Com vitória nos pênaltis, Tottenham foi o primeiro a garantir vaga nas quartas de final.
Nesta terça-feira (29), pela 4ª fase da Carabao ou EFL Cup (a Copa da Liga Inglesa), disputada em partida única (com local definido por sorteio prévio), o Tottenham de José Mourinho recebeu o Chelsea de Frank Lampard no Hotspur Stadium, em Londres.
Como o vencedor já garantia vaga nas quartas de final, a partida começou tensa. Mesmo jogando em casa, o time comandado pelo gajo Mourinho preferiu focar suas forças na defesa durante o primeiro tempo, tentando explorar os contra-ataques. Do outro lado, o Chelsea aproveitou para controlar a posse de bola, mas, como também se preocupava em não dar espaços na defesa, só investia contra o adversário quando surgia uma boa oportunidade. Com o passar do tempo, os Blues foram crescendo na partida, principalmente com jogadas pelos lados do campo, e foi assim que aconteceu o gol: Sergio Reguilón errou na saída de bola e César Azpilicueta aproveitou para escapar pela direita livre de marcação. O lateral-esquerdo dos Spurs tentou se recuperar na jogada e acabou passando direto em corte seco de Azpilicueta, que fez passe rasteiro para Timo Werner na entrada da área: o alemão dominou já ajeitando para a batida e acertou um belo chute para fazer o primeiro dele pelo Chelsea. Depois de abrir o placar, a equipe de Lampard diminuiu o ritmo e inverteu a situação da partida. Aproveitando que o Tottenham teria de correr atrás do empate, o Chelsea passou a esperar ainda mais para avançar ao ataque e, quando estava sem a bola, deixou de pressionar no campo de ataque. Foi então que os Spurs cresceram no jogo, mas a estrela que mais brilhou foi a do senegalês Édouard Mendy, que fez sua estreia pelos Blues, substituindo o contestado Kepa Arrizabalaga no gol. Ainda no primeiro tempo, em finalização de Erik Lamela da entrada da pequena área, Mendy esticou o pé para fazer sua primeira grande defesa na partida. No segundo tempo, o Tottenham foi ainda mais agressivo e o goleiro senegalês seguiu impedindo um empate. No entanto, apesar do destaque do goleiro recém-chegado ao Chelsea, quem mais chamou a atenção foi o técnico do Tottenham, José Mourinho, que abandonou o banco de reservas aos 31 minutos da etapa final, quando os Blues armaram contra-ataque e quase mataram o jogo por conta de um buraco na defesa de sua equipe, deixado por Eric Dier, que havia saído de campo para ir ao banheiro. Só que o treinador português foi buscar o zagueiro lá no vestiário, para recompor a defesa, e Dier voltou às pressas para a partida. E aos 38 minutos, quando Reguilón fez boa jogada pela esquerda e achou Lamela livre de marcação na área, o atacante argentino dominou cara a cara com Mendy e bateu no canto, sem chances de defesa para o goleiro: 1 a 1. A partida acabou indo para os pênaltis, onde Dier, Lamela, Hojbjerg, Lucas Moura e Harry Kane (nesta ordem) converteram as cobranças alternadas para o Tottenham, e Mason Mount desperdiçou para o Chelsea na última cobrança, depois de Abraham, Azpilicueta, Jorginho e Emerson Palmiere converterem. Com a vitória por 5 x 4 nas penalidades, o Tottenham foi a primeira equipe a garantir vaga nas quartas de final da Copa da Liga Inglesa.
Os Manchesters entram em campo nesta quarta-feira.
A partida entre Tottenham e Chelsea foi a única de terça-feira, mas, nesta quarta (30), outras 4 equipes definem vaga nas quartas de final da Carabao Cup. Logo às 13h30 (no horário de Brasília), o Newcastle enfrenta o Newport County, que disputa a 4ª divisão inglesa (chamada Football League Two), fora de casa. Atualmente na 10ª posição da Premier League, tendo empatado em 1 a 1 com o Tottenham na última rodada, o Newcastle passou pelo Morecambe com goleada por 7 a 0, equipe que, assim como o Newport, disputa a Football League Two.
Às 15 horas é a vez do Manchester City entrar em campo diante do Burnley, fora de casa, no Turf Moor. A equipe de Manchester anunciou a contratação de mais um zagueiro nesta terça-feira, junto ao Benfica, do português Rúben Dias. O defensor de 23 anos se junta à Nathan Aké como reforço para a zaga nesta temporada, além de Aymeric Laporte e John Stones, contratados pelo técnico catalão em temporadas anteriores. Como Nicolás Otamendi foi envolvido na negociação com o Benfica, o valor pago pelo City ao clube português gira em torno dos 50 milhões de euros (cerca de 350 milhões de reais). O reforço deixa clara a preocupação de Guardiola com seu sistema defensivo, que levou 5 gols na última partida, diante do Leicester City, pela Premier League. No entanto, é importante não esquecer que, apesar de ainda não ter conseguido se reestabelecer como a grande potência inglesa, o Manchester City segue como um dos favoritos na maior parte das competições que disputa, é o atual campeão da Carabao Cup e dificilmente vai ser parado pelo Burnley logo nesta fase da competição. A partida vai ser transmitida pela ESPN Brasil.
Às 15h30, o Fox Sports transmite a partida entre Brighton e Manchester United, no American Express Community. A equipe comandada por Ole Gunnar Solskjaer vem de vitória exatamente sobre o Brighton na última rodada da Premier League e dificilmente não vai alcançar a classificação neste confronto. No entanto, o comandante norueguês pode optar por poupar sua equipe principal, assim como fez na última fase da Carabao, até porque enfrenta o Tottenham na próxima rodada, no fim de semana. Isso pode fazer a partida ter outro panorama.
Finalmente, também às 15h30, Everton e West Ham fazem o confronto, aparentemente, mais equilibrado desta quarta-feira. No entanto, não só por jogar em casa, mas também por estar em grande momento, a equipe de Liverpool é favorita para avançar às quartas de final. Por outro lado, o West Ham vem de goleada sobre o bom Wolverhampton de Nuno Espírito Santo e pode acabar surpreendendo a equipe comandada por Carlo Ancelotti.