundo, até porque não vai fazer um confronto direto com a Polônia nestas últimas duas rodadas (e, mesmo que fizesse, dificilmente iria sofrer a primeira derrota). Às 16:45 (de Brasília) desta sexta-feira (12) a Inglaterra recebe a Albânia, 3ª colocada do grupo, em Wembley, com transmissão do Space na TV fechada. E na próxima segunda-feira (15), pela última rodada, a Inglaterra enfrenta o lanterna do grupo, San Marino, que perdeu as 8 partidas que disputou até aqui. Dessa forma, ainda que a Polônia consiga vencer sua partida desta sexta-feira (12), fora de casa, contra Andorra (penúltima colocada com 6 pontos), e supere a Hungria na última rodada, dificilmente vai ser o suficiente para tirar a liderança da Inglaterra, mas certamente garante a vice-liderança, que dá vaga na repescagem. Vale lembrar que esta repescagem é disputada pelas 10 seleções que ficaram na 2ª posição dos grupos das Eliminatórias, que vão se juntar as duas mais bem classificadas da Liga das Nações (e ainda não classificadas para a Copa do Mundo) para, através de sorteio, se enfrentarem em duas fases de mata-mata, com partidas de ida e volta, até que restem as últimas 3 seleções europeias classificadas para a Copa do Mundo de 2022.
Grupo F tem Dinamarca já garantida na liderança e a Escócia muito próxima de confirmar a 2ª posição
Única com 100% de aproveitamento e sem ter sofrido um único gol nas 8 rodadas disputadas, a Dinamarca já está confirmadíssima na próxima Copa do Mundo. A Seleção Dinamarquesa foi uma das principais sensações da última Eurocopa, tendo superado a perda de seu camisa 10 logo na primeira partida da fase de grupos (Christian Eriksen sofreu uma parada cardíaca, foi resgatado às pressas e pode nunca mais volta a atuar como profissional) e chegou até as semifinais, onde acabou perdendo, na prorrogação, para a anfitriã, Inglaterra. Nestas Eliminatórias, a Dinamarca surpreende ainda mais ostentando 100% de aproveitamento em 8 rodadas disputadas, com incríveis 27 gols marcados e nenhum sofrido. Obviamente a Seleção Dinamarquesa aplicou algumas goleadas, e uma delas foi sobre aquela que era considerada sua principal concorrente, a Áustria. Todo esse sucesso não é por acaso. A seleção comandada por Kasper Hjulmand possui uma estrutura muito forte defensivamente, que conta com Kasper Schmeichel (goleiro do Leicester City) e três zagueiros de excelência: Jannik Vestergaard (também do Leicester), Andreas Christensen (do Chelsea) e o capitão Simon Kjaer (do Milan). O meio de campo é formado pelo experiente Thomas Delaney (do Sevilla, com passagem pelo Borussia Dortmund), Pierre Hojbjerg (do Tottenham) e o jovem Mikkel Damsgaard, destaque do Sampdoria com apenas 21 anos. É todo este conjunto, que está acostumado a atuar como unidade, até porque a maioria esteve na última Copa do Mundo, que possibilita que a Dinamarca supere o gigante obstáculo de ter perdido o seu principal nome e camisa 10, para ser uma das maiores seleções da Europa na atualidade. Como a Dinamarca dominou o grupo F das Eliminatórias da UEFA, restou, para as concorrentes, apenas a disputa pela vice-liderança, mas que também já está praticamente garantida pela Escócia. Com 4 pontos de vantagem para a 3ª colocada, a Seleção de Israel, basta uma vitória da Escócia sobre a lanterna, Moldávia, para que ela já garanta a vice-liderança do grupo e, consequentemente, seu lugar na repescagem das Eliminatórias da UEFA. A partida acontece às 14 horas (de Brasília) desta sexta-feira (12), enquanto Israel vai enfrentar, fora de casa, às 16:45 (de Brasília), a Áustria (4ª colocada já sem chances de alcançar a 2ª posição). Todas as partidas destas Eliminatórias Europeias são transmitidas pelo serviço de streaming “Estádio TNT Sports”.