Início » Colunas » Coluna do Verchai » Seleção Brasileira segue firme na busca pelo Hexa

Seleção Brasileira segue firme na busca pelo Hexa  

O Brasil segue a sua caminhada, em busca do Hexa. Já garantido nas oitavas de final, Tite aposta em reservas para encerrar fase de grupos com 100% de aproveitamento e confirmar liderança do Grupo G.

casemiro do brasil contra sérvio copa catar 2022
Casemiro durante disputa contra sérvio no difícil jogo da estreia da Seleção na Copa de 2022 (Reprodução: site Fifa.com / FIFA World Cup)

O Brasil superou todos os obstáculos que encontrou nas primeiras rodadas da fase de grupos da Copa do Mundo e pode se dar ao luxo de poupar os seus principais jogadores na última rodada. A expectativa é de que o Brasil enfrente Camarões nesta sexta-feira, às 16 horas (de Brasília), com o time que Tite levou à campo no último treino da seleção, sendo formado por: Ederson; Daniel Alves, Éder Militão, Bremer e Alex Teles; Fabinho, Fred (ou Bruno Guimarães) e Rodrygo; Antony, Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli.

O técnico Tite já havia falado, em entrevista coletiva, que deveria poupar alguns titulares para o último jogo da fase de grupos, contra Camarões, uma vez que, com as duas vitórias conquistadas nas primeiras rodadas, a Seleção Brasileira tem poucas chances de perder a liderança do Grupo G. Para que isso acontecesse, a Suíça precisaria vencer a Sérvia e o Brasil perder para Camarões, com placares suficientes para tirar uma distância de 3 gols de saldo existente entre o Brasil e a Suíça. No entanto, mesmo com a equipe reserva, pode-se dizer que a Seleção Brasileira é vista com favoritismo diante de Camarões. Isso porque a equipe reserva que Tite vai levar à campo conta com atletas que são titulares dos melhores times do mundo, como o goleiro Ederson (Manchester City), o zagueiro Éder Militão (Real Madrid), o volante Fabinho (Liverpool) e, inclusive, a dupla de ataque Gabriel Jesus e Gabriel Martinelli, que são destaques do Arsenal de Mikel Arteta, que estava liderando a Premier League até a pausa para a Copa do Mundo do Catar 2022. Além disso, apenas 4 jogadores deste time que é previsto para entrar em campo contra Camarões ainda não tiveram a oportunidade de jogar nesta Copa: o goleiro Ederson, o zagueiro Bremer, o lateral-direito Daniel Alves e o volante Fabinho. Todos os demais entraram nas partidas anteriores, contra Sérvia e Suíça, e foram de alguma forma importantes para as vitórias conquistadas.

Portanto, a expectativa para este último jogo da fase de grupos é de mais uma vitória da Seleção Brasileira mesmo com o time reserva. A Seleção Camaronesa possui boas virtudes, tem um grande poder físico e alguns jogadores importantes, como o atacante e capitão Choupo-Moting, artilheiro do Bayern de Munique nesta temporada europeia (2022/23) e autor de um dos gols do empate de Camarões com a Sérvia, por 3 a 3, na última rodada. É evidente que a Seleção Brasileira vai encontrar dificuldades, assim como foi nas partidas anteriores, mas a expectativa é de que os comandados de Tite mais uma vez superem as adversidades para encerrar esta fase de grupos com 100% de aproveitamento.

Prestes a confirmar a liderança do Grupo G, Brasil deve ter Gana como adversária nas oitavas de final.

Se vencer a Seleção Camaronesa nesta última rodada, a Seleção Brasileira pode encerrar a fase de grupos com a melhor campanha. A única seleção que também tem chances de terminar a fase de grupos com 100% de aproveitamento é a de Portugal, que é ampla favorita diante da Coreia do Sul na última rodada do Grupo H. A boa notícia é que, se confirmar o favoritismo e a liderança do Grupo H, Portugal não vai enfrentar o Brasil nas oitavas de final, desde que, é claro, a seleção de Tite também confirme a liderança do Grupo G. Dessa forma, a expectativa é de que o adversário do Brasil nas oitavas desta Copa do Mundo seja Gana, que ocupa a vice-liderança do Grupo H neste momento e depende de um simples empate com o Uruguai para confirmar a classificação. Caso a Celeste consiga surpreender e vença Gana nesta última rodada, deve ser a adversária do Brasil nas oitavas de final, considerando que Portugal dificilmente vai perder para a Coreia do Sul. A expectativa é de que, confirmando a liderança do Grupo H, Portugal enfrente a Suíça nas oitavas de final, que depende de um empate com a Sérvia para confirmar a classificação. A Sérvia precisa superar a Suíça para assumir a vice-liderança do Grupo G e, assim, enfrentar Portugal nas oitavas de final.

A fase de grupos da Copa do Mundo do Catar 2022 encerra nesta sexta-feira (2), exatamente com as partidas dos grupos G e H. Às 12 horas (de Brasília) acontecem as duas últimas partidas do Grupo H: Gana (3 pontos) x Uruguai (1 ponto) e Coreia do Sul (1 ponto) x Portugal (6 pontos).

Às 16 horas (de Brasília) a fase de grupos encerra com os últimos jogos do Grupo G: Sérvia (1 ponto) x Suíça (3 pontos) e Camarões (1 ponto) x Brasil (6 pontos). Os confrontos são transmitidos pela Rede Globo na TV aberta e, também, pelo SporTV na TV fechada.

Como restam apenas os jogos destes dois grupos para acontecerem pela primeira fase da Copa do Mundo, as oitavas de final já estão praticamente definidas. As últimas a confirmarem a classificação foram Japão e Espanha, que entraram em campo na tarde desta quinta-feira (1).

Como ficaram as chaves do mata-mata da Copa do Mundo do Catar 2022?

De um lado da chave temos: Inglaterra (líder do Grupo B) x Senegal (vice-líder do Grupo A), França (líder do Grupo D) x Polônia (vice-líder do Grupo C); Marrocos (líder do Grupo F) x Espanha (vice-líder do Grupo E) e, por fim, o líder do Grupo H (provavelmente Portugal) x o vice-líder do Grupo G (provavelmente a Suíça, ou a Sérvia).

Do outro lado da chave temos: Holanda (líder do Grupo A) x Estados Unidos (vice-líder do Grupo B), Argentina (líder do Grupo C) x Austrália (vice-líder do Grupo D); Japão (líder do Grupo E) x Croácia (vice-líder do Grupo F) e, por fim, o líder do Grupo G (provavelmente o Brasil) x o vice-líder do Grupo H (provavelmente Gana, ou Uruguai).

Significa dizer que, se tudo sair como o esperado, a Seleção Brasileira deve enfrentar a Croácia (ou Japão) nas quartas de final. Indo um pouco mais longe, a Seleção Brasileira pode enfrentar a Argentina na semifinal ou reencontrar a Holanda, com a qual disputou a 3ª posição na Copa de 2014, no Brasil. Se chegar à final, o adversário pode ser a atual campeã, França.

Deixe um comentário