Início » Esportes » Futebol Internacional » Após anúncio de Superliga, Uefa aprova a sua nova Champions

Após anúncio de Superliga, Uefa aprova a sua nova Champions  

novo formato de competições da uefa a partir de 2024
(Reprodução: Instagram/Uefa)

Um dia após 12 grandes clubes europeus anunciarem o seu próprio torneio continental, a Superliga, a Uefa aprovou a sua nova Champions League.

A partir de 2024, a atual principal competição de clubes da Europa elevará o seu número de participantes, de 32 para 36 times, abandonando o formato de oito grupos de quatro times por um formato chamado de “modelo suíços”.

Funcionará assim: 

Na fase inicial, cada time terá um mínimo de 10 jogos contra 10 oponentes diferentes, sendo cinco duelos em casa e os demais cinco fora.

Os oito melhores classificados avançam diretamente ao mata-mata, enquanto os times classificados entre nono e 24º lugar na tabela terão que passar, antes, por um playoff para, aí, sim, chegarem às oitavas de final, totalizando-se 16 clubes. A partir  daí, acontecem os duelos mata-mata, como são hoje em dia.

Essas mudanças foram aprovadas nesta segunda-feira (19), durante reunião do Comitê Executivo da Uefa.

Esse mesmo novo formato também valerá para a Europa League e para o novo torneio da Uefa, Europa Conference League, com times de ligas de menor expressão, vencedores de Copas nacionais e eliminados da Liga Europa e até da Champions.

A ideia é gerar dinheiro com o aumento do total de jogos. No caso da Champions, passará dos atuais 125 para 225 jogos, a partir de 2024.

Inclusive, esse novo formato já vinha sendo trabalhado, justamente para impedir a demandada dos gigantes europeus, descontentes com o que recebiam. Não deu muito certo, tanto que 12 deles – Arsenal, Chelsea, Liverpool, Manchester City, Manchester United e Tottenham (Inglaterra); Atlético de Madrid, Barcelona e Real Madrid (Espanha); Internazionale de Milão, Juventus e Milan (Itália) – já anunciaram a criação da polêmica Superliga.

O que é a Superliga

Trata-se de uma nova liga comandada por um grupo de clubes europeus ricos e poderosos, que resolveram dar uma banana para a Uefa e a sua atual Champions League, em busca de mais grana. Florentino Pérez, mandatário do Real Madrid, é quem presidirá a Superliga.

Essa nova liga pretende ter 15 times fundadores com garantia fixa de participação – ou seja, ainda faltam três novos membros para esse grupo de elite -, mais cinco que, aí, sim, entrariam via classificação por critério técnico (rendimento da temporada anterior).

Leia também:

Fim de semana teve Messi campeão e polêmica Superliga

Liga Europa terá semifinais United x Roma e Villarreal x Arsenal

Filipe Luis recorda: “Nos treinos o Salah era como Messi”

banner bônus de boas vindas com a embaixadora do Betmotion, a atacante Cristiane

Deixe um comentário