Como resultado de reunião com o seu Comitê Executivo nesta quinta-feira (23), pela primeira vez a Uefa passou a admitir que ligas de futebol nacionais possam ser encerradas antes da sua conclusão, devido a questões de saúde ou mesmo econômicas, por consequência da grave crise mundial pelo novo coronavírus.
A entidade reafirmou desejo de que os campeonatos consigam finalizar as suas temporadas, mas sempre deixando claro que a prioridade deve ser sempre a saúde dos atletas no que tange ao cumprimento dos protocolos de segurança, até para evitar que haja contaminação com a COVID-19.
Condições
A Uefa aceita o encerramento prematuro das ligas, mas condiciona isso a “razões legítimas”, tais como:
– existência de uma ordem oficial proibindo eventos esportivos para que as competições domésticas não possam ser concluídas antes de uma data que permita concluir a temporada atual em tempo hábil antes do início da próxima temporada;
– problemas econômicos intransponíveis que impossibilitam o término da temporada porque colocariam em risco a estabilidade financeira de longo prazo da competição e / ou clubes nacionais.
Entidade aceita mudanças de regulamentos para conclusão de torneios
A Uefa admite que o formato original das ligas seja modificado, se preciso for, para a sua conclusão. Ou seja, para a entidade é aceitável que os campeonatos adotem novas fórmulas que facilitem o término dos torneios, mas desde que levem em conta o “mérito esportivo”, obedecendo a critérios técnicos, portanto, para a definição dos classificados às competições continentais da próxima temporada.
De todo modo, fica a cargo das ligas nacionais decidirem, sob esses aspectos, quem serão seus representantes na Champions League e Liga Europa, podendo a Uefa vetar, se for o caso.
Mesmo adiada para 2021, torneio de seleções segue como Euro 2020
Até para evitar desperdício com materiais promocionais já prontos, referentes ao evento, a Uefa ratifica decisão de que o adiado torneio de seleções Euro 2020 mantenha esse mesmo nome, mesmo a competição realizada em 2021.
A entidade também confirmou nesta quinta o adiamento da versão feminina da Euro, que seria disputada no ano que vem e ficou para julho de 2022, por causa da pandemia do novo coronavírus.
Acesse apostas esportivas no site do Betmotion.
Além disso, confira, também, a nossa seção de Análises e Palpites.