Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão do fim de semana de campeonatos europeus

Previsão do fim de semana de campeonatos europeus  

Paris Saint-Germain tenta abrir vantagem na liderança do Campeonato Francês.

Neymar, estrela do PSG (Reprodução: Instagram)

Nesta sexta-feira (22), às 17 horas, o Paris Saint-Germain recebe o Montpellier no Parque dos Príncipes, em Paris, para partida que marca a abertura da 21ª rodada da Ligue 1 (a primeira divisão da França) e que vai ser transmitida no aplicativo da OneFootball. Embalado por uma invencibilidade de seis rodadas, o PSG alcançou a liderança da tabela depois de ter vencido nas últimas duas rodadas de forma consecutiva. Em meio a esta sequência positiva, o time da capital francesa também conquistou o título do Trophée des Champions (uma espécie de Supercopa da França), vencendo o Olympique de Marseille por 2 a 1 na decisão. A conquista certamente dá ainda mais confiança para o técnico Mauricio Pochettino, que assumiu o comando da equipe recentemente e, em quatro partidas jogadas, ainda não sabe o que é perder. Além de tudo isso, o treinador argentino também conta com elenco completo para a partida desta sexta-feira, frente ao Montpellier. Destaque para o camisa 10 Neymar, que foi decisivo na Supercopa, e para Kylian Mbappé, que não passa por um bom momento, mas ainda é o artilheiro do Campeonato Francês, com 12 gols marcados até aqui. Do outro lado, o Montpellier passa por um péssimo momento: sem vencer há seis rodadas (das quais perdeu quatro), o clube deixou a zona de classificação para competições europeias e agora é apenas o 11º colocado. Por conta disso, fica difícil de imaginar que o Montpellier consiga se recuperar logo diante do líder do campeonato, jogando fora de casa. A expectativa é de que o PSG vença com tranquilidade, possivelmente marcando mais de um gol ou até mesmo aplicando uma goleada. Caso isso aconteça e o Paris saia de campo vitorioso, abre três pontos de vantagem para o Lille (2º colocado), que entra em campo pela 21ª rodada no domingo (24), às 13 horas, também com transmissão da OneFootball através de seu aplicativo. No entanto, diferentemente do PSG, a partida do Lille é fora de casa e contra uma equipe que segue firme na zona de classificação para as competições europeias. Atualmente na 5ª posição, o Rennes ostenta uma invencibilidade de sete rodadas, das quais venceu cinco. Portanto, a partida deve ser um verdadeiro teste para as pretensões do Lille dentro do Campeonato Francês. Caso tropece, o Lille pode ser ultrapassado pelo Lyon, que perdeu a liderança por conta de tropeços nas últimas duas rodadas, mas que tem boas chances de voltar à luta pelo topo da tabela de classificação. No entanto, o Lyon vai ter partida complicada nesta rodada, enfrentando o Saint-Étienne (16º colocado) fora de casa.

Líder isolado do primeiro turno, Bayern de Munique mantém hegemonia na Bundesliga.

Mais uma temporada vai passando e o “rolo compressor” da Bavária se mantém imbatível na luta pelo título da Bundesliga (a primeira divisão da Alemanha). Mesmo não estando invicto, o Bayern lidera o campeonato com folga de quatro pontos para o segundo colocado ao fim do primeiro turno, somando 39 pontos em 17 rodadas (são 12 vitórias, 3 empates e apenas 2 derrotas). Por incrível que pareça, o ponto mais forte da equipe bávara não está na defesa, que já foi vazada 25 vezes e é apenas a sétima menos vazada, mas sim no ataque. Com média de quase três gols marcados por partida, o Bayern tem 16 gols a mais que o segundo time que mais balançou as redes na Bundesliga. Grande parte disso passa pelos pés do eleito melhor jogador do mundo pela FIFA na temporada 2019/20: Robert Lewandowski. O atacante polonês é responsável por 22 dos 49 gols que o Bayern de Munique marcou nas 17 rodadas que foram disputadas até aqui (como a Bundesliga é disputada entre 18 clubes, o primeiro turno já foi), tendo média de mais de um gol marcado por partida. Para se ter uma ideia, o vice-artilheiro (Erling Haaland) tem apenas 12 gols marcados, e o vice-líder (RB Leipzig) computa um total de 29 gols no campeonato. Neste sábado (23), o Leipzig enfrenta o Mainz (17º colocado) fora de casa com grandes chances de somar os três pontos e diminuir a distância para o líder Bayern, que faz clássico com o Schalke 04 fora de casa no domingo (24), às 11:30 (horário de Brasília), com transmissão da TV Bandeirantes em canal aberto. O Schalke é o lanterna da Bundesliga neste momento, estando dez pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento. Por conta disso, uma derrota para o Bayern pode ser desastrosa para a equipe, que pode voltar a ser rebaixada depois de mais de trinta anos (a última vez que o Schalke 04 caiu foi em 1988). Nesta temporada, Bayern e Schalke se enfrentaram na primeira rodada, com vitória por 8 a 0 da equipe da Bavária na Allianz Arena, em Munique.

No Campeonato Italiano, a Atalanta tenta segurar o líder Milan.

Neste sábado (23), às 14 horas (de Brasília), a Atalanta vai até Milão para enfrentar o líder da Série A Tim (primeira divisão da Itália) no estádio Giuseppe Meazza (o San Siro), em partida que também vai ser transmitida pela Rede Bandeirantes, além da TNT Sports em TV fechada. Na liderança do campeonato com três pontos de folga para o 2º colocado, o Milan vem embalado por duas vitórias consecutivas e certamente espera somar pontos nesta 19ª rodada, para terminar o primeiro turno na liderança isolada. No entanto, a Atalanta (sensação da Liga dos Campeões na temporada passada) não perde há nove rodadas (das quais venceu cinco) e também quer os três pontos para ter chances de terminar o primeiro turno na zona de classificação para a próxima Liga dos Campeões.

No mesmo dia e horário da partida do líder, a vice-líder Internazionale também entra em campo, para enfrentar a Udinese (15ª colocada) fora de casa. A equipe comandada por Antonio Conte precisa vencer e torcer por uma derrota do Milan para terminar o primeiro turno igualado em pontos com o rival.

Deixe um comentário