Início » Colunas » Coluna do Verchai » Barça, Atlético e Sevilla estreiam em La Liga

Barça, Atlético e Sevilla estreiam em La Liga  

Atual campeão, Real Madrid vai em busca da primeira vitória.

(Imagem: reprodução)

Neste sábado (26) começa a 3ª rodada do Campeonato Espanhol (La Liga Santander) e, às 16 horas, o Real Madrid entra em campo, diante do Real Betis, fora de casa, buscando sua primeira vitória na competição. Não tendo disputado a 1ª rodada, o atual campeão enfrentou o Real Sociedad na rodada seguinte, com Rodrygo e Vinícius Junior de titulares, junto com Karim Benzema no ataque, mas a partida não saiu do zero. Os brasileiros, porém, podem não estar entre os titulares na próxima partida (ao menos não juntos), uma vez que o técnico Zinèdine Zidane afirmou que Eden Hazard, totalmente recuperado de lesão, se colocou à disposição para a próxima partida. Mesmo com a equipe merengue tendo negociado jogadores de renome (Gareth Bale e James Rodríguez) e investido em contratações pontuais e de valor baixo, o técnico francês também afirmou, em entrevista coletiva, que não vai pedir reforços: “pode acontecer de tudo até o dia 5 de outubro (data de encerramento da janela de transferências na Espanha). Interessa para vocês (da imprensa) quem vai vir, mas estou contente com o meu elenco” disse Zidane. As únicas novidades do Real Madrid em sua estreia na temporada, que não foram assim tão novidades, foram do meia norueguês Martin Odegaard, que já pertencia ao time merengue, mas estava emprestado ao Real Sociedad na temporada passada, além Sergio Arribas e Marvin Park (que entraram no segundo tempo e foram recentemente promovidos da equipe B). O Betis, por sua vez, adversário do Real Madrid, disputou as duas primeiras rodadas e venceu ambas (diante do Alavés e do Real Valladolid, time do Ronaldo “Fenômeno”). Sob o comando de Manuel Pellegrini nesta temporada (ex-técnico do West Ham, da Inglaterra), o Real Betis segue com a mesma base da temporada passada e certamente vai ser um adversário indigesto para o time de Madrid.

Barcelona estreia oficialmente sob o comando de Ronald Koeman.

Depois de uma temporada frustrante e muita polêmica envolvendo jogadores, comissão técnica e diretoria, o Barcelona tenta se reconstruir sob o comando de Ronald Koeman, que parece ter sido contratado, principalmente, para servir como um intermediário entre diretoria e jogadores. Muito se falou sobre a saída, inclusive, de Lionel Messi, que chegou a informar à direção que desejava fazer uso de uma cláusula contratual que lhe permitia deixar o clube ao fim da temporada. No entanto, como era de se esperar, o presidente do clube não permitiu que o argentino saísse gratuitamente e ameaçou ir à justiça para impedir que isso acontecesse. Até porque, de acordo com a visão do clube culé, a cláusula deveria ter sido utilizada pelo jogador no mês de maio, quando normalmente encerram as temporadas europeias. Sendo assim, como o jogador preferiu não entrar em briga judicial com o clube que defende desde os 14 anos de idade, o qual o formou e bancou o caro tratamento de uma doença que impedia o argentino de crescer, a parceria entre Barcelona e Messi vai permanecer por pelo menos mais uma temporada. Além do camisa 10 e principal jogador, o Barcelona de Koeman deve estrear em La Liga com uma equipe semelhante à que disputou o Troféu Joan Gamper, disputado no último dia 19: com Neto, Jordi Alba, Sergi Roberto, Clément Lenglet, Gerard Piqué; Sergio Busquets, Frenkie de Jong, Philippe Coutinho; Lionel Messi, Griezmann e, ao invés de Ansu Fati (machucado), Ousmane Dembélé (ou Francisco Trincão) deve ficar com a vaga no time titular. Para a partida e o restante da temporada, a equipe do holandês Ronald Koeman ainda conta com nomes como Ter Stegen, Samuel Umtiti, Júnior Firpo, Carles Aleña, Riqui Puig e o recém-chegado, junto à Juventus, Miralem Pjanic.

Podendo ter novidade, Atlético de Madrid estreia diante do atual líder.

Também neste domingo teremos a estreia oficial do Atlético de Madrid, que enfrenta o Granada às 11 horas da manhã (horário de Brasília). Apesar de o adversário ter vencido nas duas primeiras rodadas e, neste momento, liderar a competição, o Atlético tem boas chances de acabar com o embalo do Granada. Nesta sexta-feira (25), o time colchonero anunciou a contratação oficial do atacante Luis Suárez, junto ao Barcelona, o qual vai vestir a camisa 9 do Atlético e pode, mas não deve estrear nesta rodada, tendo em vista que ainda não treinou com o restante do elenco. O atacante uruguaio chega para reforçar uma equipe jovem, mas já consolidada sob o comando de um técnico experiente, e a expectativa, segundo Felipe, é alta: “espero conquistar um título com a camisa do Atlético” afirmou o zagueiro brasileiro em entrevista ao ge.globo. Sendo assim, o Atlético de Madrid deve entrar em campo sem nenhuma novidade em relação à temporada passada: com Oblak (goleiro); Trippier ou Vrsaljko (lateral-direito), Renan Lodi (lateral esquerdo), José Giménez e Felipe (zagueiros); Thomas Partey, Marcos Llorente, Koke e Saúl Ñiguez (formando a linha de 4 do meio de campo); e Diego Costa e João Félix (ou Ángel Correa) no ataque.

Às 13h30 de domingo é a vez do Sevilla entrar em campo pela primeira vez no Campeonato Espanhol, mas não na temporada, tendo em vista que disputou a Supercopa da Europa com o Bayern de Munique na última quinta-feira (24), terminando derrotado, na prorrogação, por 2 a 1 (resultado que frente ao atual campeão da Liga dos Campeões é quase uma vitória). Na estreia por La Liga, o Sevilla enfrenta o Cádiz (recém promovido à 1ª divisão) fora de casa, mas até mesmo um empate seria surpreendente, pois a equipe de Julen Lopetegui carrega grande favoritismo.

Deixe um comentário