Palmeiras tem chance de se reaproximar da liderança em duelo em casa contra o Cuiabá.
Como o líder isolado, Atlético Mineiro, entra em campo apenas na noite da próxima segunda-feira (23), para fazer um confronto complicado contra o Red Bull Bragantino, o Palmeiras vai ter a chance de diminuir, ainda que temporariamente, para dois a diferença em relação ao Galo, que atualmente é de cinco pontos. O Verdão vai entrar em campo por esta 17ª rodada do Brasileirão às 11 horas da manhã (no horário de Brasília) deste domingo (22), quando recebe o Cuiabá no Allianz Parque. O Palmeiras chega para a partida motivado por ter conseguido uma classificação histórica sobre o São Paulo na última terça-feira (17), pelas quartas de final da Copa Libertadores da América, mas nem tudo são flores para a equipe alviverde de São Paulo. O primeiro problema é que o Palmeiras não vence no Brasileirão há três rodadas e vem de duas derrotas consecutivas, tendo sido a última exatamente em confronto direto com o Atlético Mineiro. O segundo problema é que, exatamente nesta última derrota, o meia Patrick de Paula foi expulso pelo auxílio do VAR em um lance no qual o árbitro deveria usar o bom senso para permitir que o jovem meia do Palmeiras continuasse em campo, ao invés de dar o segundo amarelo e consecutivamente o vermelho por uma chegada limpa no meio de campo, aos 30 minutos do primeiro tempo. O fato ocasionou também a expulsão de Abel Ferreira, que acabou praticamente jogando a toalha e foi expulso junto com seu jogador por perder a cabeça com a “incompetência da arbitragem”, como ele mesmo declarou. “Ao perceber que errou e que errou feio, o árbitro pediu desculpas aos nossos jogadores” declarou o técnico do Palmeiras na entrevista coletiva após a partida. Agora, sem a perspectiva de comandar o time do banco de reservas, Abel Ferreira vai ter de assistir a partida de domingo, contra o Cuiabá, na qual o Verdão precisa somar os 3 pontos para voltar à briga pela liderança. Por outro lado, auxiliar João Martins venceu 5 das 4 partidas nas quais substituiu Abel na beira do gramado, e os atletas estão motivados para seguirem fortes na busca pelo título nacional. O Cuiabá tem uma boa equipe e está fora da zona de rebaixamento neste momento, mas vem de derrota para o Grêmio em partida atrasada disputada na última quarta-feira (18) e dificilmente vai conseguir tirar pontos do Palmeiras jogando fora de casa.
Flamengo busca lugar no G-4.
Às 16 horas (de Brasília) do domingo (22), o Flamengo visita o Ceará na Arena Castelão com transmissão da TV Redes Mares, afiliada da Globo para do estado do Ceará (a maior parte do país acompanha, pela TV aberta, a partida entre Athletico Paranaense e Corinthians, que acontece na Arena da Baixada, em Curitiba). Mesmo tendo duas partidas a menos que os seus principais concorrentes na luta por uma vaga na próxima Libertadores e pelo título do Brasileirão, o Flamengo consegue se manter na parte alta da tabela de classificação e pode até terminar a rodada no G-4. Se vencer o Ceará na próxima rodada, a equipe comandada por Renato Portaluppi assume a 4ª posição da tabela e abre 2 pontos em relação ao Red Bull Bragantino, que joga na segunda-feira (23) contra o Atlético Mineiro. Para tanto, porém, o novo técnico do Rubro-Negro Carioca vai precisar superar o Ceará, adversário que o Flamengo não vence desde a era Jorge Jesus. Na última temporada, sob o comando do mesmo Guto Ferreira que vai estar no banco de reservas na partida deste domingo, o Ceará venceu as partidas do primeiro e do segundo turno contra o Flamengo, ambas pelo placar confortável de 2 a 0. Na atual temporada, o Ceará aparece na 8ª colocação, somando 23 pontos (neste momento 4 pontos atrás do Flamengo). A equipe de Renato Gaúcho, porém, chega motivada para vencer a quarta partida consecutiva, alcançar a 4ª colocação e já começar a sonhar com o topo do Brasileirão.
Jogos de sábado (21):
A 17ª rodada do Brasileirão começa às 17 horas (de Brasília) deste sábado, com a partida entre Atlético Goianiense e Chapecoense no estádio Antônio Accioly, em Goiânia. O Dragão chega para o confronto embalado por ter voltado a vencer na última partida, chegando a 4 rodadas sem derrota. O Atlético Goianiense ocupa a 7ª posição da tabela neste momento, somando 23 pontos, e espera vencer para ter chances de terminar a rodada no G-6 do Brasileirão. Do outro lado, a Chapecoense tenta se apegar ao empate da última rodada, que interrompeu uma sequência de 8 derrotas, mas dificilmente vai conseguir tirar pontos do Dragão em Goiânia.
Às 19 horas o Grêmio recebe o Bahia em sua Arena, em Porto Alegre, com a chance de respirar fora da zona de rebaixamento pela primeira vez desde a 1ª rodada deste Brasileirão, quando o Tricolor Gaúcho perdeu por 3 a 2 para o Ceará, mas ficou na 14ª posição pelos critérios de desempate. O Tricolor Baiano, por sua vez, ainda não vai contar como o recém-contratado Diego Dabove, sendo mais uma vez comandado pelo técnico interino Bruno Lopes. A equipe tenta se recuperar depois da sequência de cinco derrotas sob o comando de Dado Cavalcanti, que acabou sendo demitido depois do empate por 1 a 1 com o Cuiabá, na 15ª rodada. O Bahia vem de derrota para o Atlético Goianiense jogando em casa e dificilmente vai conseguir somar os 3 pontos enfrentando o Grêmio no Rio Grande do Sul.
Os jogos de sábado se encerram às 21 horas com a partida entre Juventude e Grêmio no interior do Rio Grande do Sul, no estádio Alfredo Jaconi. O Alviverde Gaúcho quer seguir somando pontos em casa para se manter distante da zona de rebaixamento e, de preferência, na zona de classificação para a próxima Copa Sul-Americana. O problema é que, do outro lado, o Fortaleza chega motivado por não perder há 3 partidas e espera conquistar os 3 pontos para dormir na vice-liderança do Brasileirão (tendo em vista que, no dia seguinte, o Palmeiras pode retomar a 2ª posição).