O Campeonato Carioca vem se aproximando da grande final e os grandes nomes que se enfretam nas semis são Fluminense, Portugues, Volta Redonda e Flamengo.
Fluminense enfrenta a Portuguesa na outra semifinal
O onfronto desta semifinal do Campeonato Carioca é entre Fluminense e Portuguesa, às 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (02/05), no Estádio Luso Brasileiro do Rio de Janeiro.
De um lado temos o Fluminense, erminou na vice-liderança da Taça Guanabara e disputa a Série A do Campeonato Brasileiro e, neste momento, se preocupa com a fase de grupos da principal competição sul-americana (a Libertadores).
Do outro lado, a Portuguesa, que ficou na terceira posição da tabela e disputa o Campeonato Carioca como a principal competição de 2021, e o usa como uma forma de se classificar para a Copa do Brasil ou para a Série D do Campeonato Brasileiro.
A Portuguesa surpreendeu bastante na Taça Guanabara, tendo perdido apenas duas vezes, empatado três e vencido seis. Além da vitória sobre a equipe reserva do Fluminense, na 2ª rodada da Taça Guanabara, a Portuguesa também teve um empate em 2 a 2 com o Flamengo, na penúltima rodada, e contando com a vitória sobre o Boavista na última rodada, o time completou uma sequência de sete partidas sem derrota.
No entanto, além de todo o favoritismo, o Tricolor das Laranjeiras tem a vantagem de avançar à decisão do campeonato estadual em caso de empate no placar agregado, fazendo esta primeira partida fora de casa e decidindo a classificação no Maracanã.
Treino começando no CT Carlos Castilho! Marcos Felipe no aquecimento por aqui. #TimeDeGuerreiros pic.twitter.com/3TDxoDQ9WP
— Fluminense F.C. (@FluminenseFC) April 30, 2021
Na outra semi final, jogam Flamengo x Volta Redonda
Na outra seimfinal, que acontece Neste sábado (01), às 21:05 (horário de Brasília), o Volta Redonda recebe o Flamengo no Estádio Municipal General Raulino de Oliveira pela partida de ida das semifinais do Campeonato Carioca.
No último fim de semana, Flamengo e Volta Redonda fizeram o duelo mais importante da última rodada da Taça Guanabara, pois valia a liderança e, consequentemente, o título da competição (classificatória para o mata-mata do Campeonato Carioca e para a Taça Rio). Por conta da sequência exaustiva de jogos (esta semifinal vai ser a sétima partida em um período de três semanas), o Flamengo foi a campo com um time alternativo, para poupar a maioria de seus titulares, mas ainda assim, conseguiu a vitória por 2 a 1 sobre o Volta.
Com o resultado, o Flamengo garantiu a liderança e o título da Taça Guanabara, além da vantagem no mata-mata da competição estadual. Isso porque o líder (e campeão), que joga contra o 4º colocado nas semifinais do Campeonato Carioca, assim como o vice-líder, que enfrenta o 3º colocado, levam para a primeira fase do mata-mata a vantagem de jogar a partida de volta em casa e se classificar em caso de empate no placar agregado (sem critério de gol marcado fora de casa e sem decisão por pênaltis). E é exatamente contra o Volta Redonda, que terminou na 4ª posição depois da derrota, que o Flamengo vai jogar nas semifinais.
Para a próxima partida, o Flamengo deve mais uma vez poupar boa parte da equipe titular, mas chega motivado para conseguir um resultado positivo já nesta primeira partida da semifinal. Na outra partida contra o rubro-negro, o Volta Redonda evidenciou seu alto nível de competitividade, mas também comprovou que dificilmente vai conseguir vencer o favorito ao título.
Fortes e focados! Vamos, Voltaço!!! 👊💛🖤🤍
📸: André Moreira/VRFC#EuSouVoltaço #EsquadrãoDeAço #Cariocão2021 pic.twitter.com/8zoJgKtDP9
— Volta Redonda FC (@VoltacoFC) April 29, 2021
Semifinais da Taça Rio
Além dos classificados para as semifinais do Campeonato Carioca, que disputam o grande título estadual, outros quatro times se classificaram para as semifinais da Taça Rio.
O Vasco da Gama, que ficou na 5ª posição, vai enfrentar o 8º colocado, Madureira, com a vantagem de fazer a partida de volta em casa e avançar para a final em caso de empate no placar agregado. o Vasco, ainda se apega à invencibilidade que construiu desde a estreia do técnico Marcelo Cabo, na terceira rodada da Taça Guanabara (desde então foram seis empates e cinco vitórias em onze partidas)
Da mesma forma, o Nova Iguaçu, que terminou na 6ª posição e vai enfrentar o Botafogo, 7º colocado. E o Botafogo, que decepcionou bastante neste início de temporada tem a desvantagem em caso de empate no placar agregado e deve ter muita dificuldade para alcançar a classificação, até porque o adversário, o Nova Iguaçu, possui uma equipe muito equilibrada.
Fernando Verchai
Leia também:
Carioca: Fluzão goleia Madureira e garante vantagem do empate
11º e última rodada da Taça Guanabara
Fluminense: torcida prepara mosaico para estreia na Liberta
Estreia do Fluzão na Liberta contra o River e resultados dos brasileiros