Início » Colunas » Coluna do Verchai » Botafogo pode fechar 25ª rodada como vice-líder da Série B

Botafogo pode fechar 25ª rodada como vice-líder da Série B  

Às 19h desta quinta-feira (23) o Botafogo vai encerrar a 25ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro enfrentando o CSA no Estádio Rei Pelé, em Maceió. Essa partida, que contará com a presença de torcida ao estádio, terá transmissão ao vivo do SporTV na TV fechada.

Botafogo pode assumir vice-liderança da Série B

troféu da série b
Troféu de campeão da Série B (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Depois de mais de um ano, o CSA voltará a ter o apoio da torcida no estádio (a última vez foi em março do ano passado), mas a liberação da prefeitura, em acordo com o clube, foi de apenas 3 mil pessoas (sócios e com comprovação da imunização completa ou exame negativo para Covid). A equipe alagoana chega motivada por uma vitória fora de casa, diante do Londrina (18º), e espera contar com o apoio dos 3 mil sócios torcedores para voltar a vencer em casa, o que não conseguiu nos últimos 2 jogos. A última vitória do CSA em casa, porém, foi diante do líder, Coritiba, e pelo placar de 3 a 0, o que liga um sinal de alerta para o embalado Botafogo. O Alvinegro Carioca chega motivado sob o comando de Enderson Moreira, que assumiu o clube na 14ª rodada e, desde então, computou 10 vitórias, além de 1 empate e 1 única derrota. O Botafogo venceu as últimas 5 rodadas de forma consecutiva e está muito próximo de assumir a vice-liderança da Série B, basta um empate com o CSA na partida desta quinta-feira para que o time carioca assuma a 2ª posição da tabela, pois alcançaria os mesmos 45 pontos do Goiás e levaria vantagem no número de vitórias, assim como no saldo de gols. Uma vitória, no entanto, garantiria ao Botafogo a vice-liderança com folga de 2 pontos para o Goiás, atual vice-líder, e deixaria a equipe de Enderson Moreira há apenas 2 pontos de distância do Coritiba, que é líder da Série B desde o fim do primeiro turno. Sem perder há 7 rodadas e vindo de 5 vitórias consecutivas (uma destas sobre o Coritiba), a expectativa do Botafogo certamente é voltar a vencer para encostar na liderança da Série B e, de quebra, ficar cada vez mais próximo de retornar à Série A.

Goiás perde para o Avaí fora de casa e pode deixar a vice-liderança da Série B

O Goiás bem que tentou vencer o Avaí jogando na Ressacada, em Florianópolis, e teve chances para abrir o placar e, quem sabe, arrancar os 3 pontos fora de casa. No entanto, em uma partida muito bem disputada, o time da casa teve o domínio das ações ofensivas e criou as melhores oportunidades. Principalmente no segundo tempo, o Avaí conseguiu controlar completamente o Verdão Goiano, até que, aos 35 minutos, Valdívia abriu espaço no meio de campo e acionou Jonathan, que girou na entrada da área e contou com desvio da zaga para vencer o goleiro Tadeu, marcando o gol que deu a vitória ao Avaí. O Goiás não conseguiu reagir e acabou estacionando nos 45 pontos, que o deixaram muito próximo de, mais uma vez, deixar a vice-liderança da Série B. Além disso, a distância para o primeiro time fora da zona de acesso para a Série A, o Guarani (5º colocado), diminuiu para 4 pontos, e o Avaí, 6º colocado, agora está há 5 pontos do Goiás.

Coritiba empata com o Vitória fora de casa, mas mantém liderança isolada da Série B

Depois da derrota para o Botafogo na 21ª rodada e o risco iminente de perder a liderança do campeonato, o Coritiba voltou a emplacar uma sequência de vitórias para mais uma vez abrir boa vantagem no topo da tabela de classificação. Foram 3 vitórias consecutivas até o tropeço da última quarta-feira (22), diante do Vitória, fora de casa. Teoricamente, o Coritiba tinha os 3 pontos como obrigação, por estar diante de uma equipe que ocupa a 17ª posição da tabela, ou seja, que está na zona de rebaixamento. No entanto, o Vitória não se acanhou diante do líder, avançou suas linhas de marcação desde os primeiros minutos de jogo e terminou o primeiro tempo podendo até acreditar em somar os 3 pontos. No segundo tempo, a partida ficou franca, mas os goleiros de Coritiba e Vitória, Wilson e Lucas Arcanjo, respectivamente, garantiram que o zero não saísse do placar. Com o resultado, o Coxa se manteve na liderança, com 49 pontos somados em 25 rodadas disputadas, ficando há 4 pontos do vice-líder, Goiás, e 5 do Botafogo, que ainda vai jogar na rodada. O Vitória, por sua vez, voltou à 17ª posição da tabela, com 25 pontos, ficando 2 pontos atrás do 16º colocado, Vila Nova, que é o primeiro fora da zona de rebaixamento, a qual é completada por Londrina (18º – 24 pontos), Confiança (19º – 18 pontos) e Brasil de Pelotas (20º – 16 pontos).

Vasco e Cruzeiro empatam e seguem distantes do sonho de voltar à elite do futebol nacional

Buscando uma melhora de desempenho sob o comando de Fernando Diniz, o Vasco da Gama empatou a segunda consecutiva com o novo técnico e segue distante da zona de acesso à Série A do Brasileirão, há exatos 10 pontos neste momento, faltando 13 rodadas para o fim do campeonato. O Cruzeiro, por sua vez, chegou a 12 jogos de invencibilidade, 10 deles sob o comando de Vanderlei Luxemburgo. A Raposa já não se preocupa tanto com a zona de rebaixamento, mas também está distante da parte de cima da tabela de classificação: com 31 pontos, ocupa a 13ª posição, há 6 pontos do Z-4 e 13 do G-4. De acordo com o GE, as chances de retorno do Cruzeiro à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro é menor do que 1%, enquanto as chances de acesso do Vasco são de apenas 3%. Apesar disso, os jogadores ainda acreditam que é possível, assim como fez o Botafogo. O ídolo cruzeirense, o goleiro Fábio, afirmou que o time tem um espírito vencedor com Vanderlei Luxemburgo, e o centroavante destaque do Vasco da Gama, Morato, acredita na evolução do cruz-maltino com Fernando Diniz.

Deixe um comentário