Início » Colunas » Betmotion » Conheça os 8 sinais de alerta do câncer de mama

Conheça os 8 sinais de alerta do câncer de mama  

Como já falamos neste post aqui, o Betmotion abraçou a campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo divulgar informações sobre o câncer de mama e fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença. Neste artigo, vamos abordar os oito sinais de alerta do câncer de mama de acordo com o Instituto PROTEA, organização que proporciona tratamento para mulheres de baixa renda. É importante ressaltar que toda mulher deve conhecer estes sintomas, pois a informação é a melhor arma na luta contra essa doença.

Outubro Rosa Social
Conheça os 8 sinais de alerta do câncer de mama

 

8 sinais de alerta do câncer de mama

  1. Enrijecimento da mama: um dos sinais que pode indicar o câncer de mama é o enrijecimento da mama. Se você notar que a sua mama está mais dura do que o normal ou que apresenta uma consistência incomum, é importante procurar um médico para uma avaliação.
  2. Afundamento do mamilo: alterações no mamilo também são um sinal de alerta. Se o mamilo começar a afundar ou se retrair de maneira anormal, é fundamental buscar orientação médica.
  3. Nódulo na axila: a presença de um nódulo na axila, especialmente se for indolor e persistente, deve ser investigada. Os gânglios linfáticos na axila podem ser afetados pelo câncer de mama.
  4. Veia crescente da mama: outro sinal de alerta é a observação de veias crescentes na mama. Mudanças vasculares podem ser um indicativo da presença do câncer.
  5. Pele áspera, com aspecto de casca de laranja: a pele da mama pode sofrer alterações visuais, ficando com um aspecto de casca de laranja. Isso ocorre devido à inflamação e ao edema associados ao câncer de mama.
  6. Dor, vermelhidão e calor nas mamas: dor persistente, vermelhidão e calor nas mamas são sintomas que não devem ser ignorados. Eles podem indicar um processo inflamatório relacionado ao câncer de mama.
  7. Fluido desconhecido ou sangue: a secreção de um fluido desconhecido ou de sangue pelo mamilo pode ser um sinal de alerta importante. Mesmo que não seja doloroso, é crucial investigar essa ocorrência.
  8. Protuberância na mama: por fim, a presença de uma protuberância na mama é um dos sinais mais comuns do câncer de mama. Qualquer caroço ou nódulo na mama deve ser examinado por um profissional de saúde.
sinais de alerta
Fonte: Instituto PROTEA

 

Fatores de risco do câncer de mama

Segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), não há uma única causa para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres. Veja, a seguir, quais são os principais fatores de risco, tanto comportamentais, hormonais e hereditários:

Comportamentais/Ambientais

  • Obesidade e sobrepeso, após a menopausa;
  • Atividade física insuficiente (menos de 150 minutos de atividade física moderada por semana);
  • Consumo de bebida alcoólica;
  • Exposição frequente a radiações ionizantes (Raios-X, tomografia computadorizada, mamografia etc.);
  • História de tratamento prévio com radioterapia no tórax.

Aspectos da vida reprodutiva/hormonais

  • Primeira menstruação (menarca) antes de 12 anos;
  • Não ter filhos;
  • Primeira gravidez após os 30 anos;
  • Parar de menstruar (menopausa) após os 55 anos;
  • Uso de contraceptivos hormonais (estrogênio-progesterona);
  • Ter feito terapia de reposição hormonal (estrogênio-progesterona), principalmente por mais de cinco anos.

Hereditários/Genéticos

  • Histórico familiar de câncer de ovário; de câncer de mama em mulheres, principalmente antes dos 50 anos; e caso de câncer de mama em homem;
  • Alteração genética, especialmente nos genes BRCA1 e BRCA2.

banner

Como prevenir o câncer de mama

Agora que já falamos sobre os oito sinais de alerta do câncer de mama e os principais fatores de risco, vamos lembrar como prevenir que a doença se desenvolva? Ainda de acordo com o INCA, a prevenção primária do câncer de mama está relacionada ao controle dos fatores de risco conhecidos e à promoção de práticas e comportamentos considerados protetores.

Os fatores hereditários e os associados ao ciclo reprodutivo da mulher não são, em sua maioria, modificáveis; porém fatores como excesso de peso corporal, inatividade física, consumo de álcool e terapia de reposição hormonal, são, em princípio, passíveis de mudança.

Por meio da alimentação, nutrição, atividade física e gordura corporal adequados é possível reduzir o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Como medidas que podem contribuir para a prevenção primária da doença, estimula-se, portanto, praticar atividade física, manter o peso corporal adequado, adotar uma alimentação mais saudável e evitar ou reduzir o consumo de bebidas alcóolicas. Amamentar é também um fator protetor.

Rodadas Solidárias do Betmotion

Bora nos unirmos nesta luta contra o câncer de mama? Participe das Rodadas Solidárias de Bingo do Betmotion e, juntos, vamos arrecadar R$ 10.000 para doar ao Instituto PROTEA. Com esse valor, a ONG consegue custar:

Arte Outubro Rosa

  • 20 mamografias
  • 13 ultrassonografias de mamas
  • 20 sessões de radioterapia
  • 20 biópsias

A sala Cofrinho Solidário ficará aberta todos os dias, das 21h às 22h, até alcançarmos a meta. Compre suas cartelas e 100% do valor apostado será revertido para ajudar esta causa tão importante.

Deixe um comentário