Argentino comunicou desejo de deixar o Barcelona para jogar a temporada 2020/21 em outro clube.
Nesta terça-feira (25), Lionel Messi comunicou formalmente ao Barcelona que pretende fazer uso da cláusula contratual que permite, ao camisa 10, rescindir seu vínculo com o clube de forma unilateral. Com isso, o craque argentino poderia deixar a equipe catalã sem qualquer custo para o clube que desejar contratá-lo. A não ser, é claro, o valor do passe e do salário do jogador, que de acordo com o último levantamento da revista “France Football” é o mais bem pago do mercado mundial (levando quase 600 milhões de reais por temporada – Cristiano Ronaldo, na segunda colocação, custou aos cofres da Juventus pouco menos de R$ 500 milhões na temporada 2018/19). No entanto, durante a apresentação do recém-contratado junto ao Braga-POR, Francisco Trincão, ocorrida na manhã desta quarta-feira (26), o novo secretário técnico do Barcelona, Ramon Planes, afirmou que o clube catalão não vê Lionel Messi fora da equipe que vai ser comandada pelo holandês Ronald Koeman na próxima temporada. “Foi uma notícia impactante para todos nós a de Messi, mas o que pensamos e dissemos algumas vezes é que pensamos em Messi como jogador do Barça. Hoje chega Trincão, e esperamos que triunfe ao lado de Messi” foram as palavras do secretário técnico. De acordo com Ramon Planes, “o Barça se reconstruiu muitas vezes” com o camisa 10 no centro da revolução, assim como pretendem fazer na próxima temporada. Sendo assim, o que se espera é que o Barcelona não permita que o argentino deixe a Catalunha tão fácil, se mantendo firme no sentido de que o camisa 10 só sai se paga a cláusula de 700 milhões de euros. O clube blaugrana deve ir à justiça, se preciso for, para que a cláusula de rescisão que permite que Messi deixe a equipe de forma gratuita não possa ser utilizada, uma vez que a comunicação do jogador deve se dar ao fim de cada temporada (o que, no entendimento do Barça, aconteceu ao fim de maio). O argentino, no entanto, pelo comunicado que enviou ao Barcelona, informando que pretende se desvincular do clube, entende que, como a temporada se estendeu até agosto, a cláusula com o clube é válida até este mês. Sendo assim, Messi estaria disponível no mercado, para acertar com qualquer clube que deseje defender na próxima temporada (2020/21).
Manchester City sai na frente na corrida por Messi, mas pode ser barrado pelo “Fair-Play”
Desde a eliminação do Barcelona nas quartas de final da Liga dos Campeões, acompanhada pela do Manchester City, fala-se em conversas entre Pep Guardiola e Lionel Messi, que fizeram parceria histórica pelo Barcelona. De acordo com informações da ESPN, o jogador teria ligado para o ex-treinador, que atualmente comanda o Manchester City, para discutir a possibilidade de unirem-se mais uma vez, agora na equipe inglesa. E segundo o repórter Marcelo Bechler, do Esporte Interativo, o craque argentino realmente já decidiu que pretende defender os Cityzens na Premier League e na Liga dos Campeões da temporada 2020/21. Corroborando à esta informação, a jornalista Veronica Brunati, próxima à família do jogador, afirmou que o Manchester City vai se reunir com o estafe de Messi já na próxima semana, em Barcelona. O jornal “Guardian” acredita que o clube inglês deve contratar o camisa 10 da Seleção Argentina sem custo ou por um baixo valor. Como o City já investiu nas contratações de Aké (Zagueiro) e Ferrán Torres (meia-atacante), não poderá desembolsar o alto valor da multa rescisória de Messi com o Barcelona. No entanto, a equipe de Guardiola tem a seu favor o fato de o argentino querer sair da Catalunha, com destino à Inglaterra, e, portanto, ainda que não queira ficar de mãos abanando, o Barcelona pode facilitar uma negociação.
Reencontro com Neymar? Parceria histórica com Cristiano Ronaldo? As especulações sobre o futuro do 6 vezes melhor jogador do mundo
A notícia de que Lionel Messi estaria disponível no mercado de transferências abalou o mercado europeu. Logo após o vexame do Barcelona diante do Bayern de Munique, pelas quartas de final da Liga dos Campeões, já se cogitava a possibilidade de o craque argentino deixar a Catalunha. A Internazionale, por exemplo, foi uma das principais equipes a serem cotadas como destino de Messi, pois o jogador comprou um apartamento na cidade de Milão na mesma época. A equipe italiana, realmente, segue sendo uma das interessadas em contar com o jogador, mas tem a concorrência de, praticamente, todos os clubes que existem no mundo. Assim como aconteceu na Europa, se espalhou pelo Brasil, Estados Unidos e até na China, especulações sobre a possibilidade de ter o craque argentino em um destes países. Até o Paris Saint-Germain, de Neymar, se sentiu tentado a investir no antigo parceiro do brasileiro. “Ele é muito bem-vindo! Qual treinador diz não à Messi?” disse o atual técnico da equipe parisiense, o alemão Thomas Tuchel. No entanto, depois de todos os desentendimentos do PSG com o Barcelona, a equipe catalã faria todo o possível para impedir esta mudança, e o próprio Messi dificilmente vai querer piorar ainda mais sua relação com o clube onde fez sua carreira. Além disso, de acordo com os cálculos financeiros do jornal francês “L’Èquipe”: “uma operação dessa agora seria impossível”, ainda que o PSG não precisasse desembolsar nada para contratar o argentino. Especula-se, então, a possibilidade de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo fazerem uma parceria única no futebol, envolvendo mais de 10 prêmios da bola de ouro em uma única equipe: a Juventus. A Velha Senhora já deu indícios de que tem interesse na possibilidade de contar com o jogador, podendo, inclusive, envolver outros jogadores em um possível negócio de transferências com o Barça. No entanto, o novo técnico da equipe italiana, Andrea Pirlo, já afirmou que conta com estrelas como Dybala e Cristiano Ronaldo para a próxima temporada, o que torna ainda mais difícil arcar com os custos de Lionel Messi.
Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.
Além disso, confira, também, a nossa página betmotionbr no Instagram, com bônus, dicas e promoções.