A FA Cup (Copa da Inglaterra) terá na quarta fase cinco times do Big Six: Chelsea, Liverpool, Manchester City, Tottenham e Manchester United. Do grupo dos seis maiores do futebol inglês, só o Arsenal não avançou, eliminado pelo Nottingham Forest, da Segunda Divisão.
Sem CR7, Red Devils foram os últimos a se classificarem
Com vitória magra por 1 a 0, em Old Trafford (gol de McTominay), em confronto duro diante do Aston Villa, Manchester United foi último a confirmar classificação. Poupado, Cristiano Ronaldo foi a ausência na partida desta segunda-feira (10).
Mais do que a classificação para a quarta fase da Copa da Inglaterra, o United buscava uma espécie de redenção com a torcida pela campanha ruim que vem fazendo na Premier League.
Diferentemente de grande parte das equipes que disputam a Primeira Divisão da Inglaterra, o Manchester United enfrentou um rival da elite local já na terceira fase da Copa da Inglaterra e teve um grande desafio para avançar na competição.
Além do adversário qualificado, os Red Devils também precisavam lutar contra o primeiro momento de instabilidade desde a chegada do técnico alemão Ralf Rangnick, que sofreu a sua primeira derrota no comando da equipe na última partida, também em Old Trafford, válida pela 21ª rodada da Premier League, contra o Wolverhampton, a qual poderia deixar o Manchester United a apenas 1 ponto do Arsenal, atual 4º colocado.
Na partida desta segunda-feira, o craque português foi cortado em razão de um problema muscular de pouca gravidade, apenas por “precaução” de acordo com o técnico Ralf Rangnick, e o Manchester United mais uma vez atuou abaixo das expectativas da torcida.
Na verdade, os primeiros minutos foram exatamente como os torcedores esperavam: pressão e gol de McTominay ainda antes dos 10′ do primeiro tempo, em cruzamento caprichado de Fred.
𝗞𝗲𝘆 𝗠𝗼𝗺𝗲𝗻𝘁𝘀…@ManUtd 🆚 @AVFCOfficial
A @mctominay10 header is enough to send the home side through to the #EmiratesFACup fourth round 🤩 pic.twitter.com/dCxsY2pYhr
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) January 10, 2022
Depois do gol, porém, o Aston Villa crescer na partida e o Manchester passou a apostar nos contra-ataques para tentar aliviar a pressão. Assim foi até os minutos finais, mas, com uma grande atuação dos goleiros David de Gea e Emiliano Martínez, o placar terminou em vitória por 1 a 0 dos Red Devils, que vão enfrentar o Middlesbrough (7º colocado da Segunda Divisão da Inglaterra) na próxima fase da Copa da Inglaterra.
Arsenal perde do Nottingham Forest e é único do Bix Six eliminado da Copa da Inglaterra
No último domingo (9) o Arsenal visitou o Nottingham Forest, da Segunda Divisão da Inglaterra, no tradicional estádio City Ground, pela partida única da Terceira Fase da FA Cup, e caiu para um gigante inglês adormecido.
O Nottingham Forest já não sabe o que é jogar a Primeira Divisão da Inglaterra desde a temporada 1998/99, quando terminou na lanterna da Premier League e pra lá nunca mais voltou em razão de uma crise financeira que assolou o clube no início dos anos 2000, mas se orgulha de ser, ao lado do Chelsea e atrás de Liverpool (6) e Manchester United (3), um dos times ingleses com mais conquistas da Liga dos Campeões: duas.
Arsenal are eliminated in the #EmiratesFACup third round for just the second time in the last 26 seasons…
𝗕𝗼𝘁𝗵 𝗵𝗮𝘃𝗲 𝗯𝗲𝗲𝗻 𝗮𝗴𝗮𝗶𝗻𝘀𝘁 @NFFC 🔴 pic.twitter.com/tJR7XXlIx0
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) January 9, 2022
Atualmente na 9ª posição da EFL Championship (a Segunda Divisão da Inglaterra), o Nottingham Forest deve demorar pelo menos mais uma temporada, além da atual, para voltar à Premier League.
No entanto, com a classificação sobre o Arsenal alcançada no último domingo, pela terceira fase da Copa da Inglaterra, o clube já deu um grande motivo para fazer os seus torcedores voltarem a sorrir.
Mesmo o Arsenal vivendo uma grande fase, ocupando a 4ª posição da Premier League e classificado para a semifinal da Carabao Cup (a Copa da Liga Inglesa), o Nottingham Forest, que vinha abalado por duas derrotas consecutivas na Championship, surpreendeu.
E olha que o técnico Mikel Arteta foi praticamente com força máxima para o confronto, à exceção de alguns poucos jogadores considerados titulares que foram poupados, como o volante Thomas Partey e o zagueiro brasileiro Gabriel Magalhães.
Fato é que o Arsenal não conseguiu jogar, passou sufoco nos contra-ataques do Nottingham Forest e acabou sendo castigado na reta final do jogo: em erro dos Gunners na criação da jogada de ataque, Ryan Yates recuperou, escapou pela ponta direita e cruzou na medida para Lewis Grabban marcar o gol que garantiu a classificação ao Forest.
Uma grande decepção para o Arsenal, mas um grande feito para o time de Nottingham, que para seguir vivo na FA Cup vai precisar de mais um grande feito na próxima fase, pois vai enfrentar o Leicester City.
Confrontos destaques da quarta fase da Copa da Inglaterra:
A quarta fase da FA Cup é a última antes das oitavas de final. Além de Manchester United e Middlesbrough em Old Trafford e Nottingham Forest x Leicester City no City Ground, a quarta fase da Copa da Inglaterra reserva alguns bons jogos para os fãs do futebol inglês.
Here's your finalised draw for the #EmiratesFACup fourth round 🤩 pic.twitter.com/CQhP93Fi0f
— Emirates FA Cup (@EmiratesFACup) January 10, 2022
Talvez o principal deles envolve duas equipes que disputam a Premier League e que lutam na metade de cima da tabela de classificação neste momento: o Tottenham (6º da PL) recebe o Brighton (9º da PL) no Hotspur Stadium.
Evidentemente os Spurs ostentam o favoritismo, até porque vão ter a vantagem de fazer a partida única do mata-mata ao lado da torcida, mas o Brighton vem surpreendendo bastante nesta temporada (tendo empatado com Chelsea, Liverpool e Arsenal no primeiro turno da Premier League, por exemplo) e tem totais condições de surpreender com uma classificação para as oitavas de final.
Outro confronto interessante que pode reservar uma surpresa envolve o Everton, que vai receber o Brentford no Goodison Park. Apesar de possuir um elenco teoricamente mais forte, o Everton do experiente técnico Rafa Benítez passa por um momento complicado, sendo apenas o 15ª na Premier League e sofrendo com lesão de jogadores importantes.
Do outro lado, o Brentford foi um dos principais destaques do primeiro turno da Premier league, tendo, inclusive, vencido o Everton na 13ª rodada, jogando em casa.
Por fim, vale destacar o confronto entre Wolverhampton e Norwich City, no estádio Molineux. Tanto pelo momento como pelo fator casa, os Wolves são favoritos para avançar na competição, mas, apesar do péssimo momento, o Norwich também disputa a Premier League e tem condições de fazer o necessário para surpreender.
Os outros gigantes da Inglaterra vão ter um pouco mais de tranquilidade na próxima fase da Copa da Inglaterra: o Liverpool enfrenta o Cardiff City (20º na EFL Championship) em Anfield Road, o Manchester City recebe o Fulham (3º na EFL Championship) no Etihad Stadium e o Chelsea encara o modesto Plymouth Argyle, da Terceira Divisão da Inglaterra, em Stamford Bridge.