Início » Colunas » Coluna do Verchai » Campeonato Paulista segue no Rio de Janeiro?

Campeonato Paulista segue no Rio de Janeiro?  

Corinthians jogou, Palmeiras vai jogar, mas confronto entre Ponte Preta x Santos está suspenso

Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol (Foto: reprodução/Twitter)

Na última terça-feira (23), depois de o Governo do Estado de São Paulo ter decretado a paralisação de todos os serviços “não-essenciais” para a subsistência do povo, incluindo o futebol, o Corinthians fez sua partida contra o Mirassol no Estádio Raulino de Oliveira, em Volta Redonda, no Rio de Janeiro. A partida, que abriu a 5ª rodada do Campeonato Paulista, terminou em vitória suada do Corinthians, por 1 a 0, e serviu para o Timão se isolar ainda mais na liderança do grupo A, com onze pontos somados até aqui (três vitórias e dois empates). No entanto, já na manhã desta quarta-feira (24), a Federação Paulista de Futebol (FPF) anunciou a suspensão da partida entre Ponte Preta e Santos, que aconteceria nesta quinta-feira (25), também pela 5ª rodada do Paulistão. Isso porque a partida havia sido mandada para o estádio de São Januário, no município do Rio de Janeiro, mas Prefeitura da capital do estado do Rio de Janeiro, assim como o governo paulista, decretou a paralisação de todos os eventos esportivos por conta da pandemia. Mesmo assim, como se tratou de uma decisão municipal, a partida atrasada entre São Bento e Palmeiras, válida, ainda, pela 3ª rodada do Campeonato Paulista, está confirmada para esta quarta-feira, às 22 horas (de Brasília), pois, assim como Mirassol x Corinthians, foi marcada para acontecer no município de Volta Redonda. No entanto, a cidade do Sul Fluminense está sendo sobrecarregada com a possibilidade de acontecer jogos até da Copa do Brasil, além do clube local, o Volta Redonda, e definiu que receberia jogos do Campeonato Paulista apenas na terça e na quarta-feira. Com isso, o Campeonato Paulista volta a estar temporariamente suspenso após a partira atrasada da 3ª rodada, entre São Bento e Palmeiras. A princípio, a competição estadual retorna no início de abril, quando termina a suspensão do governo paulista. Por outro lado, a medida pode ser prorrogada se os casos de Covid continuarem a crescer no estado.

Prévia de Palmeiras x São Bento

Desde que o Verdão conquistou a Copa do Brasil de 2020, ainda no início deste mês, Abel Ferreira e alguns de seus principais jogadores estão de férias. Assim, o técnico interino, João Martins, comandou uma equipe alternativa nas primeiras rodadas deste Campeonato Paulista. Mesmo assim, o Palmeiras vem fazendo boa campanha até aqui, com duas vitórias e um empate (no clássico contra o Corinthians) nas três partidas que disputou. Vale lembrar que o clássico foi logo na primeira rodada da competição estadual, em meio à disputa das duas partidas que definem o título da Copa do Brasil e, portanto, o Palmeiras não estava nem um pouco concentrado e interessado no duelo, enquanto o Corinthians se preparou bastante para o confronto, ainda que não contasse com alguns jogadores importantes na oportunidade, como o goleiro Cássio e o lateral-direito Fagner. Para a partida desta quarta-feira, por outro lado, o interino João Martins vai ter à sua disposição grande parte do elenco principal, e deve ir com força máxima em busca dos três pontos que a equipe precisa para retomar a liderança do grupo C, que neste momento pertence ao RB Bragantino. Além disso, o Ituano, terceiro colocado do grupo, soma os mesmos sete pontos do Palmeiras e só não assumiu a ponta da tabela porque perdeu para o Santos, na Vila Belmiro, na última rodada. Com isso, como o Verdão tem uma partida a menos, precisa vencer para assumir a liderança do grupo C e abrir vantagem em relação aos concorrentes, que estão firme na busca por uma vaga nas fases finais. É evidente que o Palmeiras não vai querer forçar ninguém que esteja com qualquer mínimo problema, mas a expectativa é de que entre em campo com grande parte dos jogadores que já estão treinando normalmente com o restante do grupo, como o goleiro Weverton, o meia Raphael Veiga e o atacante Rony, um dos principais destaques da última Libertadores. Portanto, o São Bento dificilmente vai conseguir somar pontos nesta partida que teoricamente deveria ser em seu território, mas vai acontecer em campo neutro.

Corinthians sofre, mas volta a vencer e se isola como maior pontuar do Campeonato Paulista

Na última terça-feira, Corinthians e Mirassol fizeram o duelo dos invictos e um deles acabou sofrendo a primeira derrota dentro da competição estadual. A equipe comandada por Vagner Mancini chegou para a partida embalada por uma sequência de três vitórias, e o técnico contou com o elenco completo para conquistar os três pontos. No entanto, o início de partida em Volta Redonda não foi nada animadora para os torcedores corintianos. A equipe do interior paulista surpreendeu o time da capital com qualidade no meio de campo para controlar a posse de bola e velocidade para infiltrar na marcação adversária em qualquer oportunidade. Foi assim que o Mirassol criou a primeira grande chance de marcar: após tabela no meio de campo, Diego Gonçalves recebeu na cara do gol, mas parou em grande defesa do goleiro Cássio. O Mirassol seguiu pressionando, até que, aos vinte minutos, o Corinthians conseguiu colocar a bola no chão, manter um pouco da posse de bola e, em um belo lançamento de Gabriel, Fagner escapou livre de marcação pelo lado direito e cruzou na área para Gustavo Silva marcar. Foi o segundo jogo e o primeiro gol do atacante de 23 anos nesta temporada, o qual também é conhecido como Gustavo Mosquito ser um jogador que incomoda qualquer defensor adversário, e vem comprovando isso dentro de campo desde que recebeu a confiança do técnico Vagner Mancini, no ano passado. E o gol de Gustavo foi fundamental para que o Corinthians conseguisse equilibrar as ações ofensivas no restante da partida. O Mirassol só voltou a crescer nos minutos finais, mas não levou grande perigo até os acréscimos do segundo tempo, quando Fabio Santos deixou o braço esticado e o cruzamento de Lucas Silva desviou na mão do lateral dentro da área. O pênalti foi marcado imediatamente pelo árbitro e confirmado pelo VAR, mas a cobrança de Fabrício Daniel parou em mais uma grande intervenção do goleiro Cássio, que acabou garantindo a terceira vitória do Corinthians no Campeonato Paulista. Com o resultado, a equipe alcançou os onze pontos na competição e se isolou com a melhor pontuação do campeonato e só pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no “ranking geral” da classificação, caso o alviverde vença as duas partidas que tem a menos neste momento.

 

Deixe um comentário