Início » Colunas » Coluna do Verchai » Clássicos esquentam a 25ª rodada da Premier League

Clássicos esquentam a 25ª rodada da Premier League  

Liverpool e Everton fazem confronto direto na luta por vaga na próxima Liga dos Campeões

Com incríveis dezesseis pontos de diferença em relação ao atual líder, o atual campeão da Premier League (primeira divisão da Inglaterra) agora concentra suas forças na busca por um lugar no G4, que garante vaga na próxima Liga dos Campeões.

O campeonato chega à 25ª rodada neste final de semana e o Liverpool ocupa apenas a 6ª posição da tabela, dois pontos atrás do Chelsea (4º colocado). Três pontos atrás dos Reds, na 7ª colocação, vem o seu rival Everton, que também sonha com um lugar em competições europeias nesta temporada.

estádio do Liverpool, Anfield Road
Liverpool faz o clássico local contra o Everton em Anfield (Reprodução: Twitter/LFC)

A equipe azul de Liverpool investiu pesado em contratações e montou um elenco forte, visando bater de frente com o mais alto pelotão da Inglaterra: o chamado Big Six (formado pelo próprio Liverpool, além de Tottenham, Arsenal, Chelsea, Manchester City e Manchester United). No início da temporada, o Everton até alcançou a liderança da Premier League, mas tropeços diante de times menos afortunados afetaram no desempenho da equipe comandada por Carlo Ancelotti. O mais recente foi na penúltima rodada: derrota por 2 a 0 para o Fulham.

Na sequência, o Everton perdeu por 3 a 1 para o Manchester City. Ainda assim, o Everton segue relativamente próximo da zona de classificação para as competições europeias, estando cinco pontos atrás do 5º colocado (último na zona de classificação para a Liga Europa) com uma partida a menos (da 19ª rodada, contra o Aston Villa).

Em caso de derrota na próxima rodada, porém, o Everton volta a ficar em situação complicada na tabela de classificação, pois Aston Villa (8º), Tottenham (9º) e Arsenal (10º) também estão próximos e buscam uma vaga em competições europeias.

Da mesma forma a partida é decisiva para o Liverpool, que pode saltar para a 4ª posição da tabela com uma vitória no clássico, mas pode deixar os concorrentes abrirem vantagem caso tropece. A equipe de Jürgen Klopp, no entanto, chega embalada por uma vitória importante na última partida, válida pela ida das oitavas de final da Liga dos Campeões.

No primeiro turno, Everton e Liverpool empataram em 2 a 2 no Goodison Park. Agora, a expectativa é de mais uma partida com muitos gols, com favoritismo dos Reds por conta do momento e do forte sistema ofensivo que possui. O clássico acontece neste sábado (20), às 14:30 (horário de Brasília), com transmissão da ESPN Brasil em TV fechada.

Clássico londrino deve movimentar a parte de cima da tabela

Também no sábado, às 9:30, o Chelsea enfrenta o Southampton fora de casa lutando pela sua manutenção na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões. Os Blues estão invictos desde que Thomas Tuchel assumiu o comando da equipe. Depois de empatar sem gols com o Wolverhampton na estreia, em partida válida pela 20ª rodada, o técnico alemão embalou uma sequência de cinco vitórias (quatro delas pela Premier League). O Chelsea chega para o duro confronto com o Southampton em um grande momento e dificilmente vai ficar sem somar pelo menos um ponto, mesmo jogando fora de casa.

No domingo (21), a Premier League começa cedo, às 9 horas da manhã no horário de Brasília, com o clássico londrino entre West Ham e Tottenham, que vai ser transmitido pelo DAZN via streaming. Atualmente na 5ª posição da tabela, o West Ham quer os três pontos para seguir na busca por um lugar no G4, que garante classificação para a próxima Liga dos Campeões. Já o Tottenham, que vai jogar fora de casa, passa por um momento complicado e precisa desesperadamente da vitória para voltar a se aproximar da zona de classificação para as competições europeias. O Tottenham conquistou apenas três dos últimos quinze pontos que disputou: foram 4 derrotas e apenas uma vitória nas últimas cinco rodadas. A esperança dos torcedores dos Spurs vem da goleada sobre o Wolfsberger, da Áustria, na última quinta-feira (18), pela partida de ida da fase de 1/16 avos de final da Liga Europa. Son voltou a ser decisivo, Lucas apareceu bem, Carlos Vinícius marcou e até o galês Gareth Bale deixou o dele e, mais do que isso, fez uma boa partida. Mesmo assim, a expectativa é de que o West Ham consiga fazer uma partida equilibrada com o Tottenham, que pode acabar se expondo pela necessidade de vencer.

Arsenal pode segurar embalo do Manchester City ou vai ser apenas mais uma vítima?

Às 13:13 (horário de Brasília) deste domingo (21), a ESPN Brasil transmite a partida entre Arsenal e Manchester City, no Emirates Stadium, válida pela 25ª rodada da Premier League. Os Gunners lutam para acabar com as oscilações no campeonato para não deixar de alcançar vaga em competições europeias na próxima temporada, mas a missão está muito difícil. Atualmente com oito pontos atrás do último time na zona de classificação para a Liga Europa, o Arsenal vai precisar acabar com um tabu que já dura mais de cinco anos: vencer o Manchester City na Premier League. A última vez que o Arsenal venceu o City na competição inglesa foi no primeiro turno da temporada 2015/16, quando Arsène Wenger comandava os Gunners e Guardiola estava no Bayern de Munique. Sob o comando do técnico catalão, a única derrota do Manchester City para o Arsenal foi semifinal da Copa da Inglaterra da temporada passada (2019/20). Ao todo, Guardiola enfrentou Mikel Arteta em quatro oportunidades, das quais venceu três e perdeu apenas uma. Além disso, o Manchester City está em uma série espantosa de vitórias e de jogos invicto: são 24 partidas sem derrota, com 17 vitórias consecutivas. Mantendo um sistema ofensivo avassalador, que possui média de pouco mais de dois gols marcados por partida, Guardiola conseguiu equilibrar sua defesa, que agora aparece como a melhor do campeonato, com apenas 15 gols sofridos em 24 rodadas. Portanto, nada indica que o Manchester City vá perder o embalo diante do Arsenal, mas, pelo contrário, a expectativa é de que aumente a série invicta.

Deixe um comentário