Início » Esportes » Futebol Internacional » Futebol Espanhol » Artilheiro da La Liga, Messi marca mais um e recoloca o Barça na liderança

Artilheiro da La Liga, Messi marca mais um e recoloca o Barça na liderança  

O QUE O TÉCNICO QUIQUE SETIÉN APRESENTOU EM SUA ESTREIA?

A primeira partida sob o comando do espanhol Quique Setién teve o retorno de Umtiti à zaga do time principal, ao lado de Gerard Piqué, Sergi Roberto na lateral-direita, e Jordi Alba na esquerda, além de Ter Stegen no gol. Sem grandes novidades na defesa, o novo técnico optou por um meio de campo sólido, com Sergio Busquets, Ivan Rakitc e Arturo Vidal. 

Com Luis Suárez fora de combate por conta de lesão, Setién optou por ir com Lionel Messi centralizado no ataque, mas com a função de um “falso 9”. Antoine Griezmann, caindo pelo lado esquerdo, diversas vezes aproveitava-se do retorno de Messi para infiltrar no centro como um camisa 9. 

Pelo lado direito, Setién apostou na jóia de Guiné-Bissau: Anssumane Fati. ‘Ansu’ Fati jogou pelo lado direito, usando de sua velocidade para buscar jogadas em velocidade, geralmente escapando para receber lançamentos na linha de fundo.

https://twitter.com/onaredonda/status/1219027779481755650

DOMÍNIO SEM GOLS DO BARCELONA NO PRIMEIRO TEMPO CONTRA O GRANADA

Décimo colocado de “La Liga”, o Granada teve muita dificuldade para jogar diante do Barcelona em pleno Camp Nou. O Granada se fechou em seu campo de defesa e, bem diferente do que aconteceu no primeiro turno, quando venceu o Barcelona de Ernesto Valverde por 2 a 0, mal conseguiu chegar ao ataque.  O time da Andaluzia finalizou apenas uma vez ao gol de Ter Stegen, de muito longe e para fora. 

O Barcelona teve total controle do jogo, terminando o primeiro tempo com mais de 80% da posse de bola. Lionel Messi comandava as jogadas de ataque do Barcelona, conduzindo pelo meio campo, com com Jordi Alba avançando pelo lado esquerdo, Ansu Fati pelo lado direito e Griezmann aparecendo centralizado. 

Foi em jogadas neste formato que o Barcelona criou suas melhores oportunidades. Na primeira, Messi tabelou com Griezmann pelo meio e lançou Alba na linha de fundo. O lateral chegou com liberdade para bater rasteiro para o meio, a bola atravessou a área e chegou em boas condições para Ansu Fati, que perdeu a oportunidade furando a bola na finalização. 

Nos minutos finais do primeiro tempo, Rakitic apareceu no apoio pelo meio de campo para acionar Jordi Alba no lado esquerdo do ataque. Desta vez o lateral rolou para a chegada de Lionel Messi um pouco mais atrás, que chegou fazendo a finalização de perna esquerda e balançou a rede, mas pelo lado de fora. Além de ter sido, como sempre, o principal articulador e arrematador da equipe, o atacante argentino abrilhantou o jogo com belas jogadas individuais, com dribles que certamente entrarão para os seus vídeos na internet.

https://twitter.com/conferenciapt/status/1219250121617170433

MESSI CARIMBA ESPETÁCULO COM O GOL DA VITÓRIA

O Granada voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu criar algumas oportunidades ofensivas, mas logo o Barcelona retomou o controle do jogo, tendo terminado os 90 minutos com 82% da posse de bola (a maior porcentagem desde a era Guardiola). Mesmo assim, o time da Catalunha tinha muita dificuldade para encontrar o espaço certo para finalizar e demorou a levar perigo ao adversário. 

No entanto, aos 24 minutos do segundo tempo, Germán Sánchez cometeu falta boba em Lionel Messi na intermediária, o juiz entendeu como lance para cartão amarelo e o zagueiro acabou sendo expulso, pois já tinha recebido cartão amarelo em um lance anterior. Aproveitando-se da fragilidade do adversário, Setién tirou Rakitic, um jogador de mais contenção, para colocar Riqui Puig, jogador que chega bem na frente para fazer a construção da jogada. 

E o “cria da cantera” correspondeu. O meia espanhol de 20 anos pressionou a saída de bola adversária, recuperou no campo de ataque e acionou Busquets no meio de campo. O volante entregou de primeira para Messi que, também de primeira, deixou com Griezmann na entrada da área. Mais uma vez de primeira, o espanhol passou de três dedos para Vidal, que ganhou do zagueiro na área e, de letra, rolou na área para Messi bater com a direita, seco, no cantinho, para marcar o único gol da vitória do Barcelona sobre o Granada. 

Na reta final, Setién deu oportunidade para Carles Pérez e Arthur, que receberam alguns minutos para jogar sob o comando do novo técnico, mas não tiveram tempo para mostrar muita coisa. A vitória levou o Barcelona aos mesmos 43 pontos do Real Madrid, o que mantém a equipe da Catalunha na primeira colocação por ter mais vitórias do que o time da capital espanhola.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Na quarta-feira (22/01) o Barcelona tem compromisso pela fase de 1/16 avos de final da Copa do Rei, contra o UD Ibiza, da segunda divisão. Será uma oportunidade para Setién variar os jogadores, conhecendo um pouco melhor os jogadores que tem em seu elenco. 

No próximo final de semana, pela 21ª rodada, o Barcelona terá duelo muito complicado, diante do Valencia no Estádio Mestalla. O Valencia é sétimo colocado na tabela e busca a vitória em casa para se aproximar do G4 (zona de classificação para a Liga dos Campeões). Apesar de já ter sido derrotado pelo Barcelona no primeiro turno, o time valenciano mostrou sua força na Liga dos Campeões, tendo se classificado às oitavas de final na liderança de um grupo com Chelsea e Ajaxa, e também arrancou empate com o Real Madrid jogando ao lado de sua torcida. 

Pode-se dizer que a estreia de Quique Setién, diante do Granada, foi um bom teste para o novo treinador, mas a partida do próximo sábado, às 12 horas, contra o Valência, poderá nos dizer mais do Barcelona “sob nova direção”.

No domingo, o Real Madrid entra em campo, também fora de casa, para jogar contra o Real Valladolid, que atualmente ocupa a 15ª posição. Apesar de a campanha não ser das melhores, o Valladolid conseguiu arrancar um empate com o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu no primeiro turno. Mesmo assim, a probabilidade é de que a equipe de Zinedine Zidane conquiste os três pontos e somando pontos na briga com o Barcelona pela liderança do Campeonato Espanhol.

Deixe um comentário