Início » Colunas » Coluna do Verchai » Copa do Brasil: confira tudo sobre a terceira fase

Copa do Brasil: confira tudo sobre a terceira fase  

Presente nas oitavas de final da última edição, Vitória define última vaga na terceira fase desta Copa do Brasil diante de adversário inusitado.

Nesta quarta-feira (23), às 21:30 (no horário de Brasília), o Vitória recebe o Grêmio Esportivo Glória no Barradão, em Salvador, na Bahia, com transmissão da Amazon Prime, em streaming. A partida, que inicialmente estava marcada para acontecer no dia 9 deste mês, foi adiada em razão de um conflito de datas nos jogos do Vitória, que tinha um compromisso inadiável pelo Campeonato Baiano no mesmo dia do confronto com o Glória. Tendo sido reagendado para esta quarta-feira, o confronto entre baianos e gaúchos vai definir o último classificado para a 3ª fase da Copa do Brasil. A equipe baiana, que tem a vantagem de jogar em casa, é consideravelmente favorita para avançar à próxima fase da competição nacional, até porque esteve presente nas oitavas de final da última edição, tendo superado o Internacional na 3ª fase. No entanto, o Vitória passa por um momento muito delicado e se vê pressionado a conseguir a classificação para a próxima fase desta Copa do Brasil. Isso porque o Vitória foi rebaixado para a Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado e, como se não bastasse, caiu para o Botafogo da Paraíba nos pênaltis na terceira e última fase da Pré-Copa do Nordeste. Assim, tendo ficado fora da Copa do Nordeste deste ano, o Vitória tinha todas as condições de fazer uma grande campanha no Campeonato Baiano e, no entanto, não conseguiu sequer se classificar para as semifinais: terminou a 1ª fase apenas na 5ª posição da tabela. Com isso, e tendo em vista o desempenho ruim na primeira fase da Copa do Brasil, na qual passou pelo Castanhal (equipe paraense que disputa a Série D do Campeonato Brasileiro) em razão da vantagem do empate, o técnico Dado Cavalcanti, que havia assumido o comando da equipe neste ano, já foi demitido. No mesmo dia (17) da demissão de Dado Cavalcanti, subsequente ao dia (16) da eliminação no Campeonato Baiano (16), Geninho, um velho conhecido da torcida rubro-negra, foi contratado para assumir o comando técnico. Agora, com o salário dos jogadores em dia e sob nova direção, o Vitória tenta tomar um rumo diferente em 2022, ano em que o maior objetivo é o retorno para a Série B do Campeonato Brasileiro. Para tanto, porém, a premiação da classificação para a 3ª fase da Copa do Brasil é muito importante, mas a missão não é simples. Além da situação instável do clube, que já não tem mais a vantagem da classificação em caso de empate, o adversário desta 2ª fase, o Glória, chega muito motivado para voltar a surpreender na competição. A equipe gaúcha, atual campeã da Copa Federação Gaúcha de Futebol, chegou para esta fase da Copa do Brasil graças a uma vitória surpreendente na primeira fase, diante do Brasil de Pelotas (equipe da elite do Rio Grande do Sul, que foi rebaixada da Série B para a Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado), e já fez contratações pontuais para chegar para este embate com o Vitória ainda mais forte.

Tudo da 3ª fase da Copa do Brasil:

Independentemente da equipe que conquistar a última vaga na próxima fase da Copa do Brasil (Vitória ou Glória), os potes para sorteio dos próximos confrontos já estão definidos. Os sorteios dos 16 duelos e a ordem do mando de campo serão realizados na próxima segunda-feira (28), às 15 horas (de Brasília), na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), no Rio de Janeiro. Nesta 3ª fase, os confrontos serão definidos em partidas de ida e volta, com disputa por pênaltis em caso de empate no placar agregado, independentemente do número de gols marcados fora de casa. Os 20 classificados da segunda fase (em ordem alfabética: Altos-PI, Atlético Goianiense, Azuriz-PR, Brasiliense, Ceará, Ceilândia-DF, Coritiba, Cruzeiro, CSA-AL, Cuiabá, Goiás, Juazeirense-BA, Juventude, Portuguesa-RJ, Santos, São Paulo, Tocantinópolis-TO, Tombense, Vila Nova-GO e Vitória/Glória) se juntam a outros 12 clubes que entram diretamente na 3ª fase da Copa do Brasil, sendo eles: o campeão da Copa Verde (Remo), o campeão da Copa do Nordeste (Bahia), o campeão da Série B do Campeonato Brasileiro (Botafogo) e os 9 classificados para a Copa Libertadores da América deste ano (América-MG, Athletico Paranaense, Atlético Mineiro, Bragantino, Corinthians, Flamengo, Fluminense, Fortaleza e Palmeiras). Os potes (1 e 2) do sorteio dos embates da 3ª fase da Copa do Brasil são divididos de acordo com a posição das equipes no ranking da CBF. Os times mais bem classificados pela CBF ficam no pote 1 e não podem se enfrentar neste primeiro momento. São eles: Flamengo (1º), Palmeiras (2º), Atlético Mineiro (3º), Athletico Paranaense (5º), Santos (6º), São Paulo (7º), Fluminense (9º), Corinthians (10º), Fortaleza (11º), Bahia (12º), Ceará (13º), Cruzeiro (14º), América (15º), Atlético Goianiense (16º), Botafogo (18º) e Red Bull Bragantino (20º). No pote 2 estarão: Cuiabá (22º), Goiás (23º), Juventude (24º), Coritiba (26º), CSA (30º), Vila Nova (31º), Remo (42º), Tombense (49º), Juazeirense (59º), Brasiliense (63º), Altos (66º), Portuguesa-RJ (122º), Tocantinópolis (146º), Ceilândia (169º), Azuriz (sem colocação) e Vitória (25º) ou Glória (sem colocação). Os grandes (ou bem classificados no ranking da CBF) que ficaram de fora desta 3ª fase da Copa do Brasil foram: o Internacional (8º colocado no ranking da CBF), que caiu logo na primeira fase para o Globo; o Grêmio (4º colocado no ranking da CBF), que também caiu na primeira fase, para o Mirassol; a Chapecoense (17ª colocada no ranking da CBF), que também caiu na primeira fase, para o Moto Club; e o Vasco da Gama (19º colocado no ranking da CBF), que caiu nos pênaltis para o Juazeirense na segunda fase.

Deixe um comentário