Com a presença de grandes estrelas europeias, começou a Copa Africana de Nações 2021, excepcionalmente disputada neste ano devido à Covid-19. Camarões é o país-sede do torneio de seleções do continente africano, que tem transmissão da Band para o Brasil.
E o time da casa já começou vencendo. Apoiado por cerca de 48 mil torcedores presentes no estádio Olembe, na capital Yaoundé, a seleção anfitriã bateu Burkina Faso, de virada, por 2 a 1, no domingo, com dois gols do centroavante Aboubakar. Sangaré marcou o primeiro do jogo.
Nesta segunda-feira (10), foi a vez de Senegal estrear. Com muitas ausências de atletas infectados pelo novo coronavírus, o time senegalês só chegou ao triunfo sobre Zimbábue com um gol de pênalti marcado no fim da partida pelo seu maior destaque, o atacante do Liverpool, Sadio Mané.
Copa Africana de Nações está repleta de estrelas europeias
A competição tem como grande atrativo justamente jogadores importantes de gigantes europeus.
Além de Mané, Senegal tem no elenco o goleiro Edouard Mendy, do Chelsea, finalista do The Best da Fifa, o zagueiro Kalidou Koulibaly, do Napoli, e o meio-campista Gana Gueye, do PSG.
Maior campeão, com sete títulos da Copa Africana, o Egito conta com Mohamed Salah, outro cracaço dos Reds. Camarões tem no time Choupo-Moting, do Bayern de Munique.
Já a Nigéria tem em seu ataque Kelechi Iheanacho e Wilfried Ndidi, ambos do Leicester, enquanto a última campeã da competição, Argélia, conta com o atacante Riyad Mahrez, destaque do Manchester City de Pep Guardiola.
Por fim, vale destacar as estrelas de Copa do Marfim, como Sébastien Haller, jovem centroavante de sucesso do Ajax, o zagueiro Eric Bailly, do Manchester United, o volante Franck Kessie, do Milan, e o ponta Nicolas Pepe, do Arsenal.
Formato de disputa
Ao todo, 24 seleções disputam a Copa Africana de Nações. Elas estão divididas em seis grupos, cada um contendo quatro equipes.
Avançam à fase final, eliminatória, as duas primeiras colocadas de cada chave, mais os quatro melhores terceiros colocados no geral, totalizando as 16 seleções das oitavas de final.
Os seis grupos:
Grupo A:
Burkina Faso, Cabo Verde, Camarões e Etiópia.
Grupo B:
Guiné, Malawi, Senegal e Zimbábue.
Grupo C:
Comores, Gabão, Gana e Marrocos.
Grupo D:
Egito, Guiné-Bissau, Nigéria e Sudão.
Grupo E:
Argélia, Costa do Marfim, Guiné Equatorial e Serra Leoa.
Grupo F:
Gâmbia, Mali, Mauritânia e Tunísia.
Jogos da primeira rodada:
Ontem:
Camarões 2 x 1 Burkina Faso
Etiópia 0 x 1 Cabo Verde
Hoje:
Senegal 1 x 0 Zimbábue
Guiné 1 x 0 Malawi
Marrocos 1 x 0 Gana
Comores 0 x 1 Gabão (em andamento)
Nesta terça (11):
10h: Argélia x Serra Leoa
13h: Nigéria x Egito
16h: Sudão x Guiné-Bissau
Quarta-feira (12):
10h: Tunísia x Mali
13h: Mauritânia x Gâmbia
16h: Guiné Equatorial x Costa do Marfim