Em entrevista coletiva nesta terça-feira (28), o primeiro-ministro da França Edouard Philippe comunicou que esportes coletivos seguirão proibidos no país até setembro e, consequentemente, o futebol não poderá ser retomado.
“Os principais eventos esportivos e culturais, em especial festivais e grandes feiras, não podem ser realizados antes de setembro. A temporada 2019-2020 de esportes profissionais, especialmente a do futebol, também não poderá ser retomado”, declarou.
Les grandes manifestations sportives, culturelles, notamment les festivals, les grands salons professionnels, ne pourront se tenir avant le mois de septembre. La saison 2019-2020 de sports professionnels, notamment celle de football, ne pourra pas non plus reprendre.
— Edouard Philippe (@EPhilippe_LH) April 28, 2020
Dessa forma, a Ligue 1 não poderia ser concluída, já que a Uefa orientou que, em sendo possível, os campeonatos nacionais da Europa terminassem a temporada até o fim de agosto para não afetarem o calendário seguinte 2020-2021.
Antes da paralisação do Campeonato Francês, o Paris Saint-Germain, de Neymar, liderava a liga com 68 pontos, 12 à frente do vice Olympique de Marseille e ainda com o time parisiense tendo um jogo a menos.
O detalhe é que há pelo menos um time francês já classificado para as quartas de final da Champions League, justamente o PSG, e o Lyon ainda na briga (venceu a Juventus por 1 a 0 no duelo de ida, pelas oitavas da Champions). Então, após essa decisão do governo francês, em teoria nenhum time francês iria poder jogar na França numa eventual continuidade do torneio continental.
Uefa pede definição de federações e reunião definirá Champions
Nesta terça, a Uefa pediu às federações para que definam até 25 de maio o que farão com suas temporadas domésticas, informando, em caso de decisão por cancelamento, as razões para a não continuidade.
Isso porque no dia 27 de maio haverá reunião do Comitê Executivo da Uefa justamente para que se bata o martelo sobre a viabilidade dos jogos restantes da atual temporada da Champions League e também da Liga Europa em agosto. Segundo noticiou o jornal italiano La Gazzetta dello Sport, a entidade cogita finalizar toda a Liga dos Campeões toda nesse mês, com direito à final de Istambul no dia 29 de agosto.
https://twitter.com/skysports_bryan/status/1255064192580759553
Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.
Além disso, confira, também, a nossa seção de Análises e Palpites.