Fluminense tem missão “ingrata” na Argentina na última rodada da fase de grupos da Libertadores e pode ficar fora das oitavas de final
Depois de fazer uma boa temporada em um 2020 cheio de problemas para todo mundo, o Fluminense começou a temporada 2021 com uma boa expectativa. Apesar de ter sofrido duas derrotas consecutivas logo nas duas primeiras rodadas da Taça Guanabara, com o time Sub-23 e sob o comando de um técnico interino, o Fluminense venceu um clássico com o Flamengo na terceira rodada, que marcou a estreia do técnico Roger Machado. É verdade que, naquela oportunidade, a equipe rubro-negra era quem não contava com nenhum dos seus principais jogadores, e estava sendo comandada por um técnico interino. De qualquer forma, a vitória do no clássico deu a confiança que os comandados de Roger Machado precisavam para irem até a final do Campeonato Carioca tendo sofrido apenas uma derrota (diante do Volta Redonda, na 6ª rodada da Taça Guanabara). No entanto, o Campeonato Carioca chegou até a final e a fase de grupos da Libertadores se afunilou no mesmo momento. E foi exatamente quando mais precisava de bons resultados que o Fluminense ficou abaixo das expectativas. Na última terça-feira (18), no Maracanã, bastava um empate para o Tricolor das Laranjeiras confirmar a classificação para as oitavas de final. Dessa forma, o River Plate (que teve de ir a campo, naquela mesma rodada, com um volante jogando como goleiro, em razão de um surto de Covid no elenco) também ficaria em situação mais confortável no grupo (mesmo se não somasse pontos na oportunidade). Neste caso, brasileiros e argentinos chegariam para a última rodada lutando apenas pela liderança do grupo D, pois já estariam confirmados no mata-mata. No entanto, o Fluminense foi derrotado em casa pelo Junior Barranquilla e, agora, precisa vencer o River Plate jogando lá na Argentina para confirmar uma vaga na próxima fase da Libertadores. O problema é que, além da pressão pela vitória (uma vez que, se o Barranquilla vencer o lanterna do grupo, nesta última rodada, ultrapassa os atuais oito pontos que o Fluminense soma), a equipe comandada por Roger Machado carrega o peso da derrota para o Flamengo, sofrida no último sábado (22), pela partida de volta da final do Campeonato Carioca. Com a perda do título para o rival, uma eliminação já na fase de grupos da Libertadores dificilmente vai ser sustentada pelo técnico. Por outro lado, vale destacar que o duelo do Fluminense desta terça-feira (25), diante do River Plate, em Buenos Aires (Argentina), que acontece às 19:15 (horário de Brasília) com transmissão do Fox Sports para a TV fechada, ocorre em meio a problemas físicos e psicológicos da equipe argentina, que pode ainda não contar com todos os seus principais atletas. Além disso, para que o Fluminense seja eliminado nesta fase de grupos, o Junior Barranquilla precisa vencer o Santa Fé (rival local) fora de casa, o que aconteceu apenas duas vezes nos últimos 23 jogos entre estas equipes (com o Santa Fé como mandante).
Campeão após longa seca de títulos, São Paulo vai para a última rodada da fase de grupos da Libertadores já garantido nas oitavas de final
No último domingo (23) o tricolor paulista recebeu um de seus grandes rivais locais, o Palmeiras, no Morumbi, para definir o título do Campeonato Paulista. Mesmo sem dois de seus principais jogadores (Daniel Alves e Martín Benítez), o técnico Hernán Crespo conseguiu superar o time comandado por Abel Ferreira, venceu por 2 a 0 e acabou com uma seca de quase dez anos do São Paulo sem conquistar qualquer título. O São Paulo não vencia o Campeonato Paulista desde 2005 (há mais de 15 anos) e a última vez que havia levantado um troféu tinha sido em 2012, quando sequer conseguiu jogar a partida de volta da final da Copa Sul-Americana, no Morumbi, contra o Tigre, uma vez que a equipe argentina se recusou a voltar para o segundo tempo (depois de estar perdendo em campo e se envolver em confusão no vestiário, durante o intervalo). Desta vez, porém, o São Paulo venceu o Choque-Rei na bola, superou o atual campeão da Libertadores e se sagrou campeão do estado de São Paulo neste ano de 2021. No entanto, tendo em vista que as partidas de ida e volta da final estadual aconteceram em um período muito curto de tempo (menos de 72 horas separaram uma da outra), Hernán Crespo deve, mais uma vez, poupar a equipe titular na Libertadores, até porque já está garantido nas oitavas de final. Com quatro pontos de vantagem para o seu atual adversário, o Sporting Cristal (3º colocado), o São Paulo não tem mais chances de perder a vice-liderança do grupo E. No entanto, se quiser terminar na primeira posição da tabela de classificação, para ter alguma vantagem nas oitavas de final, o tricolor precisa vencer o Sporting Cristal no Morumbi, em partida que acontece às 21:30 desta terça-feira, com transmissão do SBT na TV aberta. Além disso, o São Paulo vai ter de torcer para o Rentistas (do Uruguai), que sonha com a 3ª posição do grupo (e a classificação para a Copa Sul-Americana), vencer o Racing Club (líder) jogando fora de casa.
Também às 21:30 desta terça-feira, o SBT (exclusivamente para o estado de Minas Gerais) e a Fox Sports (para todo o Brasil, na TV fechada) transmitem a partida entre Atlético Mineiro e Deportivo La Guaira, no Mineirão. A equipe do técnico Cuca ostenta a melhor campanha da Libertadores até aqui, somando 13 pontos nas cinco rodadas disputadas (4 vitórias e 1 empate), e espera outra vitória nesta partida em casa para confirmar a liderança geral da fase de grupos da Libertadores e, consequentemente, ter a vantagem de jogar a partida de volta em casa até nas semifinais (caso se classifique). Já confirmado na liderança do grupo H e tendo comemorado o título estadual no último fim de semana, o Atlético Mineiro já começa a colher os frutos dos altos investimentos que estão sendo feitos no clube desde o ano passado. Como vai fazer o quinto jogo em 12 dias, Cuca deve poupar boa parte (senão todos) dos titulares, mas, ainda assim, deve ir em busca dos três pontos e é favorito para conseguir a vitória.
Leia também:
Libertadores: saiba o que o Fluminense precisa para ir às oitavas
Noite de derrotas de Fluminense, São Paulo, Palmeiras e Santos