Início » Colunas » Coluna do Verchai » As despedidas da Copa do Mundo

As despedidas da Copa do Mundo  

A Copa do Mundo de 2022 no Catar vai marcar algumas despedidas importantes, grandes nomes como Messi, Cristiano Ronaldo. Eles não vão mais disputar uma Copa com a camisa de suas seleções. Em 2026 teremos uma nova geração do futebol mundial já presente e afirmada, enquanto esses grandes jogadores da geração atual estarão na lembrança.

em destaque cristiano ronaldo gols de portugal contra frança na euro 2020
Já veterano, astro Cristiano Ronaldo disputou a Copa do Mundo do Catar por Portugal, eliminado nas quartas de final por Marrocos (Divulgação/Uefa Euro 2020)

Contudo, a história segue sendo escrita no Catar. A seleção Brasileira infelizmente não conseguiu avançar na última sexta-feira diante de uma Croácia resiliente e que possui outro grande nome que se despede dos mundiais nessa edição, Luka Modric. 

Messi conseguiu avançar com a Argentina e Cristiano Ronaldo deu adeus com Portugal, ambos disputam um status de melhor do século e uma das coisas que poderia definir quem foi o melhor da sua época, é claro, seria um título de Copa do Mundo. Mas nesta edição do mundial apenas Messi ainda pode escrever o final mais feliz possível para sua história com sua seleção.

O fim de uma geração

Especificamente, como há muitos anos é vista com grande expectativa por todos, a Bélgica era tratada como uma seleção que possuía uma geração que traria o país ao cenário dos campeões do mundo. Porém, ficaram somente na expectativa. Lukaku, Hazard, De Bruyne fazem parte de uma geração de grandes jogadores belgas que não conseguiram colocar a seleção entre as grandes da história do futebol mundial. 

Neste ano no Catar foi a última chance para a chamada geração belga. Um time que começou a gerar a expectativa conhecida após reunir jogadores como De Bruyne, Eden Hazard, Thibaut Courtois, Vertonghen, Kompany, Alderweireld, Romelu Lukaku, Fellaini, Carrasco, Batshuayi e Vermaelen. Esse era o time formado que buscava um título mundial, principalmente em 2018, mas conseguiram apenas um 3º lugar, o melhor resultado dessa geração. 

Até agora a despedida mais marcante foi anunciada por Hazard, que deu adeus à seleção após a péssima campanha no Catar, confirmando, então, o fim de uma grande geração que ficou somente conseguiu chegar perto da maior glória do futebol mundial. 

Ponto final para Cristiano Ronaldo com Portugal

Portugal está se despedindo do maior jogador da sua história, Cristiano Ronaldo não vai mais vestir a camisa da sua seleção. E a situação do jogador para encerrar o fim desse ciclo não é das melhores. A eliminação deste sábado marcou o fim do ciclo do português com a seleção, sendo ele apenas um efetivo coadjuvante da equipe.

Cristiano é histórico para Portugal, uma seleção que nunca conquistou uma Copa do Mundo. O jogador conquistou a Eurocopa de 2016 e a Liga das Nações de 2019, sendo esses os únicos dois títulos com a seleção. 

Um título de Copa do Mundo para Cristiano Ronaldo o colocaria no patamar das grandes lendas da história. Mas a eliminação para Marrocos marcou o fim do sonho do jogador com a Seleção Portuguesa e seu choro após o final do jogo demonstra o tamanho do peso que Cristiano levava.

A última Copa de Messi 

Messi está disputando a sua última Copa do Mundo, a quinta, onde um dos maiores do futebol mundial atual vai tentar entrar no hall das grandes lendas da história do esporte. O título significaria colocar Messi no mesmo lugar que Maradona para os Argentinos e o maior e mais importante título da carreira do craque. 

Não há dúvidas de que essa geração da Argentina pode ajudar Messi a vencer a Copa do Mundo, o jogador se mostra muito confiante na liderança dessa geração de bons jogadores que dão todo o suporte para que ele seja a estrela e consiga demonstrar toda a sua importância, sua habilidade e seu melhor para a seleção.

Sempre houve uma grande pressão sobre Messi por nunca ter conquistado um título com a Seleção Argentina, o que acabou no Brasil após conquistar a Copa América de 2021. O título, assim como relatado diversas vezes pelo camisa 10, é motivo de grande alívio e orgulho, mas não é uma Copa do Mundo. 

A importância dessa Copa para Messi, a sua última, é singular. E o futebol mundial pode estar vivendo uma das suas melhores histórias. 

Pequeno gigante croata

Modric é o jogador mais importante da história da Croácia e ao fim dessa Copa deixa sua seleção aos 37 anos. Em 2018 o jogador liderou a Seleção da Croácia até a final da Copa do Mundo, o maior resultado da seleção na história. Temos, portanto, um grande nome que se despede da sua seleção.

O doloroso adeus à Seleção Brasileira

Thiago Silva e Daniel Alves não jogam mais pela Seleção Brasileira. Ambos disputavam sua última Copa tinham como objetivo em comum para encerramento de ciclo com a seleção o título mundial, conquista que infelizmente não conseguiram alcançar nessa edição.

Thiago, nosso capitão, é um dos melhores defensores do futebol mundial e vinha, apesar da idade em um dos melhores momentos da sua carreira. O sentimento 

que fica é que Thiago poderia conquistar mais com o Brasil, algo que não aconteceu nas oportunidades que teve. E agora, aos 38 anos, deixa a seleção com um difícil adeus após a eliminação.  

Daniel Alves é o jogador com o maior número de títulos na história do futebol, porém, não conseguiu conquistar uma Copa do Mundo com a Seleção Brasileira. É o que faltava na carreira do histórico lateral-direito da seleção. Todos os títulos já conquistados pelo multicampeão poderiam não ter importância perto de uma Copa com a Seleção Brasileira, mas aos 39 anos Daniel Alves se despede sem uma Copa do Mundo no currículo.

A chegada do novo

Essa Copa do Mundo marca o fim de muitos grandes nomes da história do futebol mundial com suas seleções. Contudo, também marca o início de uma nova era com novos jogadores promissores, que já mostram a cara dessa nova geração dentro de suas respectivas seleções. 

Para o Brasil, especificamente, há uma grande expectativa em relação ao novo. A nova geração mostrou que está preparada e que irá seguir evoluindo até 2026. Há motivos para lamentar, claro, são muitos, mas com a chegada de um novo ciclo com jovens grandes nomes do futebol vestindo a camisa da Seleção Brasileira, temos motivos para celebrar essa nova geração.

Especiais sobre Copa do Mundo

Confira a série de reportagens especiais que o Blog Betmotion já publicou sobre a Copa do Mundo Catar 2022:

Deixe um comentário