Início » Colunas » Coluna do Verchai » Prévia da 16ª rodada da Série B

Prévia da 16ª rodada da Série B  

Goiás desafia o Coritiba na busca pela vice-liderança do campeonato

em destaque trofeu da série b do brasileiro
(Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Às 19:30 desta sexta-feira (06) o SporTV transmite para a TV fechada aquela que, provavelmente, é a partida mais aguardada pelos fãs de esporte nesta 16ª rodada da Série B: Coritiba e Goiás se enfrentam no estádio Couto Pereira, na capital do Paraná. Trata-se do duelo que envolve o vice-líder, Coritiba, que tem a possibilidade de assumir a liderança temporária da Série B em caso de vitória, e o atual 3º colocado, Goiás, que tem a chance de terminar a rodada na vice-liderança se conseguir somar os três pontos fora de casa. O Alviverde Paranaense chega para o confronto invicto em seu território: foram 4 vitórias e 3 empates em 7 partidas como mandante nesta Série B. O Coritiba é quase imbatível quando joga em casa porque possui um sistema defensivo muito equilibrado e, ao mesmo tempo, porque sabe explorar as fraquezas dos adversários (foi assim em sua última vitória, diante do Náutico, que até então estava invicto). No entanto, pode-se dizer que o Goiás vai ser um desafiante diferente de qualquer outro que o Coritiba tenha enfrentado, exatamente porque é o único time que possui um sistema defensivo melhor que o do vice-líder. O Alviverde Goiano sofreu apenas 7 gols nas 15 rodadas disputadas até aqui (média de menos de 1 por partida) e, consequentemente, ostenta a melhor defesa da Série B. Sendo assim, a expectativa é de que Coritiba e Goiás façam um confronto muito estudado, ou seja, com cautela de ambos os times. Apesar de a vitória ser muito interessante para os dois lados, nada seria pior, para ambos, do que uma eventual derrota. Para o Coxa, a derrota poderia levá-lo a 4ª posição da tabela, ficando muito próximo de deixar o G-4 na próxima rodada. O Goiás, por sua vez, dificilmente vai conseguir se manter na zona de acesso para a Série A em caso de derrota e, até por isso, pode acabar tomando as rédeas da partida no Couto Pereira (neste caso, porém, corre mais risco de ser derrotado, pois ficaria mais exposto para os excelentes contra-ataques do Coritiba).

Guarani tem boas chances de vitória sobre o penúltimo colocado e pode ameaçar uma vaga no G-4.

A 16ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro começa nesta sexta-feira (06) e se estende até o próximo domingo (08). O primeiro duelo, às 16 horas (de Brasília) desta sexta-feira, o Remo (12º colocado), que vem de vitória sobre o CSA (atual 13º colocado), recebe o Operário Ferroviário (11º) na capital do Pará em um confronto direto na busca pela aproximação do G-4, que vai ser transmitido pelo SporTV. Até mesmo pelo fator casa, o Remo ostenta um leve favoritismo, apesar de que deve ter dificuldade para conseguir somar os 3 pontos, tendo em vista que o Operário, apesar de não ter um bom rendimento como mandante, é uma equipe que, recentemente, está mais acostumada a lutar na metade de cima da tabela de classificação da Série B. Por esta razão, e levando em consideração a baixa média de gols marcados (menos de 1 por partida) de ambas as equipes, o resultado mais provável é de empate sem gols, com possibilidade de vitória simples para um dos lados. Às 19 horas do mesmo dia (06) o Guarani (8º) recebe o Brasil de Pelotas no Ouro da Princesa, em Campinas, precisando vencer para alcançar os mesmos 26 pontos dos dois primeiros times do G-4 (Avaí e Goiás). O Bugre aposta no melhor ataque do campeonato para arrancar os 3 pontos da equipe gaúcha e não deve ter grandes problemas na defesa, apesar de ser o terceiro mais vazado. Isso porque o GE Brasil tem um dos ataques menos efetivos e ainda não venceu uma única partida como visitante nesta Série B: foram 5 derrotas e 3 empates em 8 partidas fora de casa. Sendo assim, a expectativa é de que o Guarani proponha mais o jogo, desde os primeiros minutos, e tenha boas chances de sair de campo com a vitória. A partida vai ser transmitida com exclusividade pelo canal Premiere em pay-per-view.

Outros destaques da 16ª rodada da Série B:

Os jogos continuam logo no sábado de manhã (às 11 horas), com o Cruzeiro indo até Santa Catarina para desafiar o Brusque. A Raposa quer alcançar pelo menos um empate, que pode ser o suficiente para a equipe agora comandada por Vanderlei Luxemburgo deixar a zona de rebaixamento para a Série C. Do outro lado, porém, o Brusque pensa nos 3 pontos para ter boas chances de terminar a rodada no G-4 da Série B (neste momento ocupa a 6ª posição e está 2 pontos atrás do 4º colocado). Também no sábado (07), às 16:30 no horário de Brasília, o SporTV transmite a partida do líder Náutico, em casa, contra o lanterna Confiança. Apesar de ter sofrido sua primeira derrota na última partida, enfrentando o Coritiba, o Alvirrubro Pernambucano não deve ter problemas para voltar a vencer em casa e, assim, seguir na liderança isolada da Série B. Às 19 horas o Avaí enfrenta o CSA fora de casa correndo um grande risco de terminar a rodada fora do G-4, pois a equipe alagoana é muito dura de ser batida, principalmente quando joga em casa. Assim, o Avaí (4º colocado) corre o risco de ser ultrapassado por CRB (5º) e Brusque (6º) mesmo se empatar com o CSA, o que, fora de casa, não seria um mau resultado. Por fim, vale destacar o confronto entre Vitória e Vasco da Gama, que acontece às 19:30 de sábado (07) com transmissão do SporTV em canal fechado aos assinantes da TV a Cabo. Os comandados de Lisca precisam deixar a eliminação na Copa do Brasil para trás e voltar a vencer na Série B. Os 3 pontos são fundamentais para o Vasco nesta rodada, para que os times que lutam por uma vaga na zona de acesso à Série A não abram larga vantagem em relação aos cruz-maltinos.

Deixe um comentário