Palmeiras x São Paulo e Botafogo x América-MG definem os dois últimos classificados às quartas de final da Copa do Brasil 2022. Embora visitantes, São Paulo e América estão em vantagem para os jogos de volta desta quinta-feira (14). Quem avança?
É DIA DAS 2️⃣ ÚLTIMAS DECISÕES DAS #OitavasDeFinal!
Quem será que avanca:@Palmeiras ou @SaoPauloFC?@Botafogo ou @AmericaMG?
📸: Staff Images#CopaIntelbrasDoBrasil pic.twitter.com/UtpQ3mcPiG
— Portal da Torcida (@portaldatorcida) July 14, 2022
Quem já se garantiu nas quartas de final da Copa do Brasil
Antes de tudo, vale lembrar como foram os confrontos de quem já garantiu vaga à próxima fase:
Ontem à noite:
- Flamengo: a vitória atleticana por 2 a 1 no Mineirão pareceu um resultado totalmente reversível na volta. Não deu outra. O Flamengo não jogou mal na ida e no Maracanã foi ainda melhor. Não deu a menor chance ao Galo, vencendo com autoridade por 2 a 0, com dois gols do uruguaio Arrascaeta;
Será que crava, o @GiorgiandeA, Nação?! 🔴⚫️
🎥 Vem rever o gol da classificação da beira do gramado! #TôDentro | @ClaroBrasil#CopaIntelbrasDoBrasil pic.twitter.com/XfbKlslbAL
— Portal da Torcida (@portaldatorcida) July 14, 2022
- Corinthians: após golear o Santos por 4 a 0 na Neo Química Arena, o Timão administrou bem a larga vantagem na volta e avançou mesmo perdendo ontem, por 1 a 0, na Vila Belmiro (gol de Marcos Leonardo, cobrando pênalti);
- Fortaleza: a vantagem de 2 a 0 construída no duelo de ida foi fundamental para a classificação do Tricolor do Pici, já que na volta o time correu bastante risco. Levou 1 a 0, gol de Vina, que chegou a acertar a travessão no fim, no que poderia ter sido o tento que igualaria o confronto e levaria a decisão aos pênaltis;
- Atlético-GO: se como mandante o Dragão amargou um frustrante 0 a 0 na ida, no Antônio Accioly, na volta o time atropelou o rival Goiás, vencendo com autoridade por 3 a 0 (gols de Jorginho, Wellington Rato e Marlon Freitas), em pleno Estádio da Serrinha.
Na última terça-feira:
- Fluminense: o placar agregado de 5 a 1 mostra bem o tamanho da superioridade do Flu, quinto colocado da Série A, sobre o líder da Série B, Cruzeiro. Na ida, jogou para vencer por mais do que os 2 a 1 conquistados no Maracanã. Mas na volta os gols saíram: 3 a 0 (Arias, Cano e Nathan marcaram);
- Athletico-PR: o Furacão do experiente Felipão venceu na ida por 2 a 1, em Salvador, chegou a ver a vantagem desmoronar no primeiro tempo da Arena da Baixada (Matheus Davó fez 1 a 0 para o Bahia), mas na volta do intervalo Erick e Rômulo decretaram a virada athleticana.
Nesta quinta (14) saem os dois últimos classificados da Copa do Brasil:
20h: Palmeiras x São Paulo – Allianz Parque (placar da ida: 1 a 0 para o Tricolor)
Derrotado por 1 a 0 na ida, no Morumbi, o Palmeiras precisa vencer o São Paulo na volta, hoje à noite, em sua arena Allianz Parque. Caso consiga o triunfo por um gol de diferença, a decisão da vaga será nos pênaltis. Ganhando por dois ou mais de diferença, o Verdão se classifica no tempo normal. Ao São Paulo, basta um empate para ir às quartas de final da Copa do Brasil.
- Provável escalação do Palmeiras: Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Raphael Veiga; Dudu, Gustavo Scarpa e Wesley (Breno Lopes ou Gabriel Veron). Técnico: Abel Ferreira.
- Provável São Paulo: Jandrei; Diego Costa, Miranda e Léo; Rafinha, Rodrigo Nestor, Gabriel Neves e Welington; Igor Gomes, Patrick e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
- Onde assistir: Prime Vídeo.
Confrontos deste ano
Na final do Campeonato Paulista, envolvendo os dois rivais, o São Paulo também largou na frente do confronto, e com vantagem ainda maior. Fez 3 a 1 no Morumbi. Só que na volta, na casa alviverde, o Palmeiras goleou por 4 a 0, ficando com o título estadual.
Meses depois, ambos os times estão muito bem nas competições internacional que disputam. O Palmeiras está nas quartas de final da Libertadores, com a melhor campanha do torneio, enquanto o São Paulo igualmente está nas quartas, mas da Copa Sul-Americana.
No Brasileirão, o Verdão lidera a competição com 30 pontos, sete a mais do que o Tricolor, que ocupa a sétima posição na tabela.
Ainda pela Série A, teve Choque-Rei em 20 de junho, pela 13ª rodada, com vitória palmeirense por 2 a 1, em pleno estádio do Morumbi. Na oportunidade, Patrick abriu o placar para um São Paulo, que jogava bem, mas na etapa final veio a virada alviverde com gols dos seus dois zagueiros, Gustavo Gómez e Murilo.
21h: Botafogo x América-MG – Nilton Santos/Engenhão (placar da ida: 3 a 0 para o América)
Derrotado por 3 a 0 no duelo de ida, no Independência, o Botafogo se vê na obrigação de buscar uma vitória em casa também por três gols de diferença para ter ao menos a chance de buscar a classificação na disputa por pênaltis. Se ganhar por quatro ou mais de diferença, avança sem os penais. Tarefa bastante complicada.
O América-MG, por sua vez, entrará em campo sabendo que fica com a vaga mesmo se perder por dois gols de diferença.
- Provável escalação do Botafogo: Gatito; Saravia, Carli (Sampaio), Kanu e Hugo; Patrick, Del Piage e Lucas Fernandes; Vinicius Lopes, Chay (Sauer) e Erison. Técnico: Luís Castro.
- Provável América: Matheus Cavichiolli; Patric, Luan Patrick (Maidana), Éder e Marlon, Lucas Kal, Juninho e Índio Ramírez; Felipe Azevedo, Pedrinho e Henrique Almeida. Técnico: Vagner Mancini.
- Onde assistir: Sportv.
No Brasileirão, nenhum dos dois times vive um bom momento. Ambos vêm de derrota na rodada passada. O Botafogo levou 2 a 0 do Cuiabá na Arena Pantanal, enquanto o América-MG perdeu por 1 a 0 para o Internacional, no Beira-Rio.
O time carioca ocupa a 10ª posição na Série A, com 21 pontos, apenas três a mais do que a equipe mineira, 15ª colocada, com 18, e perto da zona de rebaixamento. Por exemplo, o 17º Ceará possui esses mesmos 18 pontos.