Foi fechada ontem a 3ª rodada da Copa Sul-Americana. Jogando na Bolívia, o São Paulo venceu o Jorge Wilstermann por 3 a 1. Já o Santos empatou por 1 a 1 com o Unión La Calera, no Chile.
Confira os resultados e próximos jogos dos brasileiros na Libertadores e Sul-Americana
São Paulo vence na altitude, mantém 100% e já se aproxima de vaga nas oitavas
Nesta quinta-feira (28), o São Paulo foi até Cochabamba, na Bolívia, para enfrentar o Jorge Wilstermann em uma altitude de cerca de 2,5 mil metros e não teve grandes problemas para voltar a vencer na Copa Sul-Americana. Igor Gomes recebeu cruzamento, que foi mais um passe, de Igor Vinícius para abrir o placar para o São Paulo, mas o Jorge Wilstermann empatou ainda no primeiro tempo, em cobrança de pênalti do colombiano Humberto Osorio, e conseguiu manter o placar em igualdade até o intervalo. Mas a equipe de Rogério Ceni voltou para o segundo tempo buscando fazer uma pressão ainda maior sobre a equipe boliviana e não demorou para voltar à frente no placar: Éder sofreu pênalti e Reinaldo recolocou o São Paulo na frente na cobrança. E já na reta final da partida, dois jogadores que entraram no segundo tempo definiram a vitória tricolor por 3 a 1: Emiliano Rigoni serviu e Marquinhos, em bela jogada na entrada da área, bateu forte, cruzado, para fazer um belo gol. Com a terceira vitória na terceira rodada da Copa Sul-Americana, o São Paulo se isolou na liderança do Grupo D, já tendo 5 pontos de vantagem para o vice-líder (o Everton, do Chile). E vale destacar que duas das próximas três rodadas o São Paulo vai jogar no Morumbi, ao lado da torcida, de forma que tem todas as condições de alcançar a classificação para as oitavas de final e se colocar como um forte concorrente na luta pelo título da competição sul-americana.
Também com 100% de aproveitamento, Ceará lidera Grupo G e sonha com vaga inédita no mata-mata
O Ceará entrou em campo, pela 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana, na última terça-feira (26), para enfrentar o General Caballero, do Paraguai, fora de casa. Apesar da dificuldade de enfrentar a boa equipe paraguaia fora de casa, o Ceará conseguiu abrir o placar no início do segundo tempo, em cobrança de pênalti (sofrido por Geovane e convertido por Erick), e confirmou a vitória minutos mais tarde, em outro lance de bola parada: Lima cobrou escanteio no meio da área e Messias subiu mais que todo mundo para testar para o fundo da rede. Com a vitória por 2 a 0, o Ceará manteve o 100% de aproveitamento e a liderança isolada do Grupo G da Copa Sul-Americana, mas a situação do Vozão não é tão confortável quanto a do São Paulo. Isso porque a vantagem do Ceará para o segundo colocado do Grupo G, que é o gigante Independiente, da Argentina, é de “apenas” 3 pontos e, na última rodada, a equipe cearense enfrenta o time argentino fora de casa em um confronto que pode definir a classificação para as oitavas de final. Antes disso, porém, o Ceará volta a enfrentar o General Caballero e o Deportivo La Guaira, ambos em casa, enquanto o Independiente joga fora de casa contra o General Caballero na próxima rodada, antes de receber o Deportivo La Guaira e, depois, o Ceará, na Argentina.
Atlético Goianiense perde invencibilidade, mas segue na liderança do Grupo F
Na última quarta-feira (27) o Atlético Goianiense foi até o Chile para enfrentar o Antofagasta e acabou sofrendo sua primeira derrota na competição, que pode complicar bastante suas chances de classificação para as oitavas de final. O Antofagasta era o lanterna do grupo, tendo perdido as duas primeiras rodadas, e vencer o Atlético Goianiense foi uma grande surpresa (para não dizer um grande roubo). Controlando completamente o primeiro tempo, o Dragão abriu o placar pouco antes do intervalo, já nos acréscimos, com gol de Gabriel Noga, aproveitando cruzamento de Shaylon em cobrança de falta. O Atlético Goianiense também voltou para o segundo tempo melhor e perdeu pelo menos duas chances claras de aumentar o marcador antes de sofrer o empate já na reta final do jogo, quando o árbitro marcou pênalti duvidoso (na verdade, inexistente) e Jason Flores converteu a cobrança. Abalado, o Atlético Goianiense se perdeu na partida e acabou sofrendo a virada aos 45 minutos do segundo tempo. Com a derrota, o Atlético Goianiense terminou a 3ª rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana ainda na liderança do Grupo F, mas, agora, com os mesmos 6 pontos da vice-líder, LDU.
Santos e Inter seguem vivos na busca por vaga nas oitavas, mas Fluminense e Cuiabá se complicam.
Lá na terça-feira (26), no primeiro dia dos jogos da 3ª rodada da Copa Sul-Americana, o Internacional venceu o Independiente Medellín fora de casa, na Colômbia, e conseguiu se recolocar na luta por vaga nas oitavas de final. Até então, com uma vitória e um empate, o Independiente Medellín estava isolado na liderança do Grupo E, mas com uma vitória simples, por 1 a 0 (gol de Alemão no segundo tempo), porém enorme, o Internacional alcançou 5 pontos (1 vitória e 2 empates) e ultrapassou o time colombiano. O Inter só não aparece na liderança do Grupo E porque o Guaireña, do Paraguai, também alcançou 5 pontos ao vencer o Nueve de Octubre jogando em casa e assumiu a liderança nos critérios de desempate.
Pelo Grupo C, o Santos até saiu na frente do Unión La Calera jogando fora de casa, mas acabou sofrendo o empate e, apesar de ter feito uma boa partida, não conseguiu voltar à frente no placar. Ainda assim, a situação do Santos no Grupo C é boa, principalmente levando em consideração que dois dos próximos três jogos do Peixe serão na Vila Belmiro. Neste momento, o Santos é o 3º colocado do Grupo C, com os mesmos 4 pontos da Universidad Catolica (do Equador), vice-líder, e com um ponto a menos que a líder, Unión La Calera (do Chile). O Banfield, que venceu o Santos na estreia, é o lanterna, com apenas 3 pontos somados.
Entre os 7 times brasileiros que disputam a Copa Sul-Americana, 2 estão em situação mais complicada neste momento. Com 3 rodadas disputadas e faltando 3 rodadas para o fim desta fase de grupos, Cuiabá e Fluminense estão há 3 pontos da zona de classificação para as oitavas de final. O Fluminense apenas empatou com o Unión, da Argentina, jogando no Morumbi na última terça-feira (27), e segue na 3ª posição do Grupo H (1 ponto atrás do próprio Unión, vice-líder, e 3 pontos atrás do líder invicto, Junior Barranquilla). Já o Cuiabá, que poderia estar com os mesmos 6 pontos dos líderes do Grupo B (Melgar e Racing), acabou perdendo em casa para o lanterna, River Plate (do Uruguai), e permaneceu estacionado nos 3 pontos.