Início » Colunas » Coluna do Verchai » PSG precisa de Neymar e Mbappé na mesma sintonia

PSG precisa de Neymar e Mbappé na mesma sintonia  

Após confusão, Paris Saint-Germain precisa de Neymar e Mbappé na mesma sintonia para atingir todo o seu potencial na temporada. 

Neymar e Mbappé: a perfeita sintonia entre os craques brasileiro e francês é fundamental para que o PSG atinja os objetivos na temporada (Foto: reprodução/site do PSG)

O Paris Saint-Germain venceu o Montpellier HSC por 5 x 2 no Parc des Princes no último sábado (13), abrindo uma vantagem inicial de dois pontos na liderança da Ligue 1. Neymar marcou duas vezes enquanto Kylian Mbappé abriu sua conta de gols para a temporada, apesar de ter perdido um pênalti na partida.

O novo técnico do clube, Christophe Galtier, tem elogiado o comprometimento de Neymar, mas as tensões entre os craques continuam e afetam o elenco. 

Após a partida do Campeonato Francês, o foco esteve justamente no comportamento da dupla de superestrelas durante o jogo.

Início promissor 

O brasileiro atualmente lidera tanto a artilharia do campeonato quanto o número de assistências, um começo muito forte do jogador no campeonato entregando o Neymar que o time precisa com toda sua habilidade e leveza em campo, animador também para a torcida brasileira ver o atleta em plena forma meses antes da Copa do Mundo. O francês levou mais tempo para começar a jogar depois de uma suspensão na última temporada que o manteve fora da Supercopa da França antes que uma lesão o tirasse da partida contra o Clermont. 

BM Champions League - apostar Betmotion

Agora que ambos estão de volta aos gramados junto com Lionel Messi, que também voltou à ação nesta temporada parecendo melhor adaptado, focado e em boa forma, estamos tendo nossa primeira visão competitiva do novo equilíbrio de poder na capital parisiense. A esperança, obviamente, é que esse ano seja mais harmonioso do que os anteriores no clube, mas assim que Mbappé estendeu sua permanência no PSG, surgiram relatos sugerindo que Neymar estava saindo como parte de uma grande operação de renovação do clube.

Neymar tem aprovação do técnico

Uma vez que Luis Campos foi nomeado conselheiro esportivo após a saída de Leonardo como diretor esportivo e Christophe Galtier substituiu Mauricio Pochettino como treinador principal, a porta ficou aberta para Neymar voltar a ser favorecido. No entanto, ficou bastante claro que alguns poucos clubes fariam ofertas para o jogador que tem um salário tão elevado, mas mesmo assim era esperado que alguma chegasse. Apesar das ligações com o Manchester City, que Pep Guardiola derrubou, seria difícil encontrar algum pretendente capaz de pagar a transação por Neymar e cobrir seu salário do PSG sem que extrapolasse seus gastos previstos para a temporada. Se a forma como o jogador vem tratando das suas obrigações em campo e a sua atitude fora dele são o suficiente para convencer o clube a apostar tudo no brasileiro dessa vez é duvidoso, mas sua resposta e conduta até agora têm sido impecáveis sob o comando de Galtier. 

 “Desde 4 de julho, Neymar é irrepreensível. Ele se comportou bem, voltou pronto e bem preparado. Ele está jogando muito bem em todos os nossos jogos. Ele está feliz nessas partidas e joga para seus companheiros. Ele é oportunista com seus gols. Ele trabalha bem para o time e neste sistema que é uma obrigação. Sobre o que acontece entre agora e o final da janela de transferências, vejo o que está sendo escrito. Todos estão satisfeitos com Neymar em relação ao seu investimento.” Disse o técnico do time francês. 

Leve em consideração seus dois gols contra o FC Nantes na Supercopa da França em Tel Aviv antes do início da temporada da Ligue 1 e Neymar já tem cinco gols e três assistências nessa atual temporada. Dois desses gols foram pênaltis, mas não são apenas suas estatísticas que impressionaram Galtier,  seus números diante da equipe dentro do que o craque vem jogando e sua atitude que corresponde às expectativas estabelecidas na chegada vem impressionando depois de períodos um tanto perturbados.

“Sabemos que ele é talentoso e um jogador de classe mundial. Ele é um dos melhores e atua muito bem quando está bem física e mentalmente. Trabalha para a equipe e faz boas exibições. Este sistema precisa de equilíbrio e ele está respondendo a isso. Você deve ser exigente defensivamente quando perde a bola. Coletivamente, ele sabe jogar com seus companheiros.”  Disse o treinador em entrevista.

Preocupação pós-Copa

A preocupação para o PSG é que isso faça parte da fase de preparação de Neymar para a Copa do Mundo de 2022, com sua boa forma provavelmente secando após a Copa no Catar e no meio das competições e dos confrontos decisivos que o clube provavelmente terá pela frente em vez de durar toda a temporada. O mesmo pode ser dito de Messi, que tem três gols e uma assistência em três partidas oficiais até agora.

PSG precisa seguir em frente  

Se ninguém fizer uma oferta por Neymar que o PSG estaria disposto a aceitar, o debate sobre a relação dos atletas é inútil, pois ele vai permanecer em Paris. As tensões iniciais com Mbappé são compreensíveis, dada sua suspensão e abertura de lesão, mas não há dúvida de que a equipe está muito melhor com dois dos seus três astros do ataque disparando tão cedo na temporada enquanto ele se recupera, mas após os episódios recentes deve-se ter uma postura firme e melhor controlada em campo, pois pode-se dizer que a cena protagonizada por Mbappé depois de não receber um passe numa jogada promissora de ataque foi até mesmo vergonhosa para o clube.

Além disso, dada a capacidade de Mbappé de levar o time do PSG nos últimos 12-18 meses, tirar o melhor dele será a menor das preocupações de Galtier. Campos continua reconstruindo o elenco com mais atividades de transferências esperadas nesta semana, à medida que a atmosfera dentro do grupo recebe oxigênio fresco após conversas. Encontrar a melhor maneira de Mbappé, Neymar e Messi coexistirem agora será a chave, esses jogadores podem entregar muito para esse time e conquistar um dos objetivos que o clube ainda não conseguiu que é a sonhada UEFA Champions League.

Deixe um comentário