Início » Colunas » Coluna do Verchai » Palmeiras e Flamengo têm desafio na Libertadores

Palmeiras e Flamengo têm desafio na Libertadores  

(Imagem: reprodução Palmeiras)

Flamengo enfrenta a LDU na altitude de Quito e precisa fazer o que nem o time campeão de 2019 conseguiu para manter 100% de aproveitamento.

Nesta terça-feira (4), às 21:30 (horário de Brasília), o SBT vai transmitir (para o Rio de Janeiro e outras localidadas), em TV aberta, a partida entre a Liga Deportiva Universitaria (LDU) e o Flamengo, no Estádio Casa Blanca, localizado na capita do Equador. A partida reedita um confronto que também aconteceu na fase de grupos da Libertadores de 2019, quando o Flamengo levantou o troféu continental pela segunda vez na história. Naquela oportunidade, LDU e Flamengo se enfrentaram primeiro no Maracanã, pela segunda rodada, com vitória rubro-negra por 3 a 1. Na penúltima rodada daquela fase de grupos, porém, sob o comando do técnico interino (que substituía o recém-demitido Abel Braga), o Flamengo acabou perdendo por 2 a 1 e quase ficou fora do mata-mata (terminou com o mesmo número de pontos da LDU e do Peñarol no grupo D, mas ficou na liderança pelo saldo de gols). Agora, é verdade, a história é bem diferente. O Flamengo já tem um trabalho mais consolidado com Rogério Ceni, que conseguiu faturar o título da Série A do Campeonato Brasileiro no ano passado, ergueu o troféu de início de temporada vencendo o Palmeiras na partida da Supercopa do Brasil de 2021 e já caminha para o terceiro título estadual consecutivo. Com uma equipe do mais alto nível de competitividade, a expectativa é muito alta sobre Rogério Ceni, que ficou badalado depois que assumiu o comando de um Fortaleza que acabava de sair da Série C e logo conquistou o acesso para a Série A, com o título da Série B (sem falar nas conquistas regionais). E, apesar de sofrer pressão, o técnico de 48 anos, que está apenas em seu 5º ano de carreira, está conseguindo mostrar resultado. Além dos três títulos (incluindo a Taça
Guanabara) que já conquistou em menos de um ano no comando do Flamengo, Rogério Ceni vem em uma sequência de quatro vitórias fundamentais: nas duas primeiras rodadas da fase de grupos da Libertadores, uma que garantiu o título da Taça Guanabara e, a última, pela partida de ida da semifinal do Campeonato Carioca. Desde que Ceni passou a comandar a equipe na lateral do campo nesta temporada, na 7ª rodada da Taça Guanabara, foram nove partidas, seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Mesmo quando não entra em campo com alguns dos jogadores principais, o Flamengo joga para vencer e dificilmente não obtém êxito. Foi assim nas duas primeiras rodadas da fase de grupos desta Libertadores e a equipe carioca certamente espera conquistar mais três pontos para abrir larga vantagem em relação aos concorrentes na busca por vaga nas oitavas de final. Na 2ª posição do grupo G neste momento, somando quatro pontos, a LDU é exatamente o principal adversário do Flamengo, líder com seis pontos. Este vai ser um desafio inédito para Rogério Ceni e certamente servirá de parâmetro para aquilo que o Flamengo é capaz de fazer na atual temporada.

Após goleada sobre o Independiente del Valle, Palmeiras volta a enfrentar carrasco da Recopa Sul-Americana

Também às 21:30 desta terça-feira (4), com transmissão do SBT (para São Paulo e outras regiões), em TV aberta, o Palmeiras enfrenta o Defensa y Justicia no Estádio Norberto Tito Tomaghello, em Buenos Aires (Argentina). Além de horário e dia da partida, o atual campeão da Libertadores tem algumas semelhanças com o campeão de 2019, Flamengo. Ambos chegam para a terceira rodada desta fase de grupos com 100% de aproveitamento e jogam, nesta terça-feira, contra os vice-líderes de seus grupos. Se o Flamengo tem um grande desafio na altitude de quase 3 mil metros de Quito, o Palmeiras reedita a final da Recopa Sul-Americana com o Defensa y Justicia na Argentina. Não é novidade para ninguém que é sempre muito complicado jogar contra os argentinos fora de casa, principalmente quando se trata do atual campeão da Copa Sul-Americana que acabou de lhe tirar um título. No entanto, a expectativa  de que o Palmeiras consiga um bom resultado nesta partida, até sem grande dificuldade. Isso porque, além de o técnico Abel Ferreira já ter um bom conhecimento sobre o adversário, a equipe argentina não vai contar com grande parte de seus principais jogadores por conta de um surto de Covid no elenco. Ao todo, 15 atletas (mais membros da comissão técnica) foram infectados e vão desfalcar o Defensa y Justicia, que vai ter de ir a campo com uma equipe alternativa é deve ter alguns jogadores da base pelo menos no banco de reservas, para compor o elenco. Dessa forma, a descansada equipe principal do Palmeiras não deve ter grande dificuldade para somar os três pontos, principalmente porque chega embalada pela maior goleada aplicada nesta fase de grupos (5 a 0 sobre o Independiente del Valle). Recentemente, Abel Ferreira mudou o esquema (de um 4-3-3 para um 3-5-2) da equipe, passando a jogar com o jovem Renan ao lado de Gustavo Gómez e Luan na zaga, e abrindo Marcos Rocha e Victor Luís pelas pontas. Com isso, Patrick de Paula e Danilo ganharam um pouco mais de liberdade no meio de campo, para apoiar as chegadas de Raphael Veiga ao campo de ataque, onde ficam Luiz Adriano e Rony. O camisa 7, responsável pela assistência do gol que garantiu o título do ano passado, vem se tornando cada vez mais importante para a equipe e espera-se que ajude o Palmeiras a somar mais três pontos nesta partida fora de casa, para já encaminhar a classificação às oitavas de final.

Também nesta terça-feira (4) outros dois times brasileiros entram em campo. Às 19: 15 (horário de Brasília), a Fox Sports transmite, para a TV fechada, a partida entre Atlético Mineiro e Cerro Porteño, no Mineirão, em Belo Horizonte (Minas Gerais). Somando os mesmos quatro pontos dos paraguaios, os mineiros precisam vencer para assumirem a liderança isolada do grupo H. No mesmo horário, o Santos recebe o The Strongest na Vila Belmiro para o duelo dos desesperados, pois buscam os primeiros pontos na competição.

Fernando Verchai

Deixe um comentário