Início » Esportes » Futebol Internacional » Futebol Espanhol » Artilheiro da La Liga, Messi marca mais um e recoloca o Barça na liderança

Artilheiro da La Liga, Messi marca mais um e recoloca o Barça na liderança

Mariana Pacheco

O QUE O TÉCNICO QUIQUE SETIÉN APRESENTOU EM SUA ESTREIA?

A primeira partida sob o comando do espanhol Quique Setién teve o retorno de Umtiti à zaga do time principal, ao lado de Gerard Piqué, Sergi Roberto na lateral-direita, e Jordi Alba na esquerda, além de Ter Stegen no gol. Sem grandes novidades na defesa, o novo técnico optou por um meio de campo sólido, com Sergio Busquets, Ivan Rakitc e Arturo Vidal. 

Com Luis Suárez fora de combate por conta de lesão, Setién optou por ir com Lionel Messi centralizado no ataque, mas com a função de um “falso 9”. Antoine Griezmann, caindo pelo lado esquerdo, diversas vezes aproveitava-se do retorno de Messi para infiltrar no centro como um camisa 9. 

Pelo lado direito, Setién apostou na jóia de Guiné-Bissau: Anssumane Fati. ‘Ansu’ Fati jogou pelo lado direito, usando de sua velocidade para buscar jogadas em velocidade, geralmente escapando para receber lançamentos na linha de fundo.

DOMÍNIO SEM GOLS DO BARCELONA NO PRIMEIRO TEMPO CONTRA O GRANADA

Décimo colocado de “La Liga”, o Granada teve muita dificuldade para jogar diante do Barcelona em pleno Camp Nou. O Granada se fechou em seu campo de defesa e, bem diferente do que aconteceu no primeiro turno, quando venceu o Barcelona de Ernesto Valverde por 2 a 0, mal conseguiu chegar ao ataque.  O time da Andaluzia finalizou apenas uma vez ao gol de Ter Stegen, de muito longe e para fora. 

O Barcelona teve total controle do jogo, terminando o primeiro tempo com mais de 80% da posse de bola. Lionel Messi comandava as jogadas de ataque do Barcelona, conduzindo pelo meio campo, com com Jordi Alba avançando pelo lado esquerdo, Ansu Fati pelo lado direito e Griezmann aparecendo centralizado. 

Foi em jogadas neste formato que o Barcelona criou suas melhores oportunidades. Na primeira, Messi tabelou com Griezmann pelo meio e lançou Alba na linha de fundo. O lateral chegou com liberdade para bater rasteiro para o meio, a bola atravessou a área e chegou em boas condições para Ansu Fati, que perdeu a oportunidade furando a bola na finalização. 

Nos minutos finais do primeiro tempo, Rakitic apareceu no apoio pelo meio de campo para acionar Jordi Alba no lado esquerdo do ataque. Desta vez o lateral rolou para a chegada de Lionel Messi um pouco mais atrás, que chegou fazendo a finalização de perna esquerda e balançou a rede, mas pelo lado de fora. Além de ter sido, como sempre, o principal articulador e arrematador da equipe, o atacante argentino abrilhantou o jogo com belas jogadas individuais, com dribles que certamente entrarão para os seus vídeos na internet.

MESSI CARIMBA ESPETÁCULO COM O GOL DA VITÓRIA

O Granada voltou melhor para o segundo tempo e conseguiu criar algumas oportunidades ofensivas, mas logo o Barcelona retomou o controle do jogo, tendo terminado os 90 minutos com 82% da posse de bola (a maior porcentagem desde a era Guardiola). Mesmo assim, o time da Catalunha tinha muita dificuldade para encontrar o espaço certo para finalizar e demorou a levar perigo ao adversário. 

No entanto, aos 24 minutos do segundo tempo, Germán Sánchez cometeu falta boba em Lionel Messi na intermediária, o juiz entendeu como lance para cartão amarelo e o zagueiro acabou sendo expulso, pois já tinha recebido cartão amarelo em um lance anterior. Aproveitando-se da fragilidade do adversário, Setién tirou Rakitic, um jogador de mais contenção, para colocar Riqui Puig, jogador que chega bem na frente para fazer a construção da jogada. 

E o “cria da cantera” correspondeu. O meia espanhol de 20 anos pressionou a saída de bola adversária, recuperou no campo de ataque e acionou Busquets no meio de campo. O volante entregou de primeira para Messi que, também de primeira, deixou com Griezmann na entrada da área. Mais uma vez de primeira, o espanhol passou de três dedos para Vidal, que ganhou do zagueiro na área e, de letra, rolou na área para Messi bater com a direita, seco, no cantinho, para marcar o único gol da vitória do Barcelona sobre o Granada. 

Na reta final, Setién deu oportunidade para Carles Pérez e Arthur, que receberam alguns minutos para jogar sob o comando do novo técnico, mas não tiveram tempo para mostrar muita coisa. A vitória levou o Barcelona aos mesmos 43 pontos do Real Madrid, o que mantém a equipe da Catalunha na primeira colocação por ter mais vitórias do que o time da capital espanhola.

PRÓXIMOS COMPROMISSOS

Na quarta-feira (22/01) o Barcelona tem compromisso pela fase de 1/16 avos de final da Copa do Rei, contra o UD Ibiza, da segunda divisão. Será uma oportunidade para Setién variar os jogadores, conhecendo um pouco melhor os jogadores que tem em seu elenco. 

No próximo final de semana, pela 21ª rodada, o Barcelona terá duelo muito complicado, diante do Valencia no Estádio Mestalla. O Valencia é sétimo colocado na tabela e busca a vitória em casa para se aproximar do G4 (zona de classificação para a Liga dos Campeões). Apesar de já ter sido derrotado pelo Barcelona no primeiro turno, o time valenciano mostrou sua força na Liga dos Campeões, tendo se classificado às oitavas de final na liderança de um grupo com Chelsea e Ajaxa, e também arrancou empate com o Real Madrid jogando ao lado de sua torcida. 

Pode-se dizer que a estreia de Quique Setién, diante do Granada, foi um bom teste para o novo treinador, mas a partida do próximo sábado, às 12 horas, contra o Valência, poderá nos dizer mais do Barcelona “sob nova direção”.

No domingo, o Real Madrid entra em campo, também fora de casa, para jogar contra o Real Valladolid, que atualmente ocupa a 15ª posição. Apesar de a campanha não ser das melhores, o Valladolid conseguiu arrancar um empate com o Real Madrid em pleno Santiago Bernabéu no primeiro turno. Mesmo assim, a probabilidade é de que a equipe de Zinedine Zidane conquiste os três pontos e somando pontos na briga com o Barcelona pela liderança do Campeonato Espanhol.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.