Início » Colunas » Coluna do Verchai » O que se pode esperar da equipe do Botafogo neste Brasileirão

O que se pode esperar da equipe do Botafogo neste Brasileirão  

O Botafogo é um dos mais tradicionais times do futebol brasileiro. O maior ídolo do clube é nada mais nada menos que Garrincha. O eterno camisa 7 é um dos maiores jogadores de todos os tempos no futebol mundial. 

Hoje, o Glorioso passa por uma restruturação no seu elenco, e busca reforços para elevar ainda mais a qualidade técnica de seus jogadores, após disputar e ser campeão da série B sob o comando do ex-treinador da equipe Enderson Moreira o clube voltou a elite do futebol nacional com “moral”. 

em destaque jogadores do botafogo cumprimentam torcedores após jogo com sampaio correa no engenhão
(Foto: Vitor Silva/Botafogo)

O treinador que foi dispensado da equipe logo após a venda do clube para o empresário John Textor. O novo dono da equipe decidiu não dar continuidade ao trabalho do técnico, por achar que o estilo de jogo do treinador não fosse o ideal para o novo ciclo do clube. Decidiu então buscar no mercado o treinador Luís Castro. O treinador português já comandou equipes como o Porto, Vitória Guimarães e Shakhtar Donetsk. Com a contratação de um treinador estrangeiro a ideia do clube é implantar um estilo de jogo mais moderno e ofensivo no clube carioca.

A equipe que voltou esse ano para a elite do futebol nacional, e já no primeiro jogo acabou sendo derrotado pela a equipe do Corinthians com um placar de 1×3 jogando em seus domínios.

ainda não conseguiu mostrar consistência na série A e em alguns jogos chegou a receber vaias da sua torcida por conta de resultados ruins demonstrados em campo. 

Agora atuando novamente na elite do futebol brasileiro o Botafogo estreou na competição já com derrota jogando em casa diante da equipe do Corinthians por 1×3. A equipe conseguiu seu primeiro triunfo diante do Ceará quando visitou a equipe nordestina e venceu por 1×3 com gols de Vitor Sá (1) e Erison (2) com essa vitória o treinador já conseguiu mostrar um pouco do que ele quer trazer para o Botafogo.

Pela 3ª rodada e em seu segundo jogo consecutivo fora de casa a equipe ficou apenas no empate quando enfrentou o Atlético-GO por 1×1 em um jogo digamos que um tanto “morno”.

Após outro empate agora diante da juventude por 1×1 o Botafogo, conquistou sua segunda vitória diante do Flamengo em uma partida disputada jogando como visitante. Essa foi uma das vitórias mais importantes da equipe na competição. Em Resumo a equipe do Botafogo, hoje ocupa a 7ª posição na tabela classificatória do Brasileirão, até aqui já são 5 vitórias, 3 empates e 5 derrotas somando um total de 18 pontos em 13 jogos. 

A entrega dos jogadores na partida contra o Internacional, certamente deixou seus torcedores bem mais contentes com a equipe, principalmente por emplacar a sua segunda vitória seguida depois de uma sequência ruim de jogos sem vencer. Essa vitória trouxe mais tranquilidade para o ambiente de trabalho no clube e para o treinador que já tinha começado a ser pressionado. 

Já pela Copa do Brasil o Botafogo tem o América-MG como próximo adversário jogando pelas oitavas de finais da competição. O primeiro jogo entre as equipes é no próximo dia 30/06/22 na casa do América-MG e o segundo jogo ocorre no dia 14/07/22 no estádio Nilton Santos. 

Um jogador que vem se destacando nesta equipe na “era John Textor” e um dos primeiros contratados é o meio campista Lucas Piazon o atleta teve muita dificuldade no início do ano para ter sequência no time. Em sua chegada, o camisa 43 estava lesionado e com problemas físicos. Com uma lista extensa de desfalques, o comandante português viu o time ter uma queda brusca de rendimento e ficar cinco jogos sem vencer na competição. Elementos que, somados a opção pelo esquema com três zagueiros, acabaram abrindo espaço para o retorno de Piazon ao time titular.

Em sua volta, no jogo contra o São Paulo, já com a nova formação, o meio-campista teve uma boa atuação. No épico triunfo diante do Internacional, em Porto Alegre, mais uma exibição destacada. Piazon, inclusive, já havia falado sobre sua familiaridade com o novo esquema.

“Eu gosto dessa formação. Venho jogando assim nos últimos dois, três anos da minha carreira. É uma formação que me sinto confortável” – disse o jogador, após vitória sobre o São Paulo, no Nilton Santos.

Já no Beira-Rio, diante de toda adversidade e dificuldade do jogo com desfalques, expulsões no início e atrás no placar, Lucas deu dinâmica ao meio de campo e teve tranquilidade para ditar o ritmo da equipe.

Agora longe do Z4 o Alvinegro buscar manter a regularidade na competição e vai buscar a terceira vitória seguida na competição para se manter entre os 10 primeiros da tabela e quem sabe não ficar entre os 5 primeiros colocados. 

O grande problema para o Botafogo para o clássico contra o Fluminense no próximo domingo são os desfalques que é o técnico Luís Castro, o zagueiro Philipe Sampaio e o meia Lucas Piazon foram expulsos no fim de semana. Além deles, os volantePatrick de Paula e Kayque receberam o terceiro cartão amarelo.

O elenco ainda conta com uma série de jogadores que foram desfalques no fim de semana por lesão.

Os alvinegros vão ter pelo menos uma boa notícia. O zagueiro Victor Cuesta retorna ao time. Ele não atuou contra o Internacional por questões contratuais – e também porque recebeu o terceiro amarelo. Outro titular que volta é Kanu, após cumprir suspensão.

O Botafogo talvez não seja um forte candidato ao título da competição mais com certeza os planos da equipe esse ano não é “somente garantir a permanência” na primeira divisão, e sim brigar por uma vaga na Copa Libertadores e garantir um bom rendimento passando de fase na Copa do Brasil.

Deixe um comentário