Primeiro dia de jogos tem dois empates e derrota do Palmeiras para o Ceará em pleno Allianz Parque.
A Série A do Campeonato Brasileiro 2022 começou neste fim de semana. A partida que abriu a nova temporada do Brasileirão aconteceu no sábado (9), no Maracanã, onde o Fluminense recebeu o Santos e não conseguiu a vitória que esperava ao lado da torcida na estreia da competição. Apesar do controle que obteve sobre a partida e das 23 finalizações, contra apenas 3 do adversário, o Fluminense não conseguiu ir às redes, muitas vezes em razão de mais uma grande atuação do goleiro João Paulo. O Santos conseguiu criar algumas chances no primeiro tempo, através dos contra-ataques, mas teve muita dificuldade para chegar ao campo adversário no segundo tempo e certamente saiu do Rio de Janeiro satisfeito com o empate sem gols que lhe garantiu o primeiro ponto do campeonato.
Também no último sábado (9) aconteceram outras duas partidas. O Atlético Goianiense recebeu o Flamengo no Estádio Antônio Accioly (o Castelo do Dragão), em Goiânia, e conseguiu um ótimo resultado jogando ao lado da torcida. O Dragão teve um gol anulado, por impedimento, logo em sua primeira chegada ao ataque, o que acabou servindo de alerta para o Flamengo, que se lançou ao ataque em busca da vitória. Só que o Atlético Goianiense se defendeu bem e não abdicou de buscar o ataque em nenhum momento, apesar de ter fechado suas linhas de defesa em boa parte do jogo. E, em um contra-ataque no segundo tempo, o Atlético pegou a defesa do Flamengo desorganizada e Dudu cruzou na medida para Wellington Rato abrir o placar. Mas a resposta do Flamengo foi rápida: em cobrança de escanteio de Arrascaeta, Bruno Henrique subiu mais que todo mundo na área e testou no ângulo para fazer um golaço. Nos minutos finais, ambas as equipes tiveram a chance de alcançar a vitória (Pedro parou no travessão pelo lado do Flamengo e Léo Pereira, atacante do Atlético Goianiense, acertou a trave depois de encobrir o goleiro Hugo Souza em jogada de contra-ataque). Resumo de um ótimo jogo, que mostrou algumas fragilidades do Flamengo, já demonstradas anteriormente, no Campeonato Carioca, mas que, por outro lado, deixou claro que o Atlético Goianiense dificilmente vai ficar próximo da zona de rebaixamento.
Por fim, encerrando os jogos do último sábado (9), o Ceará aprontou pra cima do Palmeiras e se tornou o primeiro a vencer a equipe de Abel Ferreira em pleno Allianz Parque em 2022. Com linhas defensivas bem postadas e muita velocidade nos contra-ataques, Dorival Júnior surpreendeu o Palmeiras diante de sua torcida. Logo aos 7 minutos do primeiro tempo o lateral-esquerdo Jorge marcou contra tentando evitar que Vina marcasse ao receber passe açucarado do colombiano Stiven Mendoza, o qual, poucos minutos depois, aproveitou sobra na área do Palmeiras para fazer 2 a 0 para o Ceará. Em jogada envolvente, o Palmeiras descontou com Zé Rafael ainda no primeiro tempo, mas o Ceará resistiu à pressão do atual campeão paulista e seguiu levando perigo nos contra-ataques, até que, já na reta final do jogo, Lucas Ribeiro fez 3 a 1 para o Vozão. Nos acréscimos, de pênalti, Gustavo Gómez diminuiu a vantagem cearense, mas o Palmeiras não conseguiu evitar a derrota na estreia do Brasileirão.
São Paulo goleia o Athletico Paranaense no Morumbi e assume a ponta da tabela
No domingo (10) aconteceram outras seis partidas da primeira rodada do Brasileirão 2022. A primeira delas envolveu duas equipes que retornaram para a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano: Coritiba e Goiás. Jogando em casa, ao lado da torcida, o atual campeão paranaense venceu pelo placar de 3 a 0 e chegou a liderar o Brasileirão com o resultado. O Corinthians, que entrou em campo pouco depois, para enfrentar o Botafogo no Engenhão, no Rio de Janeiro, terminou o primeiro tempo vencendo por 3 a 0 e estava assumindo a ponta da tabela no critério de desempate. Diante de um Botafogo reforçado e apoiado por uma festa linda da torcida, mas ainda desorganizado, o Corinthians sobrou. Vítor Pereira fez mais mudanças na equipe, deixando Gil, Fábio Santos, Renato Augusto, Giuliano e Jô no banco de reservas, de forma que alguns outros jogadores ganharam chance na equipe titular e não decepcionaram. Paulinho abriu o placar e Gustavo Mantuan e Lucas Piton abriram três gols de vantagem para o Corinthians ainda no primeiro tempo. O Timão caiu de rendimento no segundo tempo, depois das saídas de Paulinho e William, poupados já no intervalo, e, de pênalti, Diego Gonçalves marcou o gol de honra do Botafogo, que acabou tirando a liderança temporária do Corinthians, que terminou a primeira rodada do Brasileirão na 3ª posição da tabela.
A liderança do Brasileirão está com o São Paulo neste momento. Antes mesmo de a competição começar, o técnico Rogério Ceni já havia dito que o Campeonato Brasileiro seria sua prioridade e, com uma atuação avassaladora diante do Athletico Paranaense, ao lado da torcida, no Morumbi, fica difícil duvidar que o São Paulo vai lutar na parte de cima da tabela de classificação neste ano. Com uma vitória imponente por 4 a 0, na qual controlou a posse de bola e criou as melhores chances de balançar as redes (e transformou isso em goleada), o São Paulo encantou o seu torcedor na estreia do Brasileirão e já largou na frente na corrida pelo título. Autor de três gols, o argentino Jonathan Calleri também largou na frente na disputa pela artilharia. É evidente que a concorrência, tanto para o São Paulo como para Calleri, é muito forte, e é cedo demais para garantir que a equipe de Rogério Ceni vai mesmo estar na luta pelo título até o fim. Apesar da derrota do Palmeiras e do empate do Flamengo, que são dois fortes concorrentes ao título, o atual campeão, Atlético Mineiro, também venceu na rodada (2 a 0 sobre o Internacional). E, na verdade, é cedo até para afirmar que o São Paulo terminou a primeira rodada na ponta da tabela de classificação, tendo em vista que a rodada ainda não encerrou. Nesta segunda-feira (11), às 20 horas (de Brasília), com transmissão do SporTV na TV fechada, o Juventude recebe o Red Bull Bragantino Red Bull Bragantino no Estádio Alfredo Jaconi, em partida que encerra definitivamente a primeira rodada do Brasileirão.