Início » Colunas » Coluna do Verchai » Como foi a terça-feira de 3ª rodada da Champions League

Como foi a terça-feira de 3ª rodada da Champions League  

Em uma terça quente de Champions League, com média de mais de 4 gols, o Liverpool superou o Atlético de Madrid na Espanha. Reds seguem com 100% de aproveitamento. Dia também foi de triunfos do PSG e Real, derrota do Milan e de goleada do Ajax para cima do Borussia Dortmund.

 

salah no wanda metropolitano contra o atlético de madrid
Salah, durante a difícil vitória sobre o Atlético de Madrid na Espanha (Divulgação/LFC Brasil)

O primeiro dia de jogos da terceira rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões foi quente. Em Madrid, no estádio Wanda Metropolitano, o caldeirão ferveu sob os gritos e cânticos dos Colchoneros. O Atlético de Madrid mediu forças com o líder do grupo, Liverpool, que buscava a manutenção do 100% de aproveitamento e, consequentemente, o encaminhamento da classificação para as oitavas de final. O técnico do time espanhol, Diego Simeone, apostou em uma linha defensiva com três zagueiros para segurar o ímpeto dos Reds, mas a ausência de um lateral-esquerdo de ofício (Ferreira Carrasco ficou com a função de “ala-esquerdo”) facilitou para o egípcio Mohamed Salah. O camisa 11 do Liverpool apareceu logo nos primeiros minutos, deixando Carrasco, Lemar e Koke para trás, em sua jogada tradicional (levando da ponta direita para o meio), antes de bater firme da entrada da área para abrir o placar (James Milner teve participação fundamental para dar um leve toque na bola e tirar do goleiro Oblak, mas a UEFA deu o gol para Salah). O Atlético de Madrid acabou sentindo o golpe e, em corte mal feito por Felipe após cruzamento de Alexander-Arnold, Naby Keita acertou um belo chute da entrada da área, sem deixar a bola cair no chão, e marcou um golaço para fazer 2 a 0 Liverpool ainda aos 13 minutos do primeiro tempo. Parecia que seria um passeio do time inglês, mas a resposta do Atlético veio rápido: após uma linda jogada de Lemar, Koke aproveitou a sobra e Griezmann desviou no meio do caminho para diminuir. Poucos minutos depois, Griezmann saiu na cara do gol em contra-ataque e parou em uma grande defesa de Alisson, mas, ainda no primeiro tempo, aproveitou bela jogada de João Félix, limpou a jogada na entrada da área e bateu cruzado para marcar o segundo dele na partida e deixar tudo igual no placar. Os Colchoneros cresceram na partida e ficaram perto de alcançar uma virada história, mas Griezmann foi de herói a vilão em uma bobeira: sem perceber a aproximação de Firmino, levantou demais a perna para dominar a bola e acertou o rosto do atacante brasileiro com as travas da chuteira, ao que foi punido com um cartão vermelho. Inevitavelmente, o Liverpool se lançou ao ataque e alcançou a vitória em gol de pênalti de Salah, sofrido por Diogo Jota. Com a vitória por 3 a 2, os Reds dispararam na liderança do grupo B, deixando o Atlético na vice-liderança, com os mesmos 4 pontos do Porto, que venceu o Milan (lanterna ainda sem ter somado um único ponto) por 1 a 0 na rodada, jogando em Portugal.

Sem Neymar, Mbappé e Messi definem vitória do PSG sobre o RB Leipzig e encaminham classificação para o mata-mata

Pelo grupo A, o Paris Saint-Germain manteve a invencibilidade e se estabeleceu na liderança. Depois de empatar com o Club Brugge na estreia da Liga dos Campeões 2021/22 e preocupar a torcida que estava com uma alta expectativa, o PSG venceu o Manchester City na segunda rodada e, nesta terça-feira (19), pela terceira rodada, venceu o RB Leipzig e disparou na liderança do grupo A. O Manchester City, que entrou em campo mais cedo para enfrentar o Club Brugge, fora de casa, chegou a assumir a 1ª posição do grupo com a goleada por 5 a 1: Riyad Mahrez, autor de dois gols, foi o principal destaque da vitória que levou o time de Guardiola aos 6 pontos em 3 rodadas. Na sequência, o PSG recebeu o RB Leipzig no Parque dos Príncipes precisando de um resultado positivo, mas sem contar com Neymar para tanto em razão do desgaste pela Seleção Brasileira. Mesmo assim, Mbappé deu a impressão de que a missão seria cumprida sem maiores problemas depois que abriu o placar logo nos primeiros minutos de jogo em um contra-ataque muito bem armado pelo time de Mauricio Pochettino. Só que o Leipzig precisava somar os primeiros pontos para pelo menos continuar acreditando em alcançar uma vaga no mata-mata da Liga Europa e não teve medo de se lançar ao ataque. Com duas assistências de Angeliño, André Silva deixou tudo igual no placar ainda no primeiro tempo, e Nordi Mukiele virou para o time alemão na volta do intervalo. No entanto, em um erro na saída de bola, Mbappé deixou Messi na boa para empatar, e o argentino decretou a virada do PSG em cobrança de pênalti sofrido por Mbappé. O atacante francês também teve a chance de fazer o segundo dele em cobrança de pênalti, mas desperdiçou. A partida terminou em vitória de 3 a 2 do time de Paris, que assumiu a liderança isolada do grupo A, com 7 pontos. O Manchester City é o vice-líder, com 6 pontos, o Club Brugge vem na 3ª posição, somando 4 pontos, e o RB Leipzig amarga a lanterna, ainda sem somar pontos.

Ajax goleia Borussia Dortmund em confronto direto pela liderança do grupo C e Real Madrid volta a crescer na Liga dos Campeões

Ajax e Borussia se enfrentaram na Holanda somando os mesmos 6 pontos e defendendo o 100% de aproveitamento na competição. Tudo apontava para um jogo bastante equilibrado, mas o Ajax não teve grandes problemas para somar os 3 pontos em casa e acabar com a invencibilidade do rival. O brasileiro Antony foi o autor de um dos gols, e o artilheiro desta Liga dos Campeões, o marfinense Sébastien Haller, decretou a vitória por 4 a 0 no segundo tempo, se tornando o único com 5 gols nesta altura da competição. O Borussia Dortmund, ainda assim, segue na vice-liderança, com 3 pontos de vantagem para o Sporting, que goleou o Besiktas por 4 a 1 mesmo jogando fora de casa.

Pelo grupo D, o Real Madrid visitou o Shakhtar Donetsk na Ucrânia traumatizado pelas duas derrotas sofridas diante desta mesma equipe na fase de grupos da Liga dos Campeões da última temporada (2020/21). No entanto, a equipe comandada por Carlo Ancelotti mandou no jogo do início ao fim e, depois que abriu o placar em um gol contra de Serhiy Kryvtsov, deslanchou a fazer gol. Em noite inspirada, Vinícius Júnior marcou duas vezes, uma delas fazendo fila na zaga do Shakhtar antes de estufar a rede, Rodrygo marcou outro e Benzema decretou a goleada por 5 a 0 nos acréscimos da etapa final. Com a goleada, o Real alcançou os mesmos 6 pontos do Sheryff, que visitou a Inter de Milão no San Siro na rodada e perdeu por 3 a 1, resultado que levou a equipe italiana para a 3ª posição do grupo, com 4 pontos somados.

Deixe um comentário