Real Madrid chega à última rodada da fase de grupos precisando vencer para avançar
Atualmente na 3ª posição do grupo B, o Real Madrid está muito próximo de acabar no mata-mata da Liga Europa (prêmio concedido ao 3º de cada grupo da Liga dos Campeões). A equipe comandada por Zinédine Zidane teve o azarão do grupo, o Shakhtar Donetsk, como seu maior vilão até aqui. Logo na estreia, em Madrid, o Real foi derrotado por 3 a 2 pela equipe ucraniana e, na última rodada, perdeu por 2 a 0 jogando fora.
Por conta disso, o Real Madrid chega para a última rodada da fase de grupos precisando da vitória para garantir um lugar nas oitavas de final da Liga dos Campeões. A decisão vai ser nesta quarta-feira (09), às 17 horas (de Brasília), em Madrid, quando o Real recebe o líder do grupo B, o Borussia Mönchengladbach.
Quem vencer, certamente vai estar na próxima fase da principal competição europeia de clubes. No caso do Borussia, com a liderança do grupo garantida. Um simples empate fora de casa já é suficiente, na verdade, para que a equipe alemã já esteja confirmada nas oitavas de final. Para o Real Madrid, porém, o empate não é muito interessante, pois a equipe espanhola teria de torcer por uma derrota do Shakthar diante da Internazionale para se classificar. Assim, Real e Inter terminariam com os mesmos 8 pontos, mas com a equipe de Madrid levando vantagem no critério de desempate, que é o confronto direto, no qual o Real venceu tanto em casa quanto fora. Em caso de empate nos dois confrontos, o Borussia se classifica na liderança e o Shakhtar avança em 2º com os mesmos 8 pontos do Real Madrid, que ficaria em 3º no critério de desempate. Portanto, é tudo ou nada para os merengues já nesta última rodada da fase de grupos, o que não acontece desde a temporada 2004/05, quando o Real teve de vencer a Roma na última rodada para se classificar ao mata-mata. E assim como aconteceu naquela oportunidade, a expectativa é de que o Real, maior vencedor da Liga dos Campeões, esteja mais uma vez nas oitavas de final do campeonato europeu. Para isso, Zidane mais uma vez não conta com Eden Hazard, que segue fora por lesão, e a imprensa espanhola dá como certa a escalação dos brasileiros Vinícius Júnior e Rodrygo no ataque, ao lado de Karim Benzema. O jornal As destacou a importância do cria da Gávea, que marcou o gol da vitória do Real Madrid na última partida, contra o Sevilla, pelo Campeonato Espanhol. Quanto ao menino da Vila, o qual chamaram de “Mr. Champions”, o As afirmou que os números justificam sua presença entre os 11 titulares na partida desta quarta-feira, ainda que Lucas Vázquez (que deve jogar na lateral) e Marco Asensio estejam à disposição do treinador. E para deixar os merengues ainda mais esperançosos, o capitão Sergio Ramos deve estar de volta ao lado de Raphael Varane na defesa.
Atlético de Madrid define 2º lugar do grupo A com o RB Salzburg
Na última rodada, o Atlético de Madrid conseguiu acabar com uma sequência de 15 vitórias do Bayern de Munique na Liga dos Campeões. A equipe espanhola abriu o placar com João Félix no primeiro tempo e conseguiram segurar a vantagem até os minutos finais do jogo, quando Thomas Müller deixou tudo igual para o Bayern cobrando pênalti que ele mesmo sofreu. Já garantido na liderança do grupo, o Gigante da Bavária perdeu a série de vitórias, mas segue invicto na competição há 16 partidas. Nesta quarta-feira, o Bayern de Munique enfrenta o Lokomotiv de Moscou (lanterna do grupo) em casa e, mesmo devendo ir à campo com uma equipe alternativa, tem tudo para manter a invencibilidade. Na outra partida do grupo, na Áustria, o RB Salzburg recebe o Atlético de Madrid na Red Bull Arena precisando de uma vitória para avançar às oitavas de final da Liga dos Campeões. O time de Salzburg conseguiu se manter na disputa pelo 2º lugar do grupo após vencer o Lokomotiv, fora de casa, na última rodada. O treinador norte-americano Jesse Marsch chegou até a poupar parte de seus titulares na última partida pelo Campeonato Austríaco, que a equipe acabou perdendo por 1 a 0. Isso para que o Salzburg tenha time completo e preparado para a decisão com o Atlético de Madrid desta quarta-feira. No entanto, o Atlético de Madrid vem em grande fase no Campeonato Espanhol, computando 8 vitórias e 2 empates em 10 rodadas, e lidera a competição de forma isolada: com 6 pontos de vantagem para o Real Madrid e há 12 de distância do Barcelona. Vale lembrar que, na temporada passada, apesar de ter decepcionado nas quartas de final, quando caiu para o RB Leipzig, o Atlético de Madrid eliminou o Liverpool nas oitavas de final (o qual lutava pelo bicampeonato na época). Portanto, não há dúvidas de que o Atlético de Madrid é amplo favorito para estar, mais uma vez, nas oitavas de final da Liga dos Campeões. Do outro lado, apesar de estar em alta no cenário europeu, o RB Salzburg deve ficar com o 3º lugar do grupo A, que garante lugar no mata-mata da Liga Europa.
Também nesta quarta-feira, logo às 14h55 (de Brasília), o Ajax recebe a Atalanta na Amsterdã Arena, na Holanda. A partida vale o 2º lugar do grupo D, ocupado pela Atalanta neste momento. Com 1 ponto a menos, o Ajax vem na 3ª posição do grupo e, por conta disso, precisa de uma vitória sobre a equipe italiana nesta última rodada para se classificar às oitavas de final. Do outro lado, apesar de jogar fora de casa, a Atalanta precisa de um simples empate para avançar na competição. Já classificado, na liderança do grupo D, o Liverpool enfrenta o lanterna Midtjylland nesta última rodada. E assim como os Reds, o Manchester City já está garantido na liderança do grupo C e enfrenta o lanterna Olympique de Marseille às 17 horas. O Porto vem na 2ª posição e, com 10 pontos somados, já está garantido nas oitavas.