Início » Esportes » Futebol Nacional » Bahia demite Mano e afasta Ramírez. Gerson sofre racismo

Bahia demite Mano e afasta Ramírez. Gerson sofre racismo  

A rodada de domingo do Brasileirão terminou marcada por novo caso de racismo no futebol. Em entrevista após a vitória do Flamengo por 4 a 3 sobre o Bahia, o meio-campista rubro-negro Gerson disse ter sido vítima de injúria racial por parte do meia-atacante colombiano Índio Ramírez. O jogador do Tricolor baiano teria dito durante o jogo “cala a boca, negro”, acusa o flamenguista.

Jogador Gerson, do Flamengo, acusa colombiano Índio Ramírez, do Bahia, de racismo durante jogo do Maracanã, neste domingo (Reprodução: Instagram)

Áudio da transmissão do Premiere captou o momento no qual Gerson se queixa da fala racista ao técnico do Bahia, Mano Menezes, que a minimiza:

– Gerson: “Me chamou de negro”.

– Mano Menezes: “Agora virou malandragem”.

– Gerson: “Malandragem? Malandragem, não. Você me respeita!”.

Em meio à confusão, Mano defende seu atleta: “Aquele menino não iria fazer isso com o Gerson. Conheço o jogador”. E depois diz: “Quanto tempo parou o jogo? Quanto tempo parou o jogo agora por causa do Gerson? Tem que tomar bico do Daniel [Alves, com quem Gerson discutiu em duelo entre Flamengo e São Paulo], mesmo. Tem que tomar bico do Daniel, que é mais malandro que tu. Ele quer mandar em todo mundo… Quer mandar no jogo.”

Reação do Bahia

Sem deixar claro o motivo, o Bahia anunciou pouco depois da partida, via Twitter, a saída do técnico Mano Menezes, além de dizer que se posicionaria em breve, após apuração, “em relação à grave acusação de racismo envolvendo o colombiano Indio Ramírez”:

E, ainda na madrugada, o Bahia cumpriu e, por meio de nota oficial, anunciou o afastamento do seu jogador.

Nota oficial

Acusação de racismo

21 DEZ 2020 | 01H32

O Esporte Clube Bahia vem a público se manifestar sobre a denúncia de racismo feita pelo atleta Gerson, do Flamengo, ocorrida na noite deste domingo (20).

O atleta Indio Ramírez nega veementemente a acusação e a ele está sendo dada a oportunidade de se defender de algo tão grave.

O clube entende, porém, que é indispensável, imprescindível e fundamental que a voz da vítima seja preponderante em casos desta natureza.

Assim, decidiu afastar imediatamente o jogador das atividades da equipe até a conclusão da apuração.

O presidente Guilherme Bellintani ligou para Gerson a fim de prestar solidariedade.

Gerson se manifestou nas redes sociais:

“Amo minha raça e luto pela cor.”

O “cala boca, negro” é justamente o que não vai mais acontecer. Seguiremos lutando por igualdade e respeito no futebol – o que faltou hoje do lado contrário. Desde os meus 8 anos, quando iniciei minha trajetória no futebol, ouço, as vezes só por olhares, o “cala a boca, negro”. E eles não conseguiram. Não será agora.

“Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista”. Não adianta ter o discurso, fazer campanha, e não colocar em prática em todos os aspectos da vida, inclusive dentro de campo. O futebol não é algo fora da sociedade e um ambiente onde barbaridades como o “cala a boca, negro” podem ser aceitas.

É uma pena nós, negros, termos que falar sobre isso semanalmente e nenhuma atitude no esporte ser tomada a respeito. E é mais triste ainda ver a conivência de outras pessoas que estão dentro de campo e que minimizaram e diminuíram o peso do ato de hoje no Maracanã. É nojento conviver com o racismo e ainda mais com os que minimizam esse crime.

Não vou “calar a minha boca”. A minha luta, a luta dos negros, não vai parar. E repito: é chato sempre termos que falar sobre racismo e nada ser feito pelas autoridades.

Racismo é crime. E deve ser tratado desta maneira em todos os ambientes, inclusive no futebol.

Não me calaram na vida, não me calaram em campo e jamais vão diminuir a nossa cor.

Confira os resultados da 26ª rodada do Brasileirão:

São Paulo 3 x 0 Atlético-MG (Morumbi)
Atlético-GO 2 x 1 Fluminense (Antônio Accioly)
Sport 1 x 1 Grêmio (Ilha do Retiro)
Internacional 2 x 0 Palmeiras (Beira-Rio)
Coritiba 1 x 2 Botafogo (Couto Pereira)
Vasco 1 x 0 Santos (São Januário)
Red Bull Bragantino 0 x 1 Athletico-PR (Nabi Abi Chedid)
Flamengo 4 x 3 Bahia (Maracanã)
Fortaleza 0 x 2 Ceará (Castelao)

Complemento nesta segunda (21):
20h: Corinthians x Goiás (Neo Química Arena)

Aposte no Betmotion:

Para apostas nas partidas do Brasileirão e nos diferentes eventos esportivos, acesse o site do Betmotion.

Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.

Deixe um comentário