Campeonato encerra em fevereiro e muita coisa ainda pode acontecer
No último fim de semana aconteceu a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro e o Internacional disparou na busca pelo título nacional após vencer clássico gaúcho contra o Grêmio.
A vitória por 2 a 1 foi com virada acontecendo nos últimos minutos dos acréscimos do segundo tempo: Abel Hernández empatou marcando de cabeça depois que Jean Pyerre abriu o placar, e Edenílson decretou a vitória (aos 53’) com gol de pênalti. Com o resultado, além da confiança lá em cima, o Internacional ganhou uma vantagem de quatro pontos em relação ao segundo colocado. Isso porque, enquanto os colorados venciam um clássico eletrizante, o vice-líder São Paulo passava o maior sufoco diante do Coritiba, que sonha em escapar de um rebaixamento quase inevitável e segue com a esperança viva depois de arrancar um empate em 1 a 1 com o tricolor em pleno Morumbi. Para o São Paulo, porém, o empate significou o aumento de um jejum de vitórias que se arrasta por este início deste ano: ao todo, a equipe disputou cinco partidas pelo Campeonato Brasileiro em 2021, das quais perdeu três e empatou duas. Uma destas derrotas, inclusive, foi para o Internacional, que tirou a vantagem de sete pontos que o São Paulo tinha quando 2020 terminou e, agora, chega para a 33ª rodada isolado na liderança, com quatro pontos de vantagem para o tricolor paulista. Dessa forma, as chances de título do São Paulo, que superavam os 50%, agora está em apenas 10%. Já o Internacional, que chegou a ter menos de 10% de chances no fim de 2020, chega para as seis rodadas finais com 75% de chance de título, de acordo com os cálculos do site Infobola. Mesmo que ainda tenham 18 pontos em disputa e a vantagem possa ser tirada em apenas duas rodadas, o time gaúcho, comandado por Abel Braga, está em uma sequência de oito vitórias. E esta sequência incluiu vitórias sobre concorrentes diretos na parte de cima da tabela: Palmeiras, São Paulo e Grêmio. Por conta disso, a expectativa é mesmo de que o Inter se mantenha forte na luta pelo título, apesar de enfrentar adversário que vem em ascensão neste segundo turno, como o RB Bragantino na próxima rodada, além de Flamengo e Corinthians nas últimas partidas do campeonato.
Atlético Mineiro e Flamengo ainda sonham com o título
Na última terça-feira (26), o Atlético Mineiro recebeu o Santos no Mineirão para jogar partida atrasada, válida pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Como o Santos disputa a final da Libertadores no sábado (30), o técnico Cuca foi à campo com uma equipe alternativa, formada por sete jogadores vindos das categorias de base do clube, e o Atlético Mineiro não perdoou. O venezuelano Jefferson Savarino marcou os dois gols da vitória já no primeiro tempo, que levaram o time de Jorge Sampaoli para a 3ª posição da tabela e diminuiu para cinco pontos a distância do líder, tendo 7% de chance de título de acordo com o Infobola. Logo atrás vem o Flamengo, que tem 6% de chance de título com uma partida e sete pontos a menos que o líder neste momento. O rubro-negro carioca passa por um momento semelhante ao do Atlético Mineiro em questão de resultados, pois oscilou demais dentro da competição. A falta de solidez das equipes desapontou bastantes os torcedores dos dois clubes, que esperavam que as equipes fossem fazer valer de forma mais nítida o investimento feito recentemente. No caso do clube mineiro, a decepção é resultado de uma expectativa muito grande que foi criada sobre o argentino Jorge Sampaoli e os mais de 200 milhões de reais gastos em reforços. No entanto, a equipe faz boa campanha e, além de ainda ter chances de arrancar no Campeonato Brasileiro em busca do título, está muito próximo de confirmar vaga direta na disputa da próxima Libertadores da América. Já o Flamengo passa por um outro tipo de problema: a “ressaca” de Jorge Jesus. O técnico português protagonizou uma temporada que pode ser considerada perfeita para os torcedores, por conta dos títulos do Campeonato Brasileiro e da Libertadores. Agora, porém, o ano de 2019 parece ter sido um sonho que passou rápido demais para os torcedores, que mesmo com a saída de Jorge Jesus esperavam uma equipe mais competitiva pela própria qualidade de seus jogadores. E nem Rogério Ceni conseguiu espantar a desconfiança que a equipe enfrenta neste momento, pois o Flamengo continua oscilando. Por outro lado, se vencer o Grêmio na quinta-feira (28), em partida atrasada, em Porto Alegre, válida pela 23ª rodada, o Flamengo assume a vice-liderança e fica apenas quatro pontos atrás do líder. É justo dizer que esta é uma partida decisiva para o Flamengo, ao menos no que diz respeito à busca do bicampeonato brasileiro.
Na luta contra o rebaixamento, Botafogo, Coritiba e Goiás tem vida dura e Bahia é quem tem mais chances de se salvar
Na última posição da tabela com apenas 23 pontos conquistados em 32 rodadas, o Botafogo aparece com 99% de chances de rebaixamento de acordo com o Infobola. Isso porque o alvinegro carioca está 12 pontos atrás do primeiro time fora da zona de rebaixamento, tendo apenas 18 para serem disputados, o que significa que a equipe precisaria de uma reta final perfeita para ter boas chances de escapar, e mesmo assim poderia terminar rebaixado. E o penúltimo colocado, Coritiba, passa por situação semelhante. O alviverde paranaense tem 98% de chances de rebaixamento mesmo estando “apenas” oito pontos atrás do Fortaleza, que é o primeiro fora da zona de queda. Dois pontos à frente do Coritiba e seis atrás do Fortaleza está o Goiás, que ainda aparece com 88% de chances de escapar da Série B, mas dificilmente vai conseguir alcançar o feito. E, finalmente, o último dentro da zona de rebaixamento é o Bahia, que está apenas três pontos atrás do Fortaleza e, como tem uma partida a menos, ainda pode tirar a desvantagem. Para isso, porém, vai precisar surpreender o Corinthians na quinta-feira (28), em partida válida pela 30ª rodada.