Início » Colunas » Coluna do Verchai » Avaí aposta no técnico Alex para voltar à Série A

Avaí aposta no técnico Alex para voltar à Série A  

Alexsandro de Souza, o Alex, estreará como técnico de time profissional à frente do Avaí, com a missão de trazer o clube de volta à Série A do Brasileirão. Mas a caminhada já começa no dia 14 de janeiro, contra a Chapecoense, na Arena Condá, pela primeira rodada do Campeonato Catarinense.

Ex-meia de grande sucesso, brilhando como jogador pelo Coritiba, clube que o revelou, pelo Palmeiras e pelo Cruzeiro, além de ter se tornado praticamente uma lenda no Fenerbahçe, clube turco onde ganhou até uma estátua, está iniciando na nova carreira de treinador.

Treinador Alex 

Já no início de 2021, o ex-jogador foi contratado pelo São Paulo para comandar a equipe de juniores (Sub-20). E logo em sua primeira temporada, Alex conseguiu fazer um ótimo trabalho: depois de terminar em 4º lugar na 1ª fase do Campeonato Brasileiro Sub-20, se classificando para as fases finais da competição, passou pelo Athletico Paranaense nas quartas de final (vencendo por 3 a 2 em casa depois de empatar por 1 a 1 fora), superou o Flamengo nas semifinais (vencendo por 1 a 0 em casa e empatando por 1 a 1 fora) e acabou ficando com o vice-campeonato ao perder para o Internacional na final (perdendo por 2 a 0 fora e empatando por 1 a 1 em casa).

Mantido no comando da equipe Sub-20 do São Paulo em 2022, Alex teve sua primeira experiência na Copa São Paulo de Futebol Júnior, e mais uma vez conseguiu fazer um bom trabalho: depois de passar pela fase de grupos com 100% de aproveitamento, venceu o EC São Bernardo por 3 a 0 na segunda fase e, pelo mesmo placar, superou o São Caetano na 3ª e última fase antes das oitavas de final, quando enfrentou o Vasco da Gama em um dos duelos mais aguardados desta fase da competição, o qual o São Paulo venceu pelo placar de 4 a 2 (a equipe de Alex chegou a abrir 3 a 0, mas passou sufoco no final, quando o Vasco chegou a diminuir para 3 a 2, até que um de seus talismãs, Vitinho, definiu o placar aos 45 minutos do segundo tempo). O São Paulo chegou às quartas de final com 100% de aproveitamento e teve o seu maior desafio diante do Cruzeiro, que também tinha 100% de aproveitamento naquela altura: a equipe de Alex, pela primeira vez na competição, saiu atrás no placar, mas conseguiu arrancar o empate nos acréscimos do primeiro tempo e, na etapa final, decretou a vitória com gol de Vitinho. O São Paulo só foi parar nas semifinais, quando acabou perdendo para o Palmeiras por 1 a 0 (o menor placar da campanha do Palmeiras, que acabou se sagrando campeão com goleada por 4 a 0 sobre o Santos na final).

Ainda em 2022, mesmo sem alguns de seus principais jogadores, que subiram para o profissional, como Vitinho e o volante e capitão Pablo Maia, Alex levou o São Paulo às quartas de final do Campeonato Brasileiro de futebol de juniores, perdendo para o Athletico Paranaense, e chegou às semifinais do Campeonato Paulista, sendo eliminado pelo Corinthians, que acabou ficando com o título. Logo depois disso, Alex deixou a equipe Júnior do São Paulo para se juntar ao Avaí, que aposta na experiência dele como jogador e em sua boa iniciação como treinador pelo Tricolor Paulista para levar a equipe catarinense de volta à elite do futebol brasileiro.

Preparação do Avaí para a temporada 2022

Alex de Souza foi apresentado oficialmente como treinador do Avaí na manhã da última quarta-feira (14). “Ansiedade grande de poder me encontrar com os jogadores e começar esse trabalho que todo mundo imagina, de conquistar coisas grandes no estadual e no Brasileiro. A motivação e a alegria são enormes” declarou o treinador em entrevista coletiva concedida em sua apresentação.

ex-meia alex novo treinador avai
Alex inicia trabalho no Avaí, com a principal missão de trazer o clube de volta à Série da Brasileirão (Foto: reprodução: Twitter Avaí FC)

O jovem treinador sabe que sua principal missão vai ser terminar a Série B do Campeonato Brasileiro na zona de acesso à Série A, ou seja, entre os 4 melhores. No entanto, Alex também sabe que, se não conseguir fazer um Campeonato Catarinense competitivo, dificilmente vai ser mantido no cargo para a disputa da Série B. Prova disso é o fato de que, no início deste ano de 2022, Claudinei Oliveira foi demitido do comando técnico logo na 5ª rodada do Campeonato Catarinense, após sofrer a sua segunda derrota na competição. No entanto, devemos considerar que este certamente não é o planejamento do Avaí para 2023. No caso de Claudinei oliveira, ele já estava no comando técnico do Avaí desde 2020, e uma série de fatores levaram a direção a tomar a decisão de acabar com o vínculo. E, logo depois dele, Eduardo Barroca foi mantido no comando técnico por um longo período mesmo não conseguindo ter bons resultados no Brasileirão de 2022. Portanto, ainda que não seja o comum no futebol brasileiro, a expectativa é de que Alex ganhe tempo para construir uma história no comando do Avaí.

E o Avaí está passando por um processo de reformulação após a queda da Série A. Estão de saída alguns nomes importantes, como: Muriqui, William Pottker, Bruno Silva, Lucas Ventura, Diego Matos e Bruno Cortez. Por outro lado, alguns nomes que certamente serão importantes para o novo comandante estão de chegada, como: Thiago Rosa (lateral-esquerdo de 20 anos emprestado pelo Grêmio), Guilherme Santos (atacante de 21 anos emprestado pelo Atlético Mineiro, autor de 14 gols em 27 partidas disputadas em 2022), Waguininho (atacante de 32 anos emprestado pelo Cruzeiro) e Roberto Pinheiro (zagueiro de 24 anos contratado em definitivo junto ao Internacional). Além disso, o Avaí manteve alguns jogadores importantes, como: Natanael (lateral-esquerdo de 31 anos contratado no ano passado junto ao Internacional), Rômulo (atacante de 27 anos que está em seu terceiro ano no Avaí) e Jean Cléber (volante de 32 anos que já teve passagem por Cruzeiro e Ceará, além de ter atuado no futebol português pelo Marítmo, e vai para sua terceira temporada consecutiva com o Avaí). Na medida do possível, o Avaí está montando uma equipe com opções para que Alex consiga trabalhar. Em sua entrevista de apresentação, o novo comandante falou sobre seu planejamento: “um time que consiga atacar bem, dentro de suas possibilidades, e que defenda bem. Se eu jogo com três volantes, não quer dizer que eu seja defensivo. Posso jogar com três atacantes e eles nem tocarem na bola. O que eu desejo, principalmente, é que o torcedor do Avaí venha a campo e se divirta”.

Deixe um comentário