Como esperado, a Liga de Futebol Profissional da França (LFP) oficializou nesta quinta-feira (30) o encerramento do Campeonato Francês 2019-2020, informando que, por unanimidade, o seu conselho definiu que o Paris Saint-Germain é o campeão da incompleta temporada, interrompida em 8 de março por causa da pandemia do novo coronavírus e definitivamente não mais continuada.
Antes da paralisação da Ligue 1, o time dos brasileiros Neymar, Thiago Silva e Marquinhos liderava a Ligue 1 com 68 pontos, 12 à frente do vice Olympique de Marseille e ainda com o time parisiense tendo um jogo a menos.
O Paris fatura o seu terceiro título seguido, o nono da história da equipe da capital da França.
Connaissance prise des décisions et déclarations du Premier Ministre et du Gouvernement, la LFP acte la fin de la saison 2019/2020.
🏆 @PSG_inside champion de @Ligue1Conforama
🏆 @FCLorient champion de @DominosLigue2Communiqué 📝➡️ https://t.co/LtLVoKV6Ye pic.twitter.com/6Z3GIxKSKV
— Ligue de Football Professionnel (@LFPfr) April 30, 2020
Os dois primeiros colocados, mais o terceiro lugar Rennes (este, pela primeira vez, só que disputando a fase preliminar do torneio) irão à próxima Champions League.
Também ficou estabelecido pela LFP que apenas duas equipes serão rebaixadas, Amiens e Toulouse, e duas subirão, o Lorient, campeão da Ligue 2, e o Lens, vice.
Algumas vagas da Liga Europa em aberto
Ainda não estão totalmente definidos todos os times que irão à próxima Liga Europa, o segundo torneio em importância do velho continente.
Isso devido à indefinição dos vencedores de duas Copas nacionais, a da Liga, cuja final seria disputada em 4 de abril entre Paris Saint-Germain e Lyon, e a da França, originalmente marcada para 25 do mesmo mês, novamente com o PSG envolvido, só que contra o Saint-Étienne.
Ambas as decisões podem vir a ser disputadas em jogos com portões fechados, no início de agosto, mas isso mediante à autorização especial do governo francês.
Por enquanto, está garantido apenas o Lille, quarto lugar da Ligue 1. Nice e Reims, respectivamente quinto e sexto colocados do Campeonato Francês, também, mas estes ainda podem perder suas vagas se Lyon ou Saint-Étienne forem campeões.
Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.
Além disso, confira, também, a nossa seção de Análises e Palpites.