Início » Colunas » Coluna do Verchai » Previsão da 15ª rodada do Brasileirão

Previsão da 15ª rodada do Brasileirão  

Fortaleza desafia Palmeiras visando manutenção no G-4: Verdão precisa da vitória para seguir líder

Raphael Veiga comemora gol pelo Palmeiras contra Universidad Católica no Chile pela libertadores 2021
Palmeiras, de Raphael Veiga, recebe o Fortaleza em São Paulo (Foto: Cesar Greco)

Em meio a corrida para terminar a temporada 2021 ainda neste ano, o Campeonato Brasileiro já chega para a 15ª rodada em pouco mais de 2 meses desde a abertura da competição (que aconteceu nos últimos dias de maio). O calendário de jogos, que naturalmente já é exaustivo, está ainda mais desgastante nesta temporada, e o Palmeiras é um dos clubes que mais sofre com a sequência de jogos.

Exatamente por isso o técnico Abel Ferreira teve dificuldade para evitar uma oscilação. Três títulos foram disputados pelo Verdão já no início da temporada e nenhum deles foi levantado pela equipe, que se viu perdendo atletas importantes por vários motivos diferentes: convocações para seleção, contaminações com a Covid e lesões, muitas vezes causadas pelo desgaste. Parecia que seria um ano conturbado para o Palmeiras e Abel Ferreira, que ajudou o clube a conquistar dois dos títulos mais cobiçados pelos torcedores, chegou a ser questionado.

Leia também:

Agendão: Brasil briga por ouro nas finais do futebol, vôlei e boxe

Athletico-PR x São Paulo e Santos x Corinthians agitam Série A

VAR estraga o futebol quando se mete onde não deveria

No entanto, não demorou para que o português reencontrasse o melhor equilíbrio de sua equipe. Uma eliminação para o CRB, clube da segunda divisão, ainda na 3ª fase da Copa do Brasil poderia ter colocado tudo a perder, mas aconteceu exatamente o oposto disso. O Palmeiras conseguiu se aproveitar do fato de não ter mais tantas competições para se preocupar, concentrou suas forças no Campeonato Brasileiro e, desde a eliminação, venceu 11 das 14 partidas eu disputou (incluindo duas vitórias nas oitavas da Libertadores, além de 9 pelo Brasileirão).

Verdão só não chega para esta 15ª rodada embalado por uma sequência de 10 vitórias em razão do empate sem gols da última partida, fora de casa, contra o rival São Paulo, mas está há 10 partidas sem perder, sendo 8 pelo Brasileirão. Mesmo assim, o Palmeiras não tem sossego. Apesar de estar na liderança do campeonato, o Alviverde Paulista é seguido de perto pelo Atlético Mineiro e basta um simples empate do Verdão na partida deste sábado (07), no Allianz Parque, contra o Fortaleza, para que o Galo tenha chances de assumir o topo da tabela de classificação.

Para piorar, o Tricolor do Pici chega para o confronto com o líder motivado pela classificação recente às quartas de final da Copa do Brasil e querendo somar pontos para se manter no G-4 (que garante vaga direta para a próxima Libertadores, que seria a primeira do Fortaleza). Por outro lado, os comandados do argentino Juan Pablo Vojvoda chegam desgastados (o próprio comandante afirmou que vai precisar analisar a condição de cada atleta) pelo confronto de meio de semana pela Copa do Brasil e dificilmente vão conseguir surpreender o Palmeiras jogando fora de casa.

De qualquer forma, vale a pena acompanhar o confronto que pode mudar algumas coisas na parte mais alta da tabela de classificação, o qual vai ser transmitido pela TNT na TV fechada às 21 horas (de Brasília) deste sábado.

Podendo busca a liderança, Atlético Mineiro enfrenta o Juventude fora de casa

Se o Palmeiras não vencer o Fortaleza neste sábado, jogando em casa, o Galo vai depender de uma vitória sobre o Juventude, fora de casa, para assumir a ponta da tabela do Brasileirão. O Atlético Mineiro tem apenas 1 ponto a menos que o atual líder e já visa a primeira posição há algum tempo. No entanto, de olho também nas quartas de final da Libertadores, que acontece no meio da próxima semana, o técnico Cuca garantiu que vai levar a campo apenas os jogadores que estiverem com a condição em 100%. Fato é que, mesmo com alguns reservas em campo, o Galo entra como amplo favorito para vencer e tem boas chances de conquistar os 3 pontos mesmo jogando fora de casa. Não que o adversário, o Juventude, que vai atuar em seu estádio Alfredo Jaconi, em Santa Catarina, seja uma presa fácil neste Brasileirão, mas o Alviverde Catarinense sofre com um surto de Covid no elenco e o técnico Marquinhos Santos vai ter alguns problemas para escolher os 11 titulares. Portanto, sem poder de fato se aproveitar da provável ausência de jogadores importantes do Galo, o Juventude deve adotar uma postura defensiva para tentar surpreender nos contra-ataques, mas já não conta com o artilheiro Matheus Peixoto (vendido ao FC Mentalist, da Ucrânia) como maior esperança de gols e deve sentir o peso dos desfalques. O confronto entre Juventude e Atlético Mineiro vai contar com a transmissão da Globo para a TV aberta a partir das 16 horas (de Brasília) do próximo domingo (08).

Santos e Corinthians fazem clássico visando aproximação da zona de classificação para a Libertadores

Também às 16 horas deste domingo (08), mas com transmissão exclusiva do Canal Premiere para os assinantes do pay-per-view, Santos e Corinthians se enfrentam na Vila Belmiro tentando uma recuperação no campeonato. Os gigantes de São Paulo estão longe do nível que já atingiram em suas histórias ou nesta mesma década, mas devem fazer um grande clássico por esta 15ª rodada do Brasileirão em busca de uma aproximação do G-6 (que, a princípio, garante vaga nas qualificatórias da próxima Libertadores). Ocupando a 8ª posição da tabela neste momento, o Santos, que joga em casa, ostenta algum favoritismo para o clássico, tendo em vista o ótimo retrospecto como mandante. No entanto, é importante destacar que o Corinthians é o visitante que menos sofre gols no Brasileirão, tendo chegado a ficar 10 partidas sem ser vazado, em 12 disputadas (fora de casa, nesta temporada). O confronto deve ser bastante estudado, com o Santos saindo mais para o jogo e o Corinthians explorando os contra-ataques e as bolas aéreas para tentar surpreender e, por esta razão, a expectativa é de poucas chances claras de gol.

Por fim, vale mencionar a partida entre Flamengo e Internacional, que acontece às 18:15, no Maracanã, com transmissão exclusiva do Premiere. Os comandados de Renato Portaluppi chegam motivados pela atual sequência de vitórias e vão com força total em busca dos 3 pontos para colarem no G-4 do Brasileirão. Já o Internacional, que pouco menos de 6 meses atrás estava praticamente decidindo o título nacional em confronto com o Flamengo, chega desmotivado pela fase ruim e dificilmente vai conseguir somar pontos nesta rodada.

Deixe um comentário