Início » Colunas » Coluna do Verchai » Tottenham e Roma são destaques da Conference League

Tottenham e Roma são destaques da Conference League  

Um dos favoritos ao título da primeira Conference League, nova competição da Uefa, Tottenham precisa se reencontrar sob o comando de Antonio Conte.

treinador italiano antonio conte com agasalho do tottenham em treino do time londrino
Técnico italiano Antonio Conte estreia no comando do Tottenham nesta quinta, em casa, pela Conference League (Divulgação/Spurs)

Em um movimento um tanto raro nos clubes europeus, o Tottenham demitiu o técnico Nuno Espírito Santo depois de apenas quatro meses de trabalho. Foram 17 partidas sob o comando do português, das quais o Tottenham venceu 8, perdeu 7 e empatou duas. A gota d’água para a direção do clube londrino foi a derrota por 3 a 0 diante do Manchester United na última rodada da Premier League, que levou o Tottenham da 5ª para a 9ª posição da tabela. Foi praticamente o que os mandas-chuvas esperavam que acontecesse para acertar, apenas um dia depois da demissão de Nuno Espírito Santo (ocorrida na terça-feira, 2), com Antonio Conte, que já era especulado pela imprensa.

O técnico italiano, campeão do Campeonato Italiano com a Internazionale na última temporada (título que interrompeu uma sequência de 9 títulos da Juventus), é visto pelos Spurs como o homem certo para recolocar o clube londrino no caminho dos títulos. Entre eles, está o da Uefa Europa Conference League, na qual o Tottenham é considerado um dos mais fortes na busca pelo título, mas faz campanha decepcionante.

Nesta quinta-feira (4), às 17 horas (de Brasília), com transmissão exclusiva da ESPN pelo “Star+”, o Tottenham recebe o Vitesse rm seu Tottenham Hotspur Stadium, em Londres, pela 4ª rodada da fase de grupos da Liga Conferência da UEFA. Trata-se de um confronto direto pela vice-liderança do grupo G.

Com apenas 4 pontos somados nas 3 rodadas disputadas até aqui, o Tottenham ocupa a 3ª posição neste momento, a qual não garante vaga no mata-mata da competição. Por esta razão, a vitória é fundamental para o Spurs, logo na partida de estreia de Antonio Conte, apenas 2 dias após ter sido anunciado como treinador.

É muito pouco para tirar conclusões sobre o que esperar do Tottenham de Conte, mas a expectativa é grande sobre as mudanças que podem ser feitas de imediato, e se elas surtirão o efeito desejado. Nas palavras de Antonio Conte em sua entrevista coletiva de apresentação: “Quero retribuir a confiança”.

O Vitesse, vale destacar, chega para o confronto motivado pela vitória tranquila sobre o Tottenham na rodada anterior e precisando de um “simples” empate para se manter na vice-liderança, a qual ocupa com 6 pontos somados no momento (2 a mais que o Tottenham). O líder é o Rennes, que soma 7 pontos e que vai enfrentar, em casa, no Roazhon Park, por esta 4ª rodada, o lanterna do grupo G, o Mura, que ainda não somou pontos na competição (perdeu as 3 rodadas disputadas). O time francês é amplo favorito no confronto e pode abrir uma larga vantagem na liderança do grupo G com a vitória, principalmente em caso de empate ou mesmo de vitória do Tottenham na outra partida do grupo.

Na Roma, José Mourinho tenta se firmar na Liga Conferência enquanto luta para se manter no G4 do Campeonato Italiano

Comandante do Tottenham na última temporada, Mourinho não conseguiu extrair do time o que era esperado pela torcida e não permaneceu para a atual temporada, mas está tendo mais uma chance no comando da Roma. Em 16 partidas até aqui, o icônico técnico português venceu 10, perdeu 5 e empatou uma, o que rende a 4ª posição do Campeonato Italiano, que garante vaga na próxima Liga dos Campeões, e está na vice-liderança do grupo C da Liga Conferência Europa, que dá vaga no play-off da competição (fase na qual os vice-líderes de cada grupo da Liga Conferência enfrentam os 3º colocados de cada grupo da Liga Europa, em confrontos de ida e volta que serão definidos por sorteio). Neste momento, quem ocupa a 1ª posição do grupo C, que dá vaga direta nas oitavas de final, é o próximo adversário da Roma, o Bodo/Glimt. O time italiano vai enfrentar o atual campeão norueguês no Estádio Olímpico de Roma, depois da goleada por 6 a 1 sofrida na Noruega na rodada anterior. O Bodo/Glimt está invicto nesta fase de grupos e mostrou ter capacidade para enfrentar até mesmo um time do tamanho da Roma, que na última temporada chegou às semifinais da Liga Europa. O fato de Mourinho estar tendo de lidar com um Campeonato Italiano bastante competitivo e duro de disputar com o elenco limitado que possui também está afetando na preparação para os jogos de meio de semana da Liga Conferência, mas isso não diminui a pressão que o comandante sofre da imprensa italiana. A goleada para o Bodo na Noruega foi chamada de “vexame histórico” e “uma vergonha sem fim” pelo jornal “Gazzetta Dello Sport”, um dos principais jornais da Itália. Na última rodada, perdeu para o Milan em casa e ficou distante da luta pela liderança do campeonato nacional, e a imprensa italiana destacou o fato de a Roma continuar sendo uma presa fácil para os principais times da Itália (lembrando as derrotas para Lazio e Juventus nesta temporada, além do empate sem gols com o Napoli). Por todas estas razões, uma vitória sobre o Bodo na 4ª rodada da fase de grupos da Liga Conferência é fundamental para retomar a liderança do grupo C e, com isso, reestabelecer a confiança do time antes de outro jogo fundamental pelo Campeonato Italiano: no próximo domingo (7), fora de casa, contra o Venezia, que luta na parte de baixo da tabela de classificação. No outro jogo do Grupo C da Liga Conferência Europa, o Zorya recebe o CSKA na Ucrânia precisando somar os 3 pontos para se aproximar das primeiras colocações. O CSKA é o lanterna, somando apenas 1 ponto.

Deixe um comentário