Início » Colunas » Coluna do Verchai » Suárez encanta, e Grêmio segue 100% em 2023

Suárez encanta, e Grêmio segue 100% em 2023  

Depois de viver anos gloriosos sob o comando de Renato Gaúcho, que teve seu auge em 2017, com a conquista do seu terceiro título da Copa Libertadores da América, o Grêmio viveu o impensável ao terminar o Brasileirão de 2021 na zona de rebaixamento à Série B do Campeonato Brasileiro. Em um ano marcado pela saída de Renato Gaúcho, o Grêmio voltou a disputar a segunda divisão do futebol brasileiro. No ano passado, apesar de ter oscilado bastante, o Grêmio conseguiu terminar a Série B na vice-liderança e, assim, retornar à Série A do Campeonato Brasileiro. Além disso, no fim da temporada, Renato Gaúcho foi anunciado de volta como técnico e deixou os torcedores com uma boa expectativa para 2023. Mas foi o anúncio da chegada de Luis Suárez que deixou os gremistas em êxtase. E o início de temporada do atacante uruguaio está deixando a expectativa dos torcedores ainda maior sobre o futuro.

luis suarez em treino do gremio
Atacante uruguaio Luis Suárez é o principal reforço do Grêmio para a temporada 2023 (Reprodução: Twitter)

Apresentação, hat-trick e título na estreia: o início de Suárez no Grêmio.

Quando foi contratado pelo Grêmio, Luis Suárez pediu para que fosse apresentado à torcida em um evento especial na Arena do clube, para o qual compareceram mais de 30 mil pessoas no dia 4 de janeiro. Na apresentação, Suárez foi enfático ao dizer que “vão acontecer coisas muito importantes” e projetou lutar por títulos “para que o Grêmio volte ao lugar em que deve estar”, de acordo com suas próprias palavras. E não foram apenas nas palavras que Luis Suárez deixou clara a sua ambição de conquistar coisas importantes com o Grêmio. No contrato do atacante uruguaio com o clube gaúcho ficou estabelecido o pagamento de um prêmio caso o jogador consiga ajudar o Grêmio a conquistar uma vaga na Copa Libertadores da América de 2024, seja com o título da Copa do Brasil ou pela classificação favorável no Campeonato Brasileiro.

E teve mais. Dentro de campo, Suárez deu ainda mais esperança aos torcedores logo em sua primeira partida pelo novo clube. A partida era válida pela Recopa Gaúcha, disputada pelo atual campeão estadual, o Grêmio, e o campeão da Copa da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), o São Luiz. De acordo com informações do clube, quase 50 mil pessoas lotaram a Arena do Grêmio para ver a estreia de Luis Suárez pelo clube gaúcho, as quais foram recompensadas com um hat-trick do camisa 9. O atacante uruguaio que recentemente completou 36 anos, esbanjou experiência e técnica para marcar seu primeiro gol com a camisa do Grêmio em menos de 5 minutos da partida de estreia: recebeu com espaço na área e precisou de apenas um toque na bola para encobrir o goleiro e marcar um golaço. Ainda no primeiro tempo, com outros dois gols de Suárez e um de Bitello, o Grêmio definiu a vitória de 4 a 1 sobre o São Luiz, que lhe garantiu o título da Recopa Gaúcha 2023.

Poder de decisão e média de quase 2 gols por partida:

Depois de marcar seu primeiro gol, ou melhor, seus primeiros 3 gols na estreia do Grêmio, levantando um título no final da partida, começaram as repercussões na imprensa. Uma questão foi levantada: Suárez seria capaz de fazer isso na Série A do Campeonato Brasileiro, ou melhor, seria capaz de manter um alto nível de atuações ao longo da temporada? Se essa pergunta fosse feita para mim, a resposta seria: sim, Suárez tem capacidade de ser decisivo no Brasileirão e durante toda a temporada. Assim como a Recopa Gaúcha, o Campeonato Gaúcho não serve de parâmetro para o Brasileirão e a Copa do Brasil, que vão ser as principais competições que o Grêmio vai disputar em 2023. No entanto, a resposta já está sendo dada por Suárez. As duas primeiras partidas do Grêmio pelo Campeonato Gaúcho deixaram isso ainda mais claro.

Na primeira rodada o Grêmio saiu atrás do Caxias no placar e teve que buscar a reação jogando fora de casa. O gol de empate aconteceu ainda no primeiro tempo, depois que Suárez escapou nas costas da defesa e recebeu de Ferreirinha na área para finalizar: o goleiro conseguiu sair bem para fazer a defesa, mas Bitello marcou no rebote. No segundo tempo, para aliviar a pressão e marcar o gol da vitória do Grêmio apareceu Suárez: ele recebeu de Diogo Barbosa na entrada da área, limpou a marcação com um drible de corpo e ganhou o espaço necessário para mandar no ângulo. Mais um golaço do uruguaio pelo Grêmio. E decisivo. Assim como foi decisivo o gol que Suárez marcou na última partida do Grêmio, contra o Brasil de Pelotas. Apesar de ser competitivo, o Caxias ficou fora das semifinais do Campeonato Gaúcho e não conseguiu conquistar o acesso à Série C do Campeonato Brasileiro em 2022, apesar de ter ficado muito próximo do acesso (precisava chegar nas semifinais da Série D, mas foi eliminado nas quartas de final). Já o Brasil de Pelotas esteve nas semifinais do Campeonato Carioca e disputou a Série C do Campeonato Brasileiro no ano passado, de forma que chegou ainda mais preparado que o Caxias para enfrentar o Grêmio.

Mesmo jogando em casa, com o apoio da torcida, o Tricolor Gaúcho teve dificuldade diante do Brasil de Pelotas, que fez uma partida quase impecável. Faltou ao time de Pelotas conseguir ser efetivo no ataque ou, pelo menos, não ter vacilado com Suárez até o apito final, mas isso é uma missão quase impossível. Aos 45 minutos do segundo tempo, o camisa 9 do Grêmio recebeu de Ferreirinha na área, se livrou da marcação e bateu por cima do goleiro para fazer o gol que manteve o 100% de aproveitamento do Tricolor Gaúcho no campeonato estadual.

Neste final de semana o Grêmio fará o seu primeiro teste sem Luis Suárez em campo, e vai ser importante para o técnico Renato Gaúcho entender quem pode estar mais preparado para ajudar o atacante uruguaio no setor ofensivo. A princípio, Bitello e Ferreirinha se entenderam muito bem.

Siga o Betmotion nas redes sociais

betmotion - entre para ganhar - logo verde

Gostou deste texto? Deixe o seu comentário e acesse a área de apostas esportivas do Betmotion. Aproveite, também, para nos seguir nas redes sociais:

Twitter

Instagram

Facebook

Deixe um comentário