Início » Esportes » Futebol Internacional » Copa Africana: saiba tudo sobre o torneio de seleções

Copa Africana: saiba tudo sobre o torneio de seleções  

Com a presença de grandes estrelas europeias, começou a Copa Africana de Nações 2021, excepcionalmente disputada neste ano devido à Covid-19. Camarões é o país-sede do torneio de seleções do continente africano, que tem transmissão da Band para o Brasil.

E o time da casa já começou vencendo. Apoiado por cerca de 48 mil torcedores presentes no estádio Olembe, na capital Yaoundé, a seleção anfitriã bateu Burkina Faso, de virada, por 2 a 1, no domingo, com dois gols do centroavante Aboubakar. Sangaré marcou o primeiro do jogo.

sadio mané jogando por senegal na estreia da copa das nações 2021
Senegal estreou na Copa Africana de Nações com vitória. Sadio Mané, atacante do Liverpool, marcou de pênalti o único gol (Divulgação/CAF)

Nesta segunda-feira (10), foi a vez de Senegal estrear. Com muitas ausências de atletas infectados pelo novo coronavírus, o time senegalês só chegou ao triunfo sobre Zimbábue com um gol de pênalti marcado no fim da partida pelo seu maior destaque, o atacante do Liverpool, Sadio Mané.

Copa Africana de Nações está repleta de estrelas europeias

A competição tem como grande atrativo justamente jogadores importantes de gigantes europeus.

Além de Mané, Senegal tem no elenco o goleiro Edouard Mendy, do Chelsea, finalista do The Best da Fifa, o zagueiro Kalidou Koulibaly, do Napoli, e o meio-campista Gana Gueye, do PSG.

Maior campeão, com sete títulos da Copa Africana, o Egito conta com Mohamed Salah, outro cracaço dos Reds. Camarões tem no time Choupo-Moting, do Bayern de Munique.

Já a Nigéria tem em seu ataque Kelechi Iheanacho e Wilfried Ndidi, ambos do Leicester, enquanto a última campeã da competição, Argélia, conta com o atacante Riyad Mahrez, destaque do Manchester City de Pep Guardiola.

Por fim, vale destacar as estrelas de Copa do Marfim, como Sébastien Haller, jovem centroavante de sucesso do Ajax, o zagueiro Eric Bailly, do Manchester United, o volante Franck Kessie, do Milan, e o ponta Nicolas Pepe, do Arsenal. 

copa africana de nações - banner betmotion

Formato de disputa

Ao todo, 24 seleções disputam a Copa Africana de Nações. Elas estão divididas em seis grupos, cada um contendo quatro equipes.

Avançam à fase final, eliminatória, as duas primeiras colocadas de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados no geral, totalizando as 16 seleções das oitavas de final.

Os seis grupos:

Grupo A: 

Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões e Etiópia.

Grupo B: 

Guiné, Malawi, Senegal e Zimbábue.

Grupo C: 

Comores, Gabão, Gana e Marrocos.

Grupo D:

Egito, Guiné-Bissau, Nigéria e Sudão.

Grupo E:

Argélia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial e Serra Leoa.

Grupo F:

Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia.

Jogos da primeira rodada:

Ontem:

Camarões 2 x 1 Burkina Faso
Etiópia 0 x 1 Cabo Verde

Hoje:

Senegal 1 x 0 Zimbábue
Guiné 1 x 0 Malawi
Marrocos 1 x 0 Gana
Comores 0 x 1 Gabão (em andamento)

Nesta terça (11):

10h: Argélia x Serra Leoa
13h: Nigéria x Egito
16h: Sudão x Guiné-Bissau

Quarta-feira (12):

10h: Tunísia x Mali
13h: Mauritânia x Gâmbia
16h: Guiné Equatorial x Costa do Marfim

Deixe um comentário