Depois da pausa para Copa do Mundo, o futebol inglês retornou já na semana passada com as partidas da 4ª fase da Carabao Cup (a Copa da Liga Inglesa).
E nesta segunda-feira (26) a Premier League retornou com 7 partidas válidas pela 17ª rodada, com destaque para a vitória do líder, Arsenal, de virada, sobre o West Ham. Dessa forma, o Arsenal se garantiu líder do campeonato até o fim deste ano, com 40 pontos somados em 15 rodadas disputadas. Neste momento, o Arsenal tem 7 pontos de vantagem para o agora vice-líder Newcastle, que também venceu nesta segunda-feira, mas tem uma partida a mais que os Gunners. O verdadeiro concorrente do Arsenal na luta pelo título desta Premier League (2022/23), ao menos por enquanto, é o Manchester City, que entra em campo nesta terça-feira (27), para enfrentar o Leeds (15º colocado) fora de casa, e pode voltar a diminuir para 5 pontos a distância em relação ao líder.
O início de temporada avassalador do Arsenal de Mikel Arteta
O Arsenal teve um grande início de temporada. A equipe que está sob o comando de Mikel Arteta pela quarta temporada consecutiva parece ter encontrado o seu melhor equilíbrio e não é demais afirmar que vai ser um desafio tirar-lhe a liderança da Premier League 2022/23. Até antes da Copa do Mundo, levando em consideração todas as competições que disputava, o Arsenal fez 21 partidas, das quais venceu 17, empatou 1 e perdeu apenas 3, sendo que apenas uma destas derrotas foi pela Premier League (enfrentando o Manchester United em Old Trafford). Outra destas derrotas foi pela fase de grupos da UEFA Europa League, a qual não impediu que o Arsenal liderasse o Grupo A e, assim, garantisse vaga direta nas oitavas de final da competição continental. A derrota mais dolorida do Arsenal foi a única que sofreu em casa, diante do Brighton & Hove Albion, que acabou eliminando os Gunners na 3ª fase da Carabao Cup. Nesta ocasião, porém, Mikel Arteta levou a campo uma equipe reserva, tendo em vista que estava no meio da disputa de jogos importantes da Premier League (3 dias antes da eliminação da Carabao Cup venceu o Chelsea fora de casa e, 3 dias depois, venceu o Wolverhampton também jogando em território inimigo).
Arsenal vence West Ham e confirma virada de ano na liderança da Premier League, mas busca mais
A expectativa do Arsenal neste retorno da Premier League era não deixar o ritmo cair depois da Copa do Mundo, mas o desafio era grande, até porque o técnico Mikel Arteta não pôde contar com Gabriel Jesus, que se machucou em serviço da Seleção Brasileira. Além disso, os Gunners enfrentaram os Hammers, que possuem boas virtudes e precisavam somar pontos para se distanciar da zona de rebaixamento. Mesmo assim, contando com o apoio da torcida no Etihad Stadium, o Arsenal conseguiu fazer a lição de casa para terminar o ano com mais uma vitória (a 4ª consecutiva pela Premier League) e, assim, se manter isolado na liderança da Premier League. Como era esperado, porém, o Arsenal teve dificuldade e chegou a sair atrás no placar no primeiro tempo: Saliba derrubou Bowen na área e Benrahma converteu a cobrança de pênalti. Demorou, mas, no início do segundo tempo, o Arsenal finalmente conseguiu vencer o bloqueio do West Ham para empatar o jogo com Bukayo Saka, após um chute errado de Odegaard que acabou se transformando em uma bela assistência. Embalado pelo gol de empate, o Arsenal conseguiu a virada apenas 5 minutos mais tarde, em jogada rápida que terminou com passe de Xhaka para gol de Gabriel Martinelli. Mais 10 minutos se passaram até que o Arsenal definisse a vitória por 3 a 1: após jogada coletiva envolvente, Odegaard fez o passe e Nketiah marcou um golaço, girando sobre a marcação e batendo cruzado para estufar a rede. Com o resultado, o Arsenal abriu 8 pontos de vantagem para o Manchester City e se garantiu na liderança da Premier League pelo menos até o fim deste ano. Isso porque, mesmo que o Arsenal perca na próxima rodada, não pode ser ultrapassado por ninguém. Vale lembrar que a 18ª rodada da Premier League começa na próxima sexta-feira (30) e termina no domingo, 1º dia de 2023. No entanto, mesmo tendo mais um desafio diante do Brighton fora de casa no sábado (31), o Arsenal deve ir em busca de mais uma vitória, visando manter ou até aumentar a folga em relação aos concorrentes na luta pelo título da competição.
Tottenham tropeça e Liverpool se aproxima da zona de classificação à UEFA Champions League
O Tottenham abriu a 17ª rodada da Premier League enfrentando o Brentford fora de casa e suou para evitar uma derrota. Isso porque o Brentford, em um “bate-cabeça” da defesa do Tottenham, conseguiu abrir o placar em uma jogada rápida aos 15 minutos do primeiro tempo, com gol de Vitaly Janelt. E depois de um primeiro tempo em que o Tottenham não conseguiu reagir e sofreu com os contra-ataques, o Brentford ampliou no início do segundo tempo, após mais um vacilo da defesa de Antonio Conte: em cobrança de escanteio, Norgaard desviou na primeira trave livre de marcação e Ivan Toney foi mais rápido do que a zaga para, na segunda trave, empurrar para o fundo da rede. Na base da força, porém, e se aproveitando do espaço dado pelo Brentford, que recuou inteiro depois do 2 a 0, o Tottenham reagiu: Harry Kane marcou de cabeça em cruzamento do zagueiro Lenglet e, ainda aos 26 minutos, o volante dinamarquês Hojbjerg apareceu na área para empatar a partida, aproveitando sobra em cruzamento de Kulusevski. Mas ficou nisso: Brentford 2 x 2 Tottenham.
Melhor para o Liverpool, que tenta se recuperar de um início bastante conturbado e venceu o Aston villa (12º colocado) fora de casa. Depois de um lindo lançamento de Alexander-Arnold, Robertson deixou Salah na boa para abrir o placar logo nos primeiros minutos da partida. Ainda no primeiro tempo, Salah voltou a aparecer, desta vez aproveitando sobra de cruzamento para ajeitar para Virgil van Dijk marcar. O Aston Villa até chegou a assustar no segundo tempo, marcando Ollie Watkins, mas, na reta final, Stefan Bajcetic (meio-campista de apenas 18 anos recém-promovido das categorias de base) deu números finais à vitória do Liverpool por 3 a 1. Na tabela de classificação, nada mudou: o Liverpool continuou na 6ª colocação, como último na zona de classificação à UEFA Europa League, e o Tottenham se manteve na 4ª posição, como último na zona de classificação à UEFA Champions League. Agora, porém, com uma partida a menos, o Liverpool diminuiu para 5 pontos a distância em relação ao Tottenham.