A sequência de 5 vitórias do Arsenal na Premier League teve fim na última quarta-feira (3), quando os Gunners enfrentaram o Newcastle pela 19ª rodada. Nem a parada para a Copa do Mundo foi capaz de interromper a sequência de vitórias do Arsenal, mas os Magpies foram. Mesmo contando com o apoio da sua torcida no Emirates Stadium, onde tinha 100% de aproveitamento na Premier League até então, com 7 vitórias em 7 partidas disputadas, o Arsenal não conseguiu sair do zero com o Newcastle, que chegou à 15ª partida de invencibilidade (levando em consideração todas as competições que disputa). Portanto, dá para dizer que o resultado acabou não sendo ruim para nenhuma das equipes, e isso ficou bastante visível durante a partida. Para o Newcastle o resultado foi fantástico, pois a equipe se manteve na 3ª colocação, agora com os mesmos 35 pontos do 4º colocado, o Manchester United, que venceu o Bournemouth por 3 a 0 em casa na rodada. E a transmissão da partida fez questão de mostrar diversas vezes os torcedores dos Magpies fazendo festa no Emirates Stadium pelo resultado e pela postura da equipe dentro de campo. O Arsenal, por sua vez, perdeu a chance de abrir 10 pontos de vantagem para o vice-líder, Manchester City, mas, com 8 pontos a mais, ainda tem uma grande vantagem em relação ao atual campeão da Premier League. Além disso, os Citizens vão fazer um duelo de Big Six nesta quinta-feira (5), também pela 19ª rodada, contra os Blues, fora de casa, no Stamford Bridge. Portanto, o Manchester City deve encontrar grande dificuldade para voltar a diminuir a distância para o Arsenal para 5 pontos.
Análise da partida: Arsenal x Newcastle
Na partida que colocou frente a frente as duas melhores defesas da Premier League 2022/23 o placar não saiu do zero. Mesmo com o líder, Arsenal, jogando em casa e contando com o segundo melhor ataque da competição, com média de mais de 2 gols marcados por partida, não foi o suficiente para mexer no placar da partida contra o Newcastle, que é dono da melhor defesa disparada da Premier League, tendo sofrido apenas 11 gols agora em 18 rodadas disputadas.
Mas não parecia que o placar ficaria no zero nos primeiros minutos da partida. Em mais uma noite inspirada, Bukayo Saka, atacante inglês de apenas 21 anos, mostrou que não daria sossego para a melhor defesa do campeonato em uma grande jogada pela ponta esquerda, por onde gosta de atuar. Logo aos 4 minutos do primeiro tempo, Saka encarou a marcação do grandalhão Dan Burn, levou para o fundo, ganhou na velocidade, invadiu a área e tentou bater cruzado, mas parou em grande defesa de Nick Pope.
O Arsenal chegou a ter 80% da posse de bola nos primeiros minutos da partida e fez parecer que a vitória viria. No entanto, conforme o tempo foi passando, o Arsenal percebeu que não conseguiria ficar em cima do Newcastle o tempo todo. Isso porque a equipe muito bem comandada pelo inglês Eddie Howe não é boa apenas no setor defensivo, mas sabe muito bem trocar passes e controlar a partida nos momentos em que é necessário, e adora armar suas jogadas pelo lado direito do campo de ataque, onde conta com as descidas do lateral Trippier, o ponta paraguaio Miguel Almirón e as aproximações de Bruno Guimarães. Em muitos momentos o Arsenal tentava elevar a sua marcação para não permitir que o Newcastle ficasse com a bola, mas quando fazia isso permitia que o adversário chegasse com perigo á meta defendida por Aaron Ramsdale. Por isso, até o fim do primeiro tempo, a partida acabou ficando bastante apertada no meio de campo, e tanto o Arsenal quanto o Newcastle só conseguiram levar perigo através de bola parada (em cobrança de falta ou de escanteio).
No segundo tempo, tentando controlar um pouco mais a posse de bola, o Arsenal teve dificuldade para superar a marcação pressão do Newcastle e correu riscos, mas voltou a ser mais incisivo no ataque, assim como nos primeiros minutos da partida. Bukayo Saka continuou fazendo um estrago no lado direito do campo de ataque do Arsenal, mas acabou ficando sobrecarregado e visado pela defesa do Newcastle, que sempre dobrava ou até triplicava a marcação sobre o jovem atacante inglês. Do outro lado do campo de ataque do Arsenal, Gabriel Martinelli não conseguiu dar o mesmo trabalho para a defesa adversária. Em uma partida de pouco brilho, o atacante brasileiro de apenas 21 anos, que tem sido fundamental para o esquema utilizado pelo técnico Mikel Arteta, teve sua melhor chance em uma cobrança de escanteio que apareceu na primeira trave para desviar de cabeça, mas a bola caprichosamente passou rente à trave, saindo pela linha de fundo.
Na reta final da partida o meio de campo do Arsenal teve um pouco mais de espaço e conseguiu criar algumas chances. Na melhor delas, Xhaka deu um passe cheio de categoria para Nketiah, que está substituindo Gabriel Jesus (machucado), mas o atacante inglês parou em mais uma grande defesa de Nick Pope.
Apesar de o resultado não ter sido de todo ruim, restou para o torcedor do Arsenal um sentimento de frustração pelo fim do 100% de aproveitamento da equipe em casa na Premier League. A ausência de Gabriel Jesus certamente foi sentida, mas é difícil dizer se seria o suficiente para conseguir a vitória sobre o Newcastle. Esta partida deixou bastante evidente a falta de opções de Mikel Arteta e ligou um sinal bem grande de alerta para os Gunners: vai dar para manter o ritmo até o fim com um elenco tão enxuto em um campeonato tão disputado? Ainda há todo um segundo turno de jogos pela frente, mais as partidas atrasadas, e só o tempo vai dizer se o Arsenal vai ter força para conseguir acabar com uma seca de quase 20 anos e voltar a levantar o troféu da Premier League.