Início » Colunas » Coluna do Verchai » Primeiros classificados da Copa São Paulo

Primeiros classificados da Copa São Paulo  

Santos confirma classificação na Copa São Paulo com 100% de aproveitamento na fase de grupos e “Meninos da Vila” chamam atenção.

O início do Santos na Copa São Paulo de Futebol Júnior (Sub-20), mais conhecida como Copinha, não foi muito animador. Os Meninos da Vila venceram o Operário Ferroviário no maior sufoco na primeira rodada: saíram atrás no placar, mas buscaram o empate com Lucas Barbosa no fim do primeiro tempo e viraram na etapa final, com a grande estrela do elenco, Rwan, de 20 anos. Mais do que o resultado apertado, de 2 a 1, o que preocupou foi o futebol apresentado, o qual permaneceu abaixo das expectativas até o fim do primeiro tempo da segunda rodada da fase de grupos da Copinha, quando o Santos empatava sem gols com o Rondoniense. Mas as entradas de Ed Carlos e, principalmente, Weslley Patati, de 18 anos, mudaram completamente o rumo da partida e, também, da participação dos Meninos da Vila na fase de grupos da Copinha. Patati foi o responsável pela vitória de 3 a 0 do Santos na segunda rodada, diante do Rondoniense, com uma assistência e dois gols. Inevitavelmente, Weslley Patati foi titular na última rodada da fase de grupos, em um confronto direto do Santos com a Ferroviária pela liderança do grupo 8. Nesta, Patati, o camisa 7 do Peixe, não conseguiu estufar as redes, mas parou no travessão em sua melhor chance. O Santos, porém, venceu a Ferroviária por 2 a 0, com gols dos dois principais destaques do Sub-20: Lucas Barbosa e Rwan. Com o resultado favorável e um desempenho consistente, o Santos terminou na liderança do grupo 8 com 100% de aproveitamento e promete dar muito trabalho para os outros gigantes no mata-mata. A Ferroviária também conseguiu avançar, mas na segunda posição do grupo. Até aqui, além do Santos, outros 3 times se classificaram com 100% de aproveitamento na fase de grupos: o Mirassol pelo grupo 3, o Grêmio Novorizontino pelo grupo 9, e o XV de Piracicaba pelo grupo 13.

Athletico Paranaense confirma favoritismo no grupo 12 e avança para o mata-mata invicto

em destaque time júnior do furacão para copinha 2022
(Divulgação/Athletico-PR)

Depois de uma estreia decepcionante na Copinha, empatando sem gols com o Taquarussú, o time Sub-20 do Furacão reagiu e conseguiu terminar na liderança do grupo 12. Na segunda rodada o Athletico Paranaense ainda estava evidentemente tenso pelo empate na estreia, mas contou com uma grande atuação do goleiro Gabriel Pereira para não ser vazado e mostrou qualidade e persistência para buscar a vitória no segundo tempo. O Velo Clube, adversário do Furacão na segunda rodada, vinha motivado pela vitória sobre o União São João na primeira partida, e mostrou qualidade para incomodar o gigante brasileiro durante a maior parte do confronto. Mas, assim como aconteceu com o Santos, o banco de reservas do Athletico fez a diferença. O técnico Pablo Fernandez fez três substituições no intervalo da partida contra o Velo Clube e um destes substitutos, Renan Viana, de 18 anos, foi quem marcou o gol que deu a vitória ao Furacão, depois de receber passe açucarado do camisa 10, Danielzinho, e bater de primeira da entrada da área para vencer o goleiro adversário. O Velo Clube quase chegou ao empate aos 45′ do segundo tempo, mas o capitão do Athletico, João Vialle, salvou quase em cima da linha. Apesar da derrota para o Furacão, o Velo Clube venceu o Taquarussú na última rodada e garantiu a classificação para o mata-mata da Copinha, mas na vice-liderança do grupo 12. O líder foi exatamente o Athletico, que voltou a vencer na última rodada, enfrentando o União São João. O equatoriano John Mercado, atacante de 19 anos e um dos principais destaques do Sub-20 do Furacão, fez o primeiro da última partida, e Dourado, nos minutos finais, decretou a vitória por 2 a 0, que acabou decretando a eliminação do União São João.

Grêmio e Botafogo também confirmam classificação na liderança de seus grupos, mas Atlético Mineiro tropeça e avança em segundo no grupo 4

Entre os gigantes brasileiros, pode-se dizer que o Atlético Mineiro decepcionou. O time do Galo Sub-20 teve alguns desfalques em razão da Covid, chegando a ter 12 atletas afastados, mas venceu as duas primeiras rodadas. Primeiro foi uma vitória razoavelmente tranquila sobre o Desportivo Aliança, de virada, por 3 a 1, e, na sequência, uma vitória no sufoco, por 1 a 0, com gol de pênalti de Rubens em um momento que ficou marcado pela substituição do goleiro Eduardo Filgueira, conhecido por “Tomate”, que fazia uma grande partida e era o principal responsável pelo 0 a 0, mas foi substituído exatamente quando teria a chance de se consagrar com a defesa do pênalti (porém, o menino de 18 anos já recebeu uma oportunidade de se juntar ao Atlético Mineiro para um período de teste, e virou um fenômeno nas redes sociais). O Galinho (como é chamado o Sub-20 do Galo), porém, perdeu para o Linense na última rodada e acabou ficando com a segunda posição do grupo 4, mas espera o retorno de jogadores importantes para evoluir no mata-mata da Copinha.

Assim como o Atlético Mineiro, Grêmio e Botafogo também já sofreram suas derrotas na fase de grupos, mas não deixaram de se classificar na liderança de seus grupos. O Tricolor Gaúcho baixou a guarda na última rodada do grupo 10, por já estar praticamente garantido na liderança depois de ter vencido as duas primeiras partidas, e perdeu para o XV de Jaú, que mesmo assim ficou fora do mata-mata. A segunda posição do grupo 10 ficou com o Castanhal, que somou os mesmos 6 pontos do Grêmio, que ficou na liderança pelo saldo de gols. Situação semelhante à do Botafogo, que perdeu para o Petrolina na segunda rodada, depois de ter vencido o Aparecidense por 3 a 0 na estreia, mas voltou a vencer na última partida do grupo 14, em um confronto direto com o Taubaté, que ficou com a segunda vaga do grupo. Rai e João Victor foram os autores dos gols que deram a vitória do Botafogo por 2 a 0 e, consequentemente, a classificação na liderança do grupo 14.

Deixe um comentário