Embalado por quatro vitórias consecutivas no campeonato, Bayern de Munique pode ampliar vantagem na liderança do Campeonato Alemão.
Atual Eneacampeão da Bundesliga, o Bayern de Munique está próximo de se tornar o primeiro, entre os gigantes da Europa, a conquistar o título de uma das ligas mais importantes do Velho Continente pela décima vez consecutiva. Entre os gigantes, apenas a Juventus conseguiu feito parecido, tendo vencido o Campeonato Italiano nove vezes consecutivas entre as temporadas 2011/12 e 2019/20, até a Internazionale interromper a sequência com o título da temporada passada. A atual sequência do Bayern começou na temporada 2012/13 e continua viva até agora. 11 rodadas já se passaram na Bundesliga da atual temporada (2021/22), e o Gigante da Baviera já aparece isolado na liderança, com 4 pontos de vantagem para o vice-líder, o Borussia Dortmund, que foi exatamente o último a levantar o troféu antes da atual sequência do Bayern. Os dois maiores campeões da Alemanha vão fazer um confronto direto lá na 14ª rodada, onde o Borussia vai ter a grande chance de ficar um pouco mais próximo do troféu. Até lá, porém, há mais 3 rodadas, e tudo indica que o Bayern de Munique não vai diminuir o ritmo, enquanto o Borussia Dortmund e todos os demais (Leverkusen, RB Leipzig, entre outros) oscilam. Ao todo, em 18 partidas disputadas na atual temporada, o Bayern venceu 15, perdeu 2 e empatou 1. A equipe é muito bem comandada pelo jovem Julian Nagelsmann, de apenas 34 anos, que se destacou ao levar o Hoffenheim de volta para a Liga dos Campeões e por ter chegado nas semifinais da mesma com o RB Leipzig. Mesmo tendo passado por mudanças estruturais com a perda de jogadores ícones e a troca de técnicos ao longo das temporadas, o Bayern de Munique se manteve quase imbatível durante todo o tempo, e parece estar voltando forte na busca por mais um título da Liga dos Campeões e, é claro, da Bundesliga, sob o comando de Nagelsmann. Na última partida o Gigante da Baviera não teve grandes dificuldades para acabar com a invencibilidade do Freiburg, que até então era o único que ainda não tinha perdido na Bundesliga. Antes disso, o Bayern goleou o Benfica pela Liga dos Campeões e o Union Berlin, o Hoffenheim e o Bayer Leverkusen pelo Campeonato Alemão. Por todas estas razões, e pela própria força de seu elenco, o time de Munique não teve ter problemas para voltar a vencer nesta sexta-feira (19), enfrentando o Augsburg (fora de casa) na SGL Arena às 16:30 do horário de Brasília pela 12ª rodada da Bundesliga, com transmissão da “OneFootball” em streaming. Fica a expectativa quanto a possibilidade de o artilheiro (isolado) do campeonato (com 13 gols marcados em 11 rodadas), Robert Lewandowski. O camisa 9 polonês tem nada menos do que 23 gols marcados em 17 partidas disputadas na atual temporada com a camisa do Bayern, sendo um total de 28 gols em 23 partidas considerando, também, os jogos pela seleção. Além disso, o Augsburg é apenas o 16º (antepenúltimo) colocado, com 2 vitórias, 3 empates e 6 derrotas até aqui.
Sem o meteórico Erling Braut Haaland, Borussia Dortmund tenta seguir na cola do líder
Vice-líder da Bundesliga com 24 pontos somados (8 vitórias e 3 derrotas), o Borussia Dortmund sente a perda de seu principal jogador para buscar o Eneacampeão na liderança do campeonato: o “Cometa” Haaland. O atacante norueguês de apenas 21 anos foi um dos principais nomes do Dortmund na última temporada, marcando um total de 41 gols e dando mais 10 assistências em 41 partidas disputadas (temporada em que o Borussia foi 3º na Bundesliga, chegou nas quartas de final da Liga dos Campeões e faturou o título da Copa da Alemanha). Na atual temporada, Haaland já computava 13 gols e outras 3 assistências em 10 partidas, mas teve a sua ascensão meteórica no cenário futebolístico interrompida por uma lesão. De acordo com o técnico Marco Rose, “é uma lesão na mesma coxa em que sofreu a anterior, mas num local diferente”, que deve tirá-lo dos gramados até o ano que vem. Sem Haaland nas últimas 5 partidas que disputou, o Borussia Dortmund venceu 3 e perdeu 2 (com ele foram 7 vitórias e 3 derrotas). A perda de Haaland certamente é um problema para o time comandado por Marco Rose, que teve a data FIFA para esquecer as últimas duas derrotas consecutivas e colocar o time em ordem. O Borussia Dortmund volta a campo no sábado (20), às 11:30 (de Brasília), no Signal Iduna Park, onde recebe o Stuttgart pela 12ª rodada da Bundesliga. Como o adversário luta na parte mais baixa da tabela de classificação, a expectativa é de que o Dortmund faça a lição de casa para se manter na vice-liderança e não permitir que o Bayern abra ainda mais vantagem no topo da tabela de classificação.
Outros destaques da Bundesliga:
Também às 11:30 deste sábado acontecem outros quatro duelos da 12ª rodada, entre eles o que envolve o atual vice-campeão, RB Leipzig, que é apenas o 5º colocado (posição que dá vaga na Liga Europa) com 18 pontos e não deve ter facilidade para superar o Hoffenheim (10º com 14 pontos) fora de casa. Com os mesmos 18 pontos do Leipzig, ocupando a 6ª posição (que dá vaga na Liga Conferência Europa) pelo saldo de gols, o Bayer Leverkusen conta com um sistema ofensivo poderoso para superar o Bochum (12º com 13 pontos) em casa. No mesmo dia e horário também entra em campo o 4º colocado (último na zona de classificação para a Liga dos Campeões), com 19 pontos, o Wolfsburg, que mesmo jogando fora de casa é amplo favorito diante do Arminia Bielefeld (17º com 8 pontos). Por fim vale destacar a partida das 11:30 (de Brasília) de domingo (21), que envolve o 3º colocado (com 22 pontos), Freiburg, e o Eintracht Frankfurt. Apesar do momento que vive o Freiburg, não seria uma grande surpresa se o Frankfurt conseguisse arrancar pelo menos um ponto mesmo jogando fora de casa, até porque visa uma recuperação no campeonato e tem time para tanto.