Início » Colunas » Coluna do Verchai » Resumão das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo

Resumão das Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo  

Competição europeia que dá vaga no torneio mais importante do mundo retorna nesta quarta-feira (01/09).

Cristiano Ronaldo é a estrela da seleção portuguesa (Reprodução: Twitter/Portugal)

As Eliminatórias da UEFA para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, começaram no fim de março deste ano e vão ter continuidade nesta quarta-feira. É importante lembrar que esta é uma competição continental que garante treze Seleções da Europa na próxima Copa do Mundo, que acontece no fim do ano que vem, no Catar. Ao todo, 55 federações afiliadas à UEFA buscam uma das treze vagas, as quais foram divididas em dez grupos (do A ao J) de acordo com sua posição em um ranking histórico (da própria UEFA) e, em alguns casos, por razões de distância (entre um país e outro) para realização dos jogos ou mesmo por motivos diplomáticos, como no caso da Rússia com a Ucrânia e da Armênia com o Azerbaijão. Metade dos grupos ficaram com cinco seleções e a outra parte vai ser formada por seis equipes. Em ordem alfabética, as Seleções consideradas cabeça-de-chave de cada grupo foram Portugal, Espanha, Itália, França, Bélgica, Dinamarca, Holanda, Croácia, Inglaterra e Alemanha. Consequentemente, são elas também as grandes favoritas a terminar na liderança de seus grupos e ficar com uma vaga direta para a próxima Copa do Mundo. As únicas que correm algum risco real e iminente de não alcançarem a liderança do grupo e, consequentemente, a classificação direta para a próxima Copa do Mundo, são a Dinamarca, que tem a Áustria como principal concorrente no grupo F (com a Escócia correndo por trás), e a Croácia, que está no mesmo grupo da Rússia. De qualquer forma, como são apenas dez grupos e só os líderes garantem lugar na competição de futebol mais importante do mundo, restarão três vagas ao fim das Eliminatória da UEFA, que vão ser disputadas através de um play-off, dividido em duas fases. Os vice-líderes de cada grupo (que vai totalizar 10 seleções) se juntarão a outras duas seleções “repescadas” da Nations League (a Liga das Nações). As seis mais bem classificadas no ranking da FIFA ficam no primeiro pote e as outras quatro seleções classificadas pelos grupos das Eliminatórias se juntam às duas mais bem colocadas da Liga das Nações no segundo pote. Por sorteio vai ser definido os primeiros confrontos, disputados em partidas únicas, e os seis classificados, mais uma vez por sorteio, se enfrentam em outra partida única para definir as últimas três seleções da Europa que irão disputar a Copa do Mundo do Catar (2022).

Resumo dos grupos e dos próximos jogos:

Todas as partidas vão ser transmitidas pelo serviço de streaming pago do Estádio TNT Sports, e as de maior relevância para o público brasileiro vão ser transmitidas pelos canais da TNT e do Space na TV fechada. A quarta rodada de jogos, que acontece entre esta quarta (01) e quinta-feira (02), vai ter 4 jogos transmitidos pela TV fechada: a TNT transmite o confronto entre Portugal e República da Irlanda na quarta e entre Itália e Bulgária na quinta; o Space transmite, na quarta-feira, o jogo que envolve França e Bósnia e, na quinta-feira, transmite Hungria contra Inglaterra (todas as partidas estão marcadas para acontecer às 15:45 no horário de Brasília).

Grupo A: Portugal, Sérvia, Luxemburgo, República da Irlanda e Azerbaijão.

Tem Portugal como líder e grande favorito para avançar de fase. A Seleção Portuguesa computou duas vitórias e um empate com a Seleção Sérvia, atual vice-líder com os mesmos 7 pontos da líder. A expectativa, no entanto, é de que a Sérvia não consiga manter o ritmo de Portugal nas próximas rodadas e lute para manter a 2ª posição do grupo, que dá lugar no play-off (onde serão disputadas as últimas 3 vagas para a Copa do Mundo). 

Grupo B: Espanha, Suécia, Grécia, Geórgia e Kosovo.

Tem a Seleção Espanhola como grande favorita para ficar com a liderança e a vaga direta para a próxima Copa do Mundo e a Suécia como uma possível surpresa. Por esta razão, todos os olhos vão estar voltados para o confronto entre estas seleções que acontece já na próxima quinta-feira e deve já definir quem vai sair na frente na busca por esta 1ª posição do grupo.

Grupo C: Itália, Suíça, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia.

A Seleção Italiana não só é favorita para liderar este grupo como é uma das poucas que conseguiu manter 100% de aproveitamento nas 3 rodadas que foram disputadas até aqui. No entanto, com uma partida a menos, a Suíça também tem 100% de aproveitamento neste momento e espera ter alguma chance de surpreender a Itália até o fim da competição. O primeiro confronto entre Itália e Suíça acontece no próximo domingo (05).

Grupo D: França, Ucrânia, Finlândia, Bósnia-Herzgovina e Cazaquistão.

Tem a Seleção Francesa praticamente como unanimidade, enquanto a Ucrânia é tida como favorita para ficar com a 2ª posição e dificilmente vai perder a vice-liderança para Finlândia ou as demais concorrentes.

Grupo E: Bélgica, República Tcheca, País de Gales, Bielorrússia e Estônia.

Sempre decepcionante em Copas do Mundo ou mesmo nas competições europeias, a forte Seleção Belga não deve perder a liderança do grupo e, consequentemente, a vaga na próxima Copa do Mundo. Dessa forma, República Tcheca e País de Gales devem travar uma verdadeira batalha na busca pela 2ª posição.

Grupo F: Dinamarca, Escócia, Áustria, Israel, Ilhas Faroé e Moldávia.

Depois da ótima campanha na Eurocopa mesmo após a perda de seu camisa 10, Christian Eriksen, que sofreu uma parada cardíaca e não deve mais voltar a defender seu país em campo, a Dinamarca chega mais motivada para confirmar a liderança do grupo e seu lugar na próxima Copa do Mundo, de forma que a Áustria deve se preocupar com a Escócia para ficar com a vice-liderança.

Grupo G: Turquia, Holanda, Montenegro, Noruega, Letônia e Gibraltar.

Apesar de possuir um elenco bastante superior, teoricamente, ao dos concorrentes, a Holanda tropeçou diante da Turquia na estreia e aparece apenas na 2ª posição neste momento, mas a Seleção Turca tropeçou diante da Letônia na última rodada e dificilmente vai conseguir manter o ritmo para evitar que a Laranja Mecânica domine o grupo.

Grupo H: Croácia, Rússia, Eslováquia, Chipre, Eslovênia e Malta.

A Seleção Croata pode ter tropeçado na partida de estreia, mas, assim como a Holanda, deve mesmo garantir seu lugar na próxima Copa do Mundo, mas se preocupa com a capacidade da Seleção Russa, que, apesar de não passar por um bom momento, é sempre muito competitiva e pode conseguir manter um bom ritmo até o fim da competição.

Grupo I: Inglaterra, Hungria, Albânia, Polônia, Andorra e San Marino.

Atual finalista da Eurocopa, a Inglaterra também manteve 100% de aproveitamento nas 3 primeiras rodadas da fase de grupos, assim como Itália e Dinamarca, e não deve ter problemas para se manter líder isolada do grupo, que tem Hungria, Albânia e Polônia batalhando pelo 2º lugar.

Grupo J: Alemanha, Armênia, Macedônia do Norte, Romênia, Islândia e Liechtenstein.

A Seleção Alemã deu um susto nos seus torcedores com a derrota da última rodada, diante da Macedônia, mas a expectativa é de que consiga até com tranquilidade liderar este grupo, principalmente por não ter um grande concorrente. A Armênia surpreende com 100% de aproveitamento nas 3 primeiras rodadas, mas dificilmente vai conseguir manter este ritmo e ainda não enfrentou a Alemanha.

Deixe um comentário