Início » Colunas » Coluna do Verchai » Aston Villa perde chance de liderar a Premier League

Aston Villa perde chance de liderar a Premier League  

Leeds United surpreende fora de casa e quebra invencibilidade do Aston Villa.

Nesta sexta-feira (23), o Aston Villa recebeu o Leeds United em Birmingham, no Villa Park, para a partida que marcou a 6ª rodada da Premier League e, como era previsto, fizeram um grande confronto.

A equipe que se salvou do rebaixamento por pouco na temporada passada e vinha invicta na atual edição da principal competição inglesa foi surpreendida em seu próprio território, pelo atual campeão da EFL Championship 2019/20 (a segunda divisão inglesa). O aparentemente inabalável time de Dean Smith, que havia vencido as 4 primeiras rodadas de forma consecutiva (fazendo Liverpool e Leicester de vítimas), cedeu diante da grande fase que vive o Leeds United de Marcelo “el loco” Bielsa. Em uma partida franca, o Aston Villa teve dificuldade em encontrar o seu melhor nível diante de uma equipe que marca em cima e pressiona pelo gol a cada minuto. O Leeds United foi mais incisivo desde os primeiros minutos, sendo mais constante no campo de ataque e mostrando mais fórmulas para furar o bloqueio adversário. No entanto, a primeira grande chance de marcar esteve do lado do time da casa: Ollie Watkins ganhou de Luke Ayling na ponta direita e fez cruzamento rasteiro para a chegada de Jack Grealish, que bateu forte, cruzado, sem chances para o goleiro, mas viu Ayling aparecer em baixo da trave para tirar literalmente em cima da linha em um lance incrível. O Aston Villa cresceu depois da chance de abrir o placar, mas não conseguiu aproveitar o momento e seguia tendo dificuldade em segurar as jogadas em velocidade do adversário.

No segundo tempo, assim como na etapa inicial, o Leeds começou mais incisivo ofensivamente, mas novamente foi o Aston Villa que teve a primeira grande chance de marcar, quando Jack Grealish partiu em arrancada desde o campo de defesa, passou por 4 marcadores e só foi parar em grande defesa de Illan Meslier, que conseguiu evitar o que seria um golaço. Seria, mas não foi, e acabou fazendo muita falta para a equipe de Dean Smith, até porque, poucos minutos depois, o Leeds abriu o placar em contra-ataque que acabou com Patrick Bamford aproveitando rebote após finalização venenosa de Rodrigo Moreno. Foi então que as coisas começaram a ficar duras para o Aston Villa, que se viu obrigado a sair ainda mais para o ataque e, inevitavelmente, teve de ceder espaços ao adversário. Só que o Leeds United não é um time para o qual você pode dar espaços, principalmente quando o seu camisa 9 está em dia inspirado. Aos 22’ da etapa final, Bamford recebeu na entrada da área e acertou um belo chute, no ângulo, para aumentar a vantagem do Leeds. E não parou por aí. Aos 29 minutos, em outra chegada em velocidade da equipe de Marcelo Bielsa, Bamford recebeu de Hélder Costa na área e, no meio de 4 marcadores, encontrou espaço para mandar no ângulo: hat-trick do camisa 9, fazendo 3 a o para o Leeds United, placar final.

Com a vitória fora de casa, a equipe comandada por “el loco” Bielsa alcançou os 10 pontos em 6 rodadas e, ainda que temporariamente, chegou à 3ª posição na tabela da Premier League. Do outro lado, o Aston Villa perdeu uma grande chance de assumir a liderança da principal competição inglesa e permaneceu na 2ª colocação, agora com12 pontos em 6 rodadas. Neste momento o líder é o Everton, que soma 13 pontos em 5 rodadas e entra em campo pela 6ª rodada no domingo (25), às 11 horas da manhã (horário de Brasília), para enfrentar o Southampton fora de casa, em partida que será transmitida pela ESPN Brasil.

Outros jogos desta sexta-feira (23) por campeonatos europeus

Também nesta sexta-feira, outras duas equipes perderam a chance de assumirem a liderança de suas respectivas competições. Pela Série A Tim (o Campeonato Italiano), o Sassuolo enfrentou o Torino (último colocado) em seu território e não conseguiu conquistar os 3 pontos que precisava para deixar o Milan (atual líder) para trás e assumir a liderança do campeonato. Em meio a uma neblina que praticamente impedia os telespectadores de acompanhar o que acontecia dentro de campo, o Sassuolo viu o Torino abrir o placar no primeiro tempo, com Karol Linetty. O time da casa deixou tudo igual no segundo tempo, com Filip Djuricic, mas o Torino voltou à frente no placar com Andrea Bellotti, e aumentou o marcador pouco depois, com gol de Sasa Lukic. Só que a larga vantagem do lanterna deu um choque de realidade no Sassuolo, que foi com força total pra cima do adversário e conseguiu o empate marcando duas vezes em um período de 2 minutos: Vlad Chiriches decontou aos 39’ e Francesco Caputo deixou tudo igual aos 40’. No entanto, o time da casa não teve mais força para virar o jogo e a partida terminou empatada em 3 a 3, placar que manteve o Sassuolo na vice-liderança do italiano, agora com 11 pontos conquistados em 5 rodadas. O Torino, por sua vez, conseguiu deixar a lanterna da competição com o primeiro ponto que conseguiu somar em 4 partidas disputadas.

Na Ligue One (Campeonato Francês), quem perdeu a chance de deixar PSG e Lille para trás, para ocupar a liderança da competição, foi o Rennes. Jogando em casa, a equipe comandada por Julien Stéphan até saiu na frente com gol de Adrien Hunou ainda aos 18’ do primeiro tempo. Só que o Angers foi atrás do prejuízo, deixou tudo igual com Sofiane Boufal ainda no primeiro tempo, e alcançou a vitória depois do intervalo, em gol do camisa 10 Angelo Fulgini. Com isso, o Angers passou de 11º para 6º colocado da Série A Tim, somando 13 pontos em 8 rodadas, enquanto o Rennes, com 15, permaneceu na 3ª colocação e ainda pode perder posições até o fim da rodada.

Deixe um comentário