Início » Colunas » Coluna do Verchai » 2ª rodada da Premier League teve estreia do Manchester City

2ª rodada da Premier League teve estreia do Manchester City  

Atual vice-campeão superou o Wolverhampton e teve gol de brasileiro.

(Reprodução: Instagram/Man City)

Nessa segunda-feira (21) o Manchester City estreou na Premier League e, também, na temporada 2020/21. Como esteve na disputa do mata-mata da Liga dos Campeões no mês de agosto, a equipe de Pep Guardiola não entrou em campo pela 1ª rodada (disputada na semana anterior) para cumprir o tempo mínimo de descanso durante uma temporada e outra. Por conta disso, a partida diante do Aston Villa, que era para ter sido disputada no dia 11, acabou sendo adiada (ainda sem data definida) e a estreia ficou para essa segunda, fora de casa, diante do Wolverhampton. A equipe da casa vinha de vitória na 1ª rodada, diante do Sheffield United, mas parecia que era a estreia do Wolves nessa segunda, e não do Manchester City, pois a equipe de Pep Guardiola dominou completamente o primeiro tempo. A única novidade nos Cityzens, em relação à temporada passada, foi na defesa: o holandês de 25 anos, Nathan Aké, recém-contratado junto Bournemouth, chegou assumindo a titularidade na defesa, atuando como 4º zagueiro, e fez uma partida segura. Na etapa inicial, na verdade, Aké só apareceu trocando passes, pois o Wolves não levou qualquer perigo à defesa do Manchester. Quem realmente incomodou a meta adversária foi Kevin de Bruyne (sempre ele), que se encarregou de abrir o placar em cobrança de pênalti (sofrido por ele mesmo). Na sequência, mostrando que o estilo Pep Guardiola segue intacto e funcionando bem, Phil Foden fez o 2º do City após bela trama junto com De Bruyne e Raheem Sterling, de quem recebeu praticamente na marca do pênalti para empurrar pro fundo da rede. E o placar só não foi mais elástico porque o goleiro Rui Patrício apareceu bem para manter o Wolves vivo na partida, que mudou completamente na etapa final. Mesmo sem ter feito qualquer substituição, o comandante português Nuno Espírito Santo mudou totalmente a postura do Wolverhampton, que passou a ser mais agressivo depois do intervalo. O problema foi que, apesar da postura mais ofensiva e das boas chegadas ao ataque, a equipe passou a acumular erros na hora de finalizar as jogadas. Foi só aos 33’ do segundo tempo que, finalmente, o Wolves conseguiu balançar as redes: Daniel Podence meteu por baixo das pernas de Kevin de Bruyne, avançou pela direita e cruzou na medida para Raúl Jiménez testar firme pro fundo do gol. O 2 a 1 esquentou de vez a partida, que ficou eletrizante até os minutos finais, quando Gabriel Jesus decretou a vitória do Manchester City: 3 a 1 placar final. Esta foi a 10ª vitória consecutiva dos Cityzens em partidas de estreia da Premier League. A equipe de Guardiola volta a campo no próximo domingo (27), recebendo o Leicester City no Etihad Stadium às 12h30. Vale mencionar que a equipe comandada por Brendam Rodgers venceu nas duas primeiras rodadas (contra West Bromwich e Burnley) e lidera a Premier League até aqui. No mesmo dia (27), às 15 horas, o Wolverhampton vai até Londres para enfrentar o West Ham, o qual perdeu nas duas primeiras rodadas (para Newcastle e Arsenal).

Aston Villa também vence em estreia

Como não entrou em campo na 1ª rodada, diante do Manchester City, o Aston Villa também teve sua estreia adiada para essa segunda-feira (21). Enfrentando o Sheffield United, que nestas duas primeiras rodadas mostrou estar longe de ser o mesmo time da temporada passada (que terminou na 9ª posição), o Aston Villa venceu em sua primeira partida da temporada, mas foi no sufoco. Mesmo com um jogador a menos desde os 12 minutos do primeiro tempo (por expulsão de John Egan), o Sheffield United teve a melhor chance de gol do primeiro tempo, em cobrança de pênalti, mas Emiliano Martínez pegou a cobrança de John Lundstram. Na etapa final, então, em cobrança de escanteio, Tyrone Mings desviou na primeira trave e Ezri Konsa apareceu para cabecear pro gol, marcando o único gol da partida e garantindo a vitória do Aston Villa na estreia. No próximo final de semana, pela 3ª rodada da Premier League, o Sheffield United recebe, em casa, o Leeds United, às 8 horas da manhã (horário de Brasília) de domingo (27). No dia seguinte, segunda-feira (28), às 14 horas, o Aston Villa visita o Fulham, que ainda não venceu na competição.

Próxima rodada da Premier League:

A 3ª rodada da Premier League inicia no próximo sábado (26), com a partida entre Brighton & Hove Albion e Manchester United logo às 8h30 da manhã no horário de Brasília. Assim como seu rival local (Manchester City), o United estreou apenas na 2ª rodada, tendo sido derrotado em casa pelo Crystal Palace (1-3). O Brighton perdeu na 1ª rodada, mas se recuperou no último domingo, vencendo o Newcastle fora de casa (0-3).

Na sequência, às 11 horas da manhã (do próximo sábado), o Crystal Palace recebe o Everton para a partida dos invictos. Ambas as equipes venceram nas duas primeiras rodadas e farão um duelo que pode ser um divisor de águas. Mesmo jogando fora de casa, o Everton carrega um leve favoritismo, principalmente por conta das contratações de peso que fez para esta temporada. O meia James Rodríguez, por exemplo, recém-chegado do Real Madrid, já se estabeleceu na equipe titular, tendo feito um dos gols da última vitória por 5 a 2 sobre o West Bromwich, além de ter dado uma assistência.

E por falar em West Bromwich, que atualmente ocupa a lanterna da competição (2 derrotas, 2 gols marcados e 8 sofridos), a equipe comandada pelo croata Slaven Bilic enfrenta o Chelsea na próxima rodada (ás 13h30 do próximo sábado).

A 3ª rodada da Premier League encerra na segunda-feira (28), às 16h15, com a grande partida entre Liverpool e Arsenal. Ambas as equipes venceram nas duas primeiras rodadas, já fizeram uma grande partida nesta temporada (pela Supercopa da Inglaterra) e certamente vão protagonizar mais um belo duelo. O mais esperado da 3ª rodada, além de Manchester City e Leicester.

Deixe um comentário