No primeiro confronto direto entre os portugueses Abel Ferreira e Vítor Pereira, venceu o treinador do Palmeiras. O Verdão fez 2 a 1 no Corinthians.
Válido pela 6ª rodada do Paulistão, o Derby foi disputado no Allianz Parque, casa do Alviverde que pode abrigar o jogo do título. Basta que o Verdão chegue na final.
Isso porque a uma rodada do fim da primeira fase, o já classificado Palmeiras soma 29 pontos, melhor campanha do Paulistão, e com quartas e semifinais pela frente (ambas em formato de jogo único eliminatório), caso passe pelos adversários, o time de Abel Ferreira chegaria a 31 pontos, no mínimo, na hipótese de dois empates e classificação nos pênaltis, por exemplo.
Se isso acontecer, nem Corinthians e nem São Paulo, que somam 20 pontos e são aqueles mais próximos na classificação geral, pode atingir esses potenciais 31 pontos palmeirenses.
Igualmente com possíveis três partidas pela frente (a última da fase de grupos e as duas de quartas e semifinais), um ou outro só conseguiria chegar a um máximo de 29 pontos, vencendo todos os jogos, e aí obrigatoriamente fariam o segundo jogo da decisão na casa do Palmeiras.
Resumindo: se o Palmeiras chegar na final, seja contra quem for, fará o segundo e decisivo jogo da decisão no seu estádio Allianz Parque.
Os gols do Derby
Cobrando pênalti, Raphael Veiga abriu o placar para o Palmeiras no primeiro tempo. Na etapa final, o Timão chegou a empatar, também de pênalti, com Róger Guedes, mas Danilo, o melhor do clássico, fez o segundo gol e decretou a vitória do Verdão em mais um clássico. Já havia derrotado São Paulo e Santos antes.
LIGUE O SOM E APRECIE SEM MODERAÇÃO! 🔉⚽️#AvantiPalestra #PALxCOR pic.twitter.com/ZKn7YfxM0W
— SE Palmeiras (@Palmeiras) March 18, 2022
Última rodada define adversários de Palmeiras, Corinthians e Bragantino e último rebaixado
O grupo B, o do São Paulo, é o único já com a definição dos dois classificados. Campeão da chave, o Tricolor já sabe que pegará o São Bernardo, vice-líder.
Já os adversários de Palmeiras, Corinthians e Red Bull Bragantino, todos classificados em primeiro, só saem após os resultados da 12ª e última rodada da primeira fase.
Campeão do grupo C, o Verdão pode enfrentar Ituano ou Botafogo (ambos têm 18 pontos) ou mesmo o Mirassol (17).
Já o Timão, vencedor do A, sabe que terá pela frente ou Inter de Limeira ou Guarani, respectivamente com 14 e 13 pontos, em segundo e terceiro lugares.
Por fim, o Bragantino, campeão da chave D, terá no mata-mata ou Santo André (12 pontos) ou Santos (11).
Também será definido na última rodada da fase de grupos o segundo rebaixado do Paulistão 2022. O 16º colocado e lanterna Novorizontino já caiu. Em 14º lugar, o Santos ainda corre risco (ver classificação geral abaixo).
12ª rodada
Sábado (19):
16h:
Ferroviária x Mirassol – Fonte Luminosa
Ponte Preta x Ituano – Moisés Lucarelli
Santo André x Inter de Limeira – Estádio Bruno José Daniel
Santos x Água Santa – Vila Belmiro
São Bernardo x Guarani – Estádio Primeiro de Maio
16h: São Paulo x Botafogo de Rib. Preto – Morumbi
Domingo (20):
16h:
Novorizontino x Corinthians – Jorge Ismael de Biasi
Red Bull Bragantino x Palmeiras – Nabi Abi Chedid
Classificação geral
1º Palmeiras – 29 pontos
2º Corinthians – 20 pontos
3º São Paulo – 20 pontos
4º Red Bull Bragantino – 19 pontos
5º Ituano – 18 pontos
6º Botafogo-SP – 18 pontos
7º Mirassol – 17 pontos
8º São Bernardo – 15 pontos
9º Inter de Limeira – 14 pontos
10º Guarani – 13 pontos
11º Santo André – 12 pontos
12º Água Santa – 11 pontos (3 vitórias)
13º Ferroviária – 11 pontos (2 vitórias)
14º Santos – 11 pontos (2 vitórias)
15º Ponte Preta – 8 pontos (2 vitórias)
16º Novorizontino (rebaixado) – 3 pontos