Início » Colunas » Coluna do Verchai » Ligue 1: líder PSG tenta manter 100% na 5ª rodada

Ligue 1: líder PSG tenta manter 100% na 5ª rodada  

Paris Saint-Germain busca manutenção do 100% de aproveitamento diante de clube surpresa da francesa Ligue 1

treino do psg com messi
Messi durante treino do PSG (Divulgação/PSG)

Como sabemos, o Paris Saint-Germain começou a atual temporada movimentando a janela de transferências com muitas contratações de peso, incluindo a do ex-camisa 10 do Barcelona, Lionel Messi, que fez sua estreia pelo clube parisiense na última rodada da Ligue 1, em vitória por 2 a 0 sobre o Stade de Reims. Foi a quarta vitória do PSG em 4 rodadas disputadas. O farto elenco comandado por Mauricio Pochettino vem confirmando todo o favoritismo que ostenta para voltar a erguer o troféu francês, e ainda é visível a margem para evolução da equipe. Mais do que o simples fato de que Neymar e Messi ainda vão jogar juntos e de que a estreia do zagueiro Sergio Ramos vai dar ainda mais segurança defensiva ao time, a evolução do entendimento entre tantos craques é que vai determinar até onde o Paris Saint-Germain poderá ir nesta temporada. A última rodada, diante do Reims, deixou evidente que o time de Pochettino poderia ter alcançado uma vitória muito mais tranquila, ao invés de passar boa parte do tempo correndo risco de não somar os 3 pontos. Apesar da superioridade que se evidenciou durante os 90 minutos do jogo, o PSG passou sufoco diante do Stade de Reims, tendo chegado até a sofrer o empate no segundo tempo, mas sendo “salvo” pelo VAR, que constatou impedimento no lance. Agora, na 5ª rodada da Ligue 1, o Paris Saint-Germain mais uma vez vai tentar manter a liderança e o 100% de aproveitamento diante de uma equipe que está invicta na competição. Às 12 horas (de Brasília) deste sábado (11), o PSG recebe o Clermont no Parque dos Príncipes, com transmissão do Fox Sports para a TV fechada (informação do Ogol.com). Trata-se do confronto entre o líder com 100% de aproveitamento, que é amplamente favorito para conquistar o título nacional, contra o atual 3º colocado do campeonato, que está invicto nas 4 primeiras rodadas, com 2 empates e 2 vitórias. O que chama a atenção, porém, é que, apesar de estar invicto e lutando na parte mais alta da tabela, o Clermont disputava a Ligue 2 da França na temporada passada e, exatamente por isso, esperava-se que lutasse contra o rebaixamento nesta Ligue 1. Portanto, ainda que a diferença de investimentos entre as equipes seja gigante, a partida deve ser dura para o Paris Saint-Germain, que vai ter pela frente um Clermont muito bem treinado, o qual deve tentar igualar as forças na base da vontade. Ainda assim, é claro, o time da capital tem boas chances de somar mais 3 pontos na Ligue 1 e seguir no topo da tabela de classificação, com 100% de aproveitamento, até porque o Clermont não possui um sistema defensivo tão equilibrado, apesar de ser bastante eficaz no setor ofensivo.

Olympique de Marseille tenta manter invencibilidade diante do Monaco

Também no sábado (11), às 16 horas (de Brasília), um duelo de gigantes, marcado para acontecer no estádio Louis II, em Mônaco, vai movimentar a 5ª rodada da Ligue 1. O Monaco recebe a forte equipe do Olympique de Marseille precisando de um resultado positivo para subir na tabela de classificação. A equipe comandada pelo croata Niko Kovac, que joga em casa, alcançou a primeira vitória no Campeonato Francês exatamente na última rodada, logo após uma eliminação para o Shakhtar no play-off da Liga dos Campeões, que aconteceu na prorrogação da partida de volta. A expectativa, portanto, é de que o Monaco faça uma partida competitiva diante do Olympique de Marseille, mas a equipe comandada pelo argentino Jorge Sampaoli está invicta e sonha com essa vitória fora de casa para colar nos líderes mesmo tendo uma partida a menos (em razão da suspensão do jogo contra o Nice). Dessa forma, ainda que o Monaco pareça estar evoluindo dentro do Campeonato Francês, dificilmente vai conseguir arrancar os 3 pontos do Olympique de Marseille, que almeja lutar com o PSG pelo título da Ligue 1.

Atual campeão, Lille busca recuperação após alcançar a primeira vitória no Campeonato Francês

A 5ª rodada da Ligue 1 começa nesta sexta-feira (10), às 16 horas (de Brasília), com a partida entre Lorient e Lille no Stade du Moustoir, no sul da França, que vai contar com a transmissão da ESPN Brasil para a TV fechada. Ambas as equipes chegam para o confronto somando os mesmos 5 pontos nas 4 primeiras rodadas e, portanto, dependendo de uma vitória para colar na parte mais alta da tabela de classificação. No entanto, enquanto os mandantes chegam para o confronto depois de dois resultados ruins, a equipe visitante parece estar encontrando o seu melhor equilíbrio e pode ter utilizado a paralisação da “data Fifa” para evoluir ainda mais. O Lille surpreendeu e se superou com o título da última temporada, que acabou com a hegemonia do Paris Saint-Germain, que havia vencido as 3 edições anteriores da Ligue 1, mas está encontrando muita dificuldade para se manter em alto nível na atual temporada. Isso porque o título da Ligue 1, desbancando o PSG, expôs os seus principais jogadores para o mercado europeu e o elenco do Lille perdeu nomes como o do goleiro Mike Maignan (para o Milan), o volante Boubakary Soumaré (para o Leicester City) e do ex-São Paulo, o atacante Luiz Araújo (para o Atlanta United), além do técnico Christophe Galtier, que foi para o Nice após quatro temporadas pelo Lille. Dessa forma, muita coisa precisou mudar no Lille e, consequentemente, a equipe, que agora é comandada por Jocelyn Gourvennec, está passando por um período de adaptação. Apesar da importante vitória sobre o PSG na disputa do Trophée des Champions (espécie de Supercopa da França), o Lille estreou nesta Ligue 1 com empate, foi goleado por 4 a 0 pelo Nice na 2ª rodada e só conseguiu a primeira vitória na última (4ª) rodada, em um confronto difícil diante do Montpellier. Agora, a expectativa é de que a equipe volte a vencer, mesmo jogando longe de seus domínios.

Deixe um comentário